Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.
Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.
Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Dissertações e Teses (Stricto sensu) de Programas de Pós-graduação
- Artigos, Monografias e TCC dos cursos de Graduação e Especialização (Lato sensu)
- Normativas, Relatórios e Tutoriais
- Publicações e documentos da Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
- Trabalhos de Eventos Acadêmicos realizados pela UNILA
- Trabalhos Científicos da Comunidade Acadêmica da UNILA
Submissões Recentes
O acolhimento e a interação entre grupos bolivianos na escola iniciando uma autoetnografia das vivências
(2024) da Silva, Jacqueline Cristina
Este trabalho de conclusão de curso analisa o acolhimento e a interação dos alunos bolivianos em uma das escolas públicas que leciono na cidade de São Paulo - capital, observando a interação, o aprendizado e o impacto que pode trazer na formação de professores e no ensino. Através de uma autoetnografia das vivências que ajuda a compreender através dessa experiência no contexto escolar, as particularidades desse acolhimento e interação, aprofundando o entendimento do português como língua de acolhimento e acesso à escola, novos letramentos e multiletramentos, buscando também compreender a escola como um local rico não somente de conhecimento mas de empatia e solidariedade.
Linchamento de Fabiane Maria de Jesus: uma análise sob a lente do gênero e racismo religioso
(2024) Souza, Sabrina dos Santos
Este trabalho teve como objetivo analisar sob perspectiva do racismo religioso e do gênero o trágico caso do linchamento de Fabiane Maria de Jesus, conhecida como a "bruxa do Guarujá", que foi brutalmente assassinada após ser erroneamente confundida com uma suposta sequestradora de crianças no bairro de Morrinhos IV. A figura de Fabiane foi associada a estigmas ligados às religiões de matriz africana e práticas de magia negra. A pesquisa teve como metodologia, buscar dados do Guarujá/Morrinhos, uma revisão teórica sobre linchamento, um desdobramento sobre o mundo digital e as fake news, uma revisão teórica sobre artigos que abordam diferentes perspectivas do linchamento de Fabiane e por fim uma análise do linchamento através da perspectiva do gênero e racismo religioso.
Mercado de trabalho formal brasileiro: uma análise das diferenças salariais entre imigrantes e brasileiros
(2024) Noel, Bachelard
Nas últimas décadas, importantes fluxos de imigrantes chegaram ao Brasil, principalmente haitianos e venezuelanos, que possuem o maior número de contratados entre os estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro. O funcionamento do mercado de trabalho no Brasil é gerador de discriminação salarial, por raça, gênero, grau de educação e nacionalidade. Em relação a isso, as informações mencionadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) são fundamentais para a leitura das tendências do mercado de trabalho formal brasileiro. A partir da base de dados RAIS, investigaram- se relativas à situação dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Portanto, este trabalho busca medir a magnitude das diferenças salariais entre imigrantes e brasileiros para os setores de serviços e indústria. O estudo foi realizado com dados da RAIS de 2021, segundo o método de decomposição de Oaxaca Blinder (1973). A população do estudo é composta de empregados formais estrangeiros e brasileiros, divididos em 6 categorias nacionais: haitianos, venezuelanos, orientais, latino- americanos, africanos, europeus e norte-americanos (Estados Unidos, Canadá). Os resultados obtidos permitem de perceber que os trabalhadores haitianos, venezuelanos e africanos sofreram com desigualdade nos rendimentos trabalhos, em comparação com brasileiros e demais nacionalidades, devido à discriminação que representou maior proporção na diferença total. A ausência de discriminação permitiria que os salários dos haitianos aumentassem 9% na indústria e 8,31% nos serviços, e que os salários venezuelanos aumentassem 17,2% na indústria.
Educação permanente no cuidado ao acolhimento do migrante: uma análise a partir da região de fronteira de Corumbá/MS
(2024) Gomes da Silva, Vanessa Valadão Gouvêa
A governança local é cada vez mais presente, sobretudo em localidades longínquas da esfera central de poder, como as fronteiras. Nestas regiões, atuação paradiplomática é indispensável à comunidade local, principalmente no cuidado e acolhimento do migrante internacional. Assim, esta pesquisa centra-se sobre a fronteira de Corumbá/MS. A metodologia consistiu em uma entrevista semiestruturada com enfoque descritivo-exploratório na análise de conteúdo. Os objetivos consistiram em analisar a educação permanente como instrumento fundamental na prestação dos serviços e identificar como o Protocolo orienta ao migrante no acesso ao serviço. O referencial teórico expôs reflexões literárias sobre a Paradiplomacia e a governança migratória local, em relação ao Protocolo de Atendimento e Acolhimento aos Migrantes Internacionais utilizou-se os dados do mesmo, além de documentos. Mediante a análise, constatou-se que o Protocolo permitiu maior acesso aos direitos sociais e indispensáveis a essa comunidade em específico, como também consagrou importantes avanços na política de acolhimento ao migrante.
Da redemocratização à democracia em vertigem: uma reflexão sobre as memórias e histórias em disputa na América Latina
(2024) Freitas, Tatiane de Melo Cardoso
Esta dissertação busca analisar as memórias e histórias em disputa na América Latina, especialmente no Brasil, por meio da análise dos processos políticos e históricos que permitiram o Golpe de Estado, em 1964, e o Golpe Parlamentar, em 2016, no Brasil, destacando-se os impactos da Guerra Fria, da ditadura-empresarial militar no Brasil e os movimentos das marés rosa e azul na América Latina. Assim, pretende-se explorar os processos de construção das memórias: memórias oficiais x subterrâneas; memórias coletivas x individuais; políticas de esquecimento; história oficial x história real; revisionismo histórico. Analisar, ainda, os impactos da colonização na formação da nação brasileira e na (des)construção da democracia. Por fim, pretende-se entender como as ondas conservadoras se fortaleceram na América Latina contemporânea, onde as democracias estão ameaçadas, fragmentadas e em vertigem, por meio da análise do documentário brasileiro Democracia em vertigem (Brasil, 2019).