Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Militarização de escolas públicas no Estado do Paraná: uso corporativo do território e gentrificação escolar
(2025) Santos, Gabriel Acassio dos
Nos últimos anos, uma das características do Meio Técnico Científico Informacional foi adaptar infraestruturas ao pensamento único, de maneira a padronizar procedimentos e sistemas para seu uso corporativo. É neste contexto que o “Programa dos Colégios Cívico-Militares” do Estado do Paraná coaduna com as políticas de privatização da infraestrutura escolar, em especial sendo meio de organização e plataforma de preparação para programas que aprofundam ainda mais essa lógica, tal como os programas de escola de/com tempo integral. Essa estreita aproximação com políticas neoliberais para a educação é nesta pesquisa chamada de gentrificação escolar. Como resultado tem-se que o uso corporativo e a padronização promovem a negação de políticas de acesso à educação de qualidade e a incorporação de propostas corporativas estranhas à escola pública, aprofundando o uso seletivo do território e das desigualdades promovidas por parte do uso corporativo do território. Neste contexto, a escola é lida como parte de um sistema de engenharia escolar composto por fixos animados por fluxos, a comunidade escolar. Estaria a escola sendo um palco importante no espaço enquanto nova fronteira de especulação do capital a partir da combinação e diferenciação dos espaços desiguais ao passo que esta também pode ser diferenciada de outros espaços por meio de investimento ou não investimento? Seria a gentrificação escolar, tal qual a gentrificação urbana, essa nova fronteira? Buscando responder estas e outras perguntas, esta pesquisa teria em seu horizonte as últimas iniciativas no campo das políticas educacionais e a sua implementação em escolas regulares do Estado do Paraná. O que temos como hipótese é que estas geram mais um desinvestimento paulatino no fixo escolar e o aumento das desigualdades socioespaciais do que de fato ampliam o acesso a esta instituição. Resumen En los últimos años, una de las características del Entorno Técnico Científico Informacional ha sido adaptar las infraestructuras a un pensamiento único, con el fin de estandarizar procedimientos y sistemas de uso corporativo. Es en este contexto que el Programa de Colegios Cívico-Militares del Estado de Paraná está en consonancia con las políticas de privatización de la infraestructura escolar, especialmente como medio de organización y plataforma de preparación para programas que profundizan esta lógica, como los programas de escuelas de tiempo completo. Esta aproximación a las políticas educativas neoliberales se denomina en esta investigación gentrificación escolar. Como resultado, el uso corporativo y la estandarización promueven la negación de políticas de acceso a una educación de calidad y la incorporación de propuestas corporativas ajenas a la escuela pública, profundizando el uso selectivo del territorio y las desigualdades promovidas por el uso corporativo del territorio. En este contexto, la escuela es vista como parte de un sistema de ingeniería escolar compuesto por elementos fijos animados por flujos, la comunidad escolar. ¿Es la escuela un escenario importante del espacio como nueva frontera para la especulación del capital basada en la combinación y diferenciación de espacios desiguales, a la vez que puede diferenciarse de otros espacios mediante la inversión o la no inversión? ¿Es la gentrificación escolar, como la gentrificación urbana, esta nueva frontera? Para intentar responder a estas y otras
Item
O espanhol no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o seu espaço na perspectiva da integração regional
(2024) Alencar, Beatriz Aparecida
A língua espanhola tem vivenciado, recentemente, cenários desfavoráveis no Brasil: depois de um período áureo no início dos anos 2000, a língua foi gradativamente se apagando no ambiente escolar tanto nas esferas municipais, estaduais quanto federais. Apesar da busca por uma educação integral nos institutos federais de educação nota-se que esta invisibilidade da língua espanhola também não passa ilesa nessas escolas técnicas integradas. Neste sentido, este trabalho pretende trazer brevemente o histórico do ensino de língua espanhola no IFMS bem como iniciativas que buscam a manutenção do ensino ou da promoção de momentos que alertem para a importância da língua na instituição. Sendo assim, nosso objetivo principal é refletir sobre a necessidade da inclusão e da existência dessa língua nos cursos do IFMS, tendo em vista que a instituição está localizada na fronteira oeste, os anseios de integração regional já pensados pelo Mercosul e agora pela concretização da Rota Bioceânica. Para tanto, o estudo será estruturado a partir de pesquisa bibliográfica e documental e será composto por um tópico que tratará das concepções e do histórico da instituição e sobre a localização e os fatores econômicos sociais do espaço em que está implantada a instituição. Discutirá sobre como a língua espanhola tem sobrevivido na instituição desde a sua criação e busca refletir sobre a importância da inclusão e/ou manutenção do ensino dessa língua em uma região limítrofe com países que possuem a língua espanhola como oficial (Paraguai e Bolívia). Espera-se com este estudo, discutir sobre a importância da língua espanhola e do seu ensino e da relevância de ações que busquem a internacionalização e a cooperação institucional entre o IFMS e as instituições escolares de países vizinhos. Ações essas que poderão contar positivamente nos diferentes cenários econômicos, educacionais, regionais e sociais em que o IFMS venha a se inserir e contribuirá na formação de estudantes no que tange o caráter linguístico, profissional e social. Resumen El idioma español ha vivido, recientemente, circunstancias desfavorables no Brasil: luego de una época dorada que inició en el año 2000, el idioma fue desapareciendo paulatinamente en el ámbito escolar tanto a nivel municipal, estatal como federal. Pese a la búsqueda de una educación integral en los institutos educativos federales, se advierte que esa invisibilidad de la lengua española tampoco sale ilesa en las escuelas técnicas integradas. En este sentido, este trabajo pretende esbozar brevemente la historia de la enseñanza de la lengua española en IFMS como iniciativas que buscan mantener la enseñanza o promover momentos que nos alerten sobre la importancia de la lengua en la institución. Así, nuestro principal objetivo es reflexionar sobre la necesidad de inclusión y existencia del lenguaje en los cursos IFMS, considerando que la institución está ubicada en la frontera occidental, los anhelos de integración regional fueron diseñados para el Mercosur y ahora están en proceso de concretarse con la Ruta Bioceánica. Por lo tanto, el estudio se estructurará con base en investigaciones bibliográficas y documentales y constará de un tema que abordará las concepciones e historia de la institución y sobre la ubicación y factores socioeconómicos del espacio en el que se ubica la institución. Se discutirá cómo la lengua española ha sobrevivido en la institución desde su creación y se busca reflexionar sobre la importancia de incluir y/o mantener la enseñanza de esta lengua en una región limítrofe con países que tienen la lengua española como lengua oficial (Paraguay y Bolivia). Se espera que este estudio discuta la importancia de la lengua española y su enseñanza y la relevancia de acciones que busquen la internacionalización y la cooperación institucional entre los SIAF y las instituciones escolares de los países vecinos. Estas acciones podrían tener un impacto positivo en los diferentes escenarios económicos, educativos, regionales y sociales en los que se insertará el IFMS y contribuirán a la formación de los estudiantes en términos de aspectos lingüísticos, profesionales y sociales.
Item
Reparação histórica e imperialismo nas relações internacionais contemporâneas
(2024) Silva, Victor Ferreira e
Este trabalho objetiva analisar a questão da reparação histórica e o atual estágio desse debate ético-político no cenário internacional, como problemática das Relações Internacionais contemporâneas. Entende-se que as reparações pelos danos dos períodos coloniais nos países do sul global é um dos temas fundamentais da política externa de muitos governos, e um importante movimento de reivindicações tem crescido nesse sentido. Buscamos analisar o modelo econômico geral das colonizações e do imperialismo dos séculos XIX e XX, base da argumentação em torno das reparações, bem como os estudos que embasam os pedidos já feitos e as diferentes formas de reparação que se apresentam no contexto internacional contemporâneo. Por fim, abordamos a relação desse debate com a estrutura de poder nas Relações Internacionais, marcada pelo controle das economias hegemônicas, constituindo esta estrutura um impedimento para o avanço real das reparações históricas devidas. Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar la cuestión de la reparación histórica y el estado actual de este debate ético-político en el escenario internacional, como un problema de las Relaciones Internacionales contemporáneas. Se entiende que las reparaciones por los daños causados por los períodos coloniales en los países del sur global son uno de los temas fundamentales de la política exterior de muchos gobiernos, y ha crecido un importante movimiento de demandas al respecto. Buscamos analizar el modelo económico general de la colonización y el imperialismo en los siglos XIX y XX, las bases de los argumentos en torno a las reparaciones, así como los estudios que sustentan los pedidos ya realizados y las diferentes formas de reparación que se presentan en la época contemporánea internacional. Finalmente, abordamos la relación de este debate con la estructura de poder en las Relaciones Internacionales, marcada por el control de las economías hegemónicas, constituyendo esta estructura um impedimento para el avance real de las debidas reparaciones históricas.
Item
O uso de tecnologias digitais para a melhor compreensão e análise sobre educação financeira
(2024) Silva, Wilson Aparecido da
O presente trabalho será uma proposta de sequência didática para alunos da 3ª série do ensino médio pautada no ensino da matemática financeira, com o uso de tecnologias digitais, como principal ferramenta para discussão de diferentes questões socioeconômicas da América Latina e Caribe. Deste modo, buscamos analisar se o uso de tecnologias digitais contribuiu de forma significativa no aprendizado da matemática financeira e se esta é realmente essencial para uma formação mais cidadã. Aliás, para Méheut (2005) sequência didática como uma sequência de aulas cujas atividades fundamentadas em diferentes abordagens de ensino visam auxiliar o aluno na compreensão do conhecimento científico escolar, ele ainda propõe que durante a estruturação de sequências didáticas se busque articular quatro componentes básicos do processo de ensino e aprendizagem: o docente, os discentes, o mundo material e o conhecimento científico. Desta forma, como metodologia proposta, foram ministradas três aulas, que envolveram trabalhos teóricos, interpretação de textos, análise de vídeos, e a execução e manipulação de tecnologias digitais para a discussão sobre hipóteses e análises de dados. Conforme Pozo e Crespo (1998) uma aprendizagem que possa fazer sentido para os estudantes requer uma (re)estruturação conceitual e o uso de diferentes estratégias de ensino, ou seja, muitas vezes o professor precisa fugir do tradicional e inovar em suas aulas. O uso de tecnologias digitais pode ser uma dessas estratégias. Durante os trabalhos, as reações, participações e interpretações apresentadas pelos alunos mostraram que o emprego de uma sequência didática planejada, com atividades diferenciadas e complementares, propiciou uma melhor aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo.
Item
Anemia grave por carência nutricional e sua repercussão no neurodesenvolvimento pediátrico: relato de caso
(2024) Medrano, Yuricia Rivera
A anemia é definida por uma baixa concentração de hemoglobina em relação à média observada em uma população saudável do mesmo sexo e idade. A deficiência de ferro representa a deficiência nutricional mais prevalente em crianças e ocorre quando o ferro corporal é insuficiente para manter as funções fisiológicas normais. Vários fatores podem aumentar o risco para desenvolver anemia ferropriva como prematuridade, baixo peso ao nascer, uso de fórmulas sem ferro, introdução precoce de leite de vaca e amamentação exclusiva sem suplementação adequada após os seis meses de idade, além de condições socioeconômicas desfavoráveis. Isto posto, este texto traz um relato de caso de anemia grave por carência nutricional e sua repercussão no neurodesenvolvimento pediátrico, tendo como objetivo apresentar as condutas iniciais e o manejo subsequente em pacientes com anemia ferropriva, tanto moderada quanto grave. A paciente feminina, de 1 ano e 9 meses, procedente do Paraguai, chega no serviço hospitalar com quadro de diarreia, astenia, perda de força nos membros inferiores, limitação motora, inapetência e alopecia. Com histórico de prematuridade, apresentando atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, má alimentação e sem acompanhamento nas consultas de puericultura. Com o presente caso, é possível observar a importância da identificação e avaliação da anemia ferropriva, seguidas de intervenções terapêuticas adequadas, que possibilita, de maneira específica, a recuperação dos danos causados. Resumen La anemia se define como una baja concentración de hemoglobina em comparación con el promedio observado en una población sana del mismo sexo y edad. La deficiencia de hierro representa la deficiencia nutricional más prevalente en niños y ocurre cuando el hierro corporal es insuficiente para mantener las funciones fisiológicas normales. Varios factores pueden aumentar el riesgo de desarrollar anemia por deficiencia de hierro, como la prematurez, bajo peso al nacer, el uso de fórmulas sin hierro, la introducción temprana de leche de vaca y la lactancia materna exclusiva sin suplementación adecuada después de los seis meses de edad, además de condiciones socioeconómicas desfavorables. Dicho esto, este texto presenta un reporte de caso de anemia grave por deficiencia nutricional y su repercusión en el neurodesarrollo pediátrico, con el objetivo de exponer las conductas iniciales y el manejo posterior en pacientes con anemia por deficiencia de hierro, tanto moderada como grave. La paciente, una niña de 1 año y 9 meses, proveniente de Paraguay, llega al servicio hospitalario con cuadro de diarrea, astenia, pérdida de fuerza en los miembros inferiores, limitación motora, inapetencia y alopecia. Con antecedentes de prematurez, retrasos en el desarrollo neuropsicomotor, mala alimentación y sin seguimiento en consultas de puericultura. Este caso resalta la importancia de la identificación y evaluación de la anemia por deficiencia de hierro, seguida de intervenciones terapéuticas adecuadas que permitan, de manera específica, la recuperación de los daños causados.