Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
A QUESTÃO DO PROGRESSO TÉCNICO NO ESTRUTURALISMO LATINO-AMERICANO: UMA LEITURA SOBRE A REVOLUÇÃO 4.0
(2024) Costa, Otavio Augusto; Orientação
Este trabalho destaca a relação entre o estruturalismo latino-americano e a revolução 4.0, analisando os efeitos do progresso tecnológico na América-Latina. O estruturalismo latino-americano é uma abordagem teórica importante para compreender tais impactos, já que enfatiza a influência das estruturas econômicas e sociais determinantes para o desenvolvimento econômico da região, o que é importante para compreender o contexto da região e os desafios enfrentados pela região nos processos de desenvolvimento. Além disso, discutem-se os desafios trazidos pela revolução 4.0 para a América Latina, como por exemplo o aumento da dependência pela assimilação de novas tecnologias importadas. Chegando à conclusão que é necessário repensar as políticas públicas e estratégias de desenvolvimento na região para inseri-la no processo de renovação dos processos produtivos e prestação de serviços, destacando a importância de investimentos em educação, inovação e pesquisa científica para promover processos de apropriação tecnológica.
Item
Desenvolvimento de eletrocatalisadores de rutênio depositado sobre nanopartículas de níquel para a reação de desprendimento de hidrogênio em eletrólito alcalino
(2024) Soares, Julia Safranski; Orientador
Com a crescente demanda por recurso energético ocasionada pelo aumento populacional e a problemática ambiental causada pela emissão de poluentes gasosos, torna-se fundamental o desenvolvimento de novas formas de geração de energia limpa e sustentável. O hidrogênio é considerado um vetor energético alternativo aos combustíveis fósseis, por possuir alta densidade de energia e por ser produzido por processos sustentáveis. Apesar das vantagens apresentadas para a produção de gás hidrogênio via eletrólise da água, são necessários aprimoramentos para a sua viabilidade em larga escala, principalmente no que tange aos materiais utilizados nos eletrolisadores. Mais especificadamente, os eletrocatalisadores utilizados na reação de desprendimento de hidrogênio (RDH) requerem materiais com maior atividade catalítica, ou seja, menor sobrepotencial para o início de reação, para otimizar a eficiência energética. Os eletrocatalisadores mais ativos em eletrólito alcalino para a RDH são a base de níquel, devido à sua abundância, estabilidade em meio reacional e atividade catalítica para aplicação prática. No entanto, o sobrepotencial para a RDH ainda necessita ser otimizado. No presente trabalho, investiga-se a atividade eletrocatalítica de rutênio depositado sobre nanopartículas de níquel como eletrocatalisador para a reação de desprendimento de hidrogênio em eletrólito alcalino. Para tal, o rutênio foi depositado sobre as nanopartículas sintetizadas de níquel nas percentagens mássicas de 0,5%, 1%, 2,5% e 5% (Rux@Ni, x = 0,5; 1; 2,5 e 5). O método de síntese consistiu no uso de agente redutor (borohidreto de sódio) na presença de estabilizante (ácido cítrico) em solução aquosa. Em particular, as nanopartículas de níquel previamente sintetizadas foram termicamente tratadas sob atmosfera redutora (3% H2/Ar, na temperatura de 400 ºC), para a posterior deposição superficial dos átomos de rutênio. Os resultados de caracterização física apontaram que o método de síntese empregado é eficaz para a produção dos diferentes materiais. Já os resultados eletroquímicos revelaram que os eletrocatalisadores de Rux@Ni (x = 0,5; 1; 2,5 e 5) possuem atividade catalítica frente a RDH influenciada pela quantidade de Ru depositada na superfície das partículas de Ni. Por fim, o menor valor de sobrepotencial foi obtido para o material Ru1@Ni, quando comparado com os demais eletrocatalisadores sintetizados, o que mostra que a atividade catalítica da RDH pode ser otimizada.
Item
Perfil e desafios dos agentes comunitário de saúde no distrito norte do município de Foz do Iguaçu.
(2024) D’meza, Jerry
Essa pesquisa tem como objetivo principal avaliar o trabalho e o papel dos ACS na atenção básica no Distrito Norte do município Foz do Iguaçu, a partir das suas dificuldades cotidianas e as potencialidades das ações desta categoria profissional. Entender as causas da ocorrência de falhas encontradas na coleta de informações demográficas e sociais dos usuários da rede pública de saúde. Devido ao fluxo dos imigrantes do Paraguai e da Argentina isso suscitou muito interesse em relação às atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, as de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas dos ACS no município tríplice fronteiriço. Método: A pesquisa foi realizada na região norte do município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Os aspectos sociodemográficos, econômicos de Foz do Iguaçu são bastante diferentes dos outros municípios do Estado do Paraná, nessa perspectiva, os desafios, dificuldades e oportunidades nas atividades diárias dos profissionais agentes comunitários são vulneráveis e precários. Buscou-se analisar como o trabalho dos ACS representa uma força significativa para o município e compreender em que consiste o trabalho dos agentes comunitários na equipe de saúde da família, a partir da Lei 10.507 de 10 Julho 2002 e do Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB). Assim, neste trabalho usaremos o método qualitativo, a partir de revisão bibliográficas, questionários, livros, artigos, documentos governamentais, as conversas com os gerentes e Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas para alcançar os objetivos da pesquisa. Os ACS na atenção básica em Foz do Iguaçu, destacando suas dificuldades e potencialidades. Com foco na coleta de informações demográficas e sociais, especialmente considerando o fluxo de imigrantes na região, demonstrou a necessidade para esses Trabalhadores de promover a prevenção de doenças e saúde pública. Os desafios enfrentados pelos agentes comunitários em uma região com características sociodemográficas e econômicas singulares são discutidos, destacando-se para o futuro do Sistema Único de Saúde(SUS) a importância do trabalho desses profissionais para a comunidade transfronteiriça.
Item
Programa hiperdia na longitudinalidade de caso complexo na atenção primária à saúde.
(2024) Dos Santos, Wesley Meleti
A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel crucial no enfrentamento das doenças crônicas, entre elas, vale ressaltar a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) tipo II que apresentam dados epidemiológicos que justificam a necessidade de ações e políticas públicas para o adequado controle e tratamento como preconiza o programa Hiperdia e que fortalece um dos atributos essenciais da APS que é a Longitudinalidade. O objetivo desse trabalho é relatar o caso de uma das pacientes do programa Hiperdia com foco nas condutas e cuidados apropriados considerando as portarias e o que é preconizado pela literatura médica relacionada ao diagnóstico, tratamento e cuidados necessários para a condição. O estudo foi construído com base nas experiências do internato médico em APS e revisão da literatura. O olhar crítico de comparar o que há de melhor evidência para o manejo e paralelamente o que foi observado dentro das possibilidades do cotidiano das equipes de saúde da família, referente ao caso apresentado, possibilita algumas reflexões a fim de contribuir para um melhor planejamento e organização da APS visando alcançar a resolutividade esperada nos casos de HAS e DM que requerem maior cuidado.
Item
Enegrecer o feminismo e feminilizar o antirracismo: qual o lugar da mulher negra brasileira na luta antirracista?
(2024) Martins, Maria Eduarda Souza
A presente pesquisa se propõe a debater o lugar da mulher negra no interior do Movimento Negro Brasileiro, uma vez que enquanto sujeito político não é contemplada, integralmente, nem no movimento feminista hegemônico nem no movimento antirracista. Para tal, serão debatidas as teorias raciais presentes no Brasil durante os séculos XIX e XX, responsáveis por legitimar a dominação da população negra diaspórica no país, e adiante, será apresentado o Movimento Negro Unificado como um espaço de resistência contemporâneo. Em seguida, será abordado o Feminismo Negro Brasileiro como uma plataforma para as mulheres negras se inserirem, formalmente, na luta contra o racismo através de suas próprias agendas. Nesse sentido, será aplicado o conceito de Interseccionalidade como ferramenta analítica para compreender o lugar da mulher racializada na sociedade. Por último, será analisado o protagonismo das mulheres negras na Conferência de Durban, em 2001, como uma forma de desafiar a lógica a racista da sociedade brasileira. Portanto, o trabalho visa dar centralidade à existência da mulher negra brasileira, uma vez que como agente político tem sido sistematicamente invisibilizada.