Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.
Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.
Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Dissertações e Teses (Stricto sensu) de Programas de Pós-graduação
- Artigos, Monografias e TCC dos cursos de Graduação e Especialização (Lato sensu)
- Normativas, Relatórios e Tutoriais
- Publicações e documentos da Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
- Trabalhos de Eventos Acadêmicos realizados pela UNILA
- Trabalhos Científicos da Comunidade Acadêmica da UNILA
Submissões Recentes
A ATUAÇÃO DO DOCENTE AVA-GUARANI NA MEDIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O TEKOHA OCOY
(2024) Chamorro, Gilmar Tupã Re Sapy; Orientação
O livro didático no território brasileiro se faz presente nas escolas públicas indígenas
e não indígenas por meio de uma apolítica pública chamada Programa Nacional do
Livro e do Material Didático (PNLD). No Colégio Estadual Indígena TekoNemoingo
do território TekohaOcoy, localizado no oeste do Paraná, o livro da coleção Araribá
de Geografia é utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Assim tendo
por base esse material, pergunta-se: o livro didático utilizado na escola indígena
território TekohaOcoy atende as demandas locais e culturais dos discentes? Qual o
papel do/a docente em escola indígena frente às especificidades socioculturais?
Objetiva-se avaliar a efetiva contribuição do livro didático utilizado junto as turmas de
6º anos, no Colégio Estadual Indígena TekoÑemoingo no aprendizado dos/as
discentes, tendo por base o “Ñandereko” (cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani).
Optou-se pela abordagem qualitativa e o tipo pesquisa participante,por tratar-se de
uma realidade na qual encontra-se inserido o pesquisador. Foram realizados
levantamentos secundários (material bibliográfico) e levantamentos junto a fontes
primárias, no caso com as seguintes técnicas: observação participante, escuta ativa,
entrevista semiestruturada e diálogos com sujeitos sociais indígenas do território
TekohaOcoy além do conhecimento apreendido pelo pesquisador no decorrer de
suas práticas espaciais em seu cotidiano. Verificou-se que conceitos e ideias
presentes no livro didático atendem somente a cultura não indígena, sendo de difícil
compreensão quando não é realizada uma intervenção docente, no sentido de partir
dos conhecimentos produzidos por ancestrais indígenas da cultura Avá Guarani, ou
seja, na cosmovisão Guarani assim como a ausência da língua materna Guarani
dificulta o entendimento por parte dos/as estudantes. Conclui-se que é fundamental
que docentes indígenas atuem em escolas indígenas, com a intencionalidade de
mediar o aprendizado a partir dos conhecimentos indígenas e não-indígenas,
respeitando toda a ancestralidade e a língua materna do povo no qual encontra-se
atuando como professor/a. E no caso das aulas de Geografia faz-se necessário
trabalhar com ambos os conhecimentos (científico não indígena e cultura Avá
Guarani/cosmovisão Guarani), a partir de estratégias de ensino pensadas a partir
do/no território.
Produção de sabão a partir de óleo vegetal de cozinha, com propriedades fitoterápicas e análise qualitativo dos produtos obtidos.
(2024) Almeida, Lilian Gissela Guillen
O meio ambiente tem sofrido os impactos causados pela ação humana e um deles é a eliminação inadequada dos óleos de fritura, tendo uma repercussão direta na natureza, causando sérios problemas, como o entupimento, mau funcionamento das estações de tratamento, poluindo mananciais e solos. A reciclagem é utilizada para aproveitar determinadas matérias primas para a geração de um novo produto, como exemplo, o óleo residual, onde o mesmo é aplicado na produção de sabão, detergente, sabonete, biodiesel entre outros. Em particular, o óleo vegetal residual, utilizado no processo de frituras de alimentos, encontra-se entre os resíduos que, infelizmente, não possuem um método definido para seu gerenciamento ou reaproveitamento, ao contrário do que se pensa. O sabão por si só não limpa coisa alguma. A capacidade de limpeza dos sabões e detergentes depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em um envelope solúvel em água, a micela. Partículas sólidas de sujeira se dispersam na emulsão. O objetivo deste projeto é produzir, a partir do óleo vegetal reciclado, utilizado na cozinha de residências e estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e outros, um sabão artesanal com propriedades e características diferenciadas em relação aos sabões comuns. A incorporação de plantas medicinais na composição do sabão é uma prática concreta nesse trabalho, pois além de conferir propriedades específicas ao produto final agrega valor medicinal para o uso nas atividades do dia a dia.
Proposta de modelo ensemble de aprendizagem de máquina para a predição da profundidade de carbonatação de concretos expostos a condições naturais de degradação.
(2024) Lavinicki, Breno de Melo
processo de carbonatação desempenha um papel muito importante no que se refere a vida útil de estruturas de concreto armado. Desenvolver modelos eficientes para prever a profundidade de carbonatação ao longo do ciclo de vida das estruturas tem sido objeto de investigação e exige profunda compreensão das diversas variáveis que influenciam o processo. Diante disso, neste estudo, avalia-se o emprego de técnicas ensemble de aprendizagem, do tipo Stacking, baseado no acoplamento de predições obtidas via aprendizado de máquina, para a estimativa da profundidade da carbonatação do concreto. As modelagens foram realizadas considerando um banco de dados com 1021 dados de medições de profundidade de carbonatação em concretos expostos a ambientes de degradação natural. Foram utilizadas dez variáveis, relacionadas à composição da estrutura de concreto e às interferências do ambiente de exposição ao fenômeno da carbonatação. Ao todo 120 modelos individuais de redes neurais artificiais foram definidos e treinados, selecionando os cinco mais eficientes. O desempenho dos modelos foi avaliado utilizando o coeficiente de determinação (R²) ponderado, que combina o R² de teste e o R² de treinamento. Para o modelo ensemble, foram consideradas como entradas, as predições dos cinco modelos de RNAs com melhores performances. A abordagem ensemble do tipo Stacking resultou em uma melhoria de 9% no desempenho de generalização em comparação com o melhor modelo individual de RNAs, demonstrando um aprimoramento de 14% na precisão em relação aos modelos individuais. O modelo Ensemble com melhor performance, é capaz de prever a profundidade de carbonatação com um erro médio de 1,17 mm, com coeficiente de determinação de 0,92. Na análise de aplicabilidade, em um teste feito com dados desconhecidos na fase de geração do modelo, observou-se que a ferramenta desenvolvida proporcionou uma generalização de 91,4% na predição da profundidade de carbonatação do concreto. Por fim, uma ferramenta computacional com interface gráfica foi desenvolvida e está disponível no site do grupo de pesquisa DASMAE (www.dasmae.com), com o objetivo de fomentar os desenvolvimentos do grupo e facilitar o emprego do modelo para avaliações práticas de durabilidade, auxiliando engenheiros e projetistas na tomada de decisões acerca do desenvolvimento de projetos com maior vida útil, segurança e sustentabilidade.
Complejo deportivo regional. Proyecto arquitectónico de un complejo, que posibilite el desarrollo y práctica de diversas modalidades deportivas en el área metropolitana de Ciudad del Este, Paraguay.
(2024) Barreto, Andrea Cecilia Vera
En las últimas décadas se evidenciaron cambios epidemiológicos y nutricionales, como así también alteraciones en los hábitos de la población a nivel mundial, que han aumentado considerablemente, con cifras alarmantes las Enfermedades no Transmisibles (ENT), siendo las principales causantes de muertes en las Américas. Una de las alteraciones en los hábitos de las personas, es la alta adopción de estilo de vida sedentaria, que puede ser producida por factores sociales o urbanos como miedo a la violencia y delincuencia en espacios exteriores, tráfico denso, la falta de parques, de proyectos de infraestructura deportiva, o simplemente por estas no encontrarse a una distancia razonable. En el caso de Ciudad del Este, Paraguay, la mayor parte de las instalaciones deportivas están situadas próximas al centro de la ciudad, motivo por el cual barrios más distantes quedan con dificultad de acceso a las mismas. Actualmente, las instalaciones existentes en la ciudad no atienden la demanda, y en otros casos, se encuentran en desuso por falta de mantenimiento. A partir de eso, el objetivo es desarrollar una propuesta de proyecto de un Complejo Deportivo Regional en Ciudad del Este, Paraguay, que promueva el desarrollo y práctica de diversas modalidades deportivas, para el desarrollo integral de las personas. Teniendo como finalidad de políticas públicas la disminución del sedentarismo en las personas y por ende, disminución de las Enfermedades Crónicas no Transmisibles.
Dimensões humanas da conservação de psitacídeos no Brasil.
(2024) Fernandes, Katlin Camila; Ana Alice Aguiar Eleutério (orientadora)
O comércio ilegal e a perda de habitat representam grandes ameaças à conservação de espécies de psitacídeos. No entanto, poucos estudos exploram diretamente como as dimensões humanas (DH) afetam a conservação de psitacídeos. Utilizou-se revisão de literatura e entrevistas com pesquisadores para investigar como a pesquisa sobre conservação de psitacídeos no Brasil incorpora a DH. Os resultados mostraram que a DH não está totalmente incorporada em projetos de pesquisa e conservação. Dos 118 artigos avaliados entre 1997-2022, apenas quatro (3%) abordaram a interação entre pessoas e psitacídeos como objetivo principal. As entrevistas também indicaram que os pesquisadores tiveram dificuldade em implementar e avaliar estratégias voltadas para pessoas, principalmente devido a recursos humanos e financeiros insuficientes. Portanto, muitas vezes há pouca compreensão da eficácia de tais estratégias para a conservação de espécies de psitacídeos. O apoio financeiro a projetos de conservação deve permitir a contratação de profissionais especializados, treinamento e o estabelecimento de ações de longo prazo para entender e aumentar o engajamento das pessoas na conservação de psitacídeos.