Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Equação de segundo grau: história e métodos de resolução.
(2024) Espinoza, Silvana Garcia
O ensino de equações de segundo grau, muitas vezes, limita-se à mera apresentação da fórmula e suas relações com as raízes. No Ensino Fundamental, raramente encontramos materiais que aprofundem o tema para alunos, principalmente na parte histórica, em muitas situações é apresentada mais como curiosidade do que como uma ferramenta de aprendizagem. Este trabalho ir além, explorando as diversas estratégias de resolução ao longo da história, desvendando as civilizações e os matemáticos que, através de diferentes métodos, contribuíram para a solução desse tipo de equação. Através de uma pesquisa bibliográfica, embarcamos em um estudo histórico do desenvolvimento da equação do segundo grau, desde as civilizações antigas até as contribuições de matemáticos egípcios, babilônios, gregos, árabes e europeus. Acreditamos que usar a história da matemática como ferramenta de ensino pode despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos e desmistificar nomes atribuídos a equação quadrática, em específico atribuída a Bhaskara II. Finalmente, apresentamos alguns métodos conhecidos de resolução e acrescentamos o método Po-Shen Loh, bastante simples em sua utilização.
Item
Obra audiovisual: Vestigios.
(2024) Maciel, Rafaela Necci; Duque Tenjo, Rosa Angelica
"Vestigios" es un proyecto de cortometraje de animación en stop-motion, que cuenta la historia de ficción dramática inspirada en el cuento "El Septimazo", escrito por Simon Vargas, el cual hace parte del libro titulado "A la orilla de la luz", publicado en 2020. El guión cuenta la historia de los niños Antonio (10 años) y Manuel (8 años que) notan que su madre está teniendo comportamientos extraños desde que volvió de un viaje a su pueblo natal. Más adelante les ordena que no se corten el cabello sin importarle las burlas que sufren en el colegio. Al pasar unos meses, de repente los lleva al Septimazo, una especie de feria en el centro de Bogotá, donde les manda cortar el cabello y les promete comprar alguna cosa que ellos quieran, pero luego de tener su cabello corto, los dos niños se dirigen a comprar un aceite y su madre desaparece sin explicación. "Vestigios" fue presentado como Trabajo de Conclusión de Curso (TCC), para la culminación de la carrera de Cine y Audiovisual en La Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA) de sus realizadoras Rosa Angelica Duque Tenjo y Rafaela Necci Maciel, que defendieron ante la banca evaluadora las áreas de Dirección y Dirección de Arte, respectivamente. El proyecto presenta la propuesta de tener mujeres realizadoras desempeñando los roles principales de cada área y de abordar temáticas presentes en la historia de familias colombianas como la ausencia, la memoria y la desaparición forzada. Todo esto, desde la mirada iluminada y tierna de los niños, mostrando una perspectiva diferente del conflicto armado en Colombia.
Item
O Plano Cohen e a construção da narrativa maçônica como estratégia anticomunista na produção intelectual de Gustavo Barroso (1937).
(2024) Brixner Züge, Felipe
O estudo analisa a influência da narrativa antimaçônica na produção intelectual de Gustavo Barroso, destacado autor das milícias integralistas, e sua contribuição para a construção do anticomunismo no Brasil durante a década de 1930. O objetivo é investigar como as obras de Barroso influenciaram o Plano Cohen (1937) e a retórica anticomunista da época, e que serviram como arcabouço para a proclamação do Estado Novo de Vargas (1937-1945). Para tal fim, foi feita uma análise comparativa das obras de Barroso, como "Judaísmo, Maçonaria e Comunismo" (1937) e "A História Secreta do Brasil" (1937), com trechos do Plano Cohen que fazem menção direta à maçonaria. Os resultados revelam a visão de Barroso sobre a maçonaria, comunismo e judaísmo, destacando a associação desses elementos em um suposto plano judaico-comunista de dominação mundial. Barroso propagava ideias antissemitas e anticomunistas, alegando que o comunismo e o capitalismo eram controlados pelos judeus e visavam destruir a civilização cristã. Suas obras contribuíram para disseminar uma narrativa de conspiração que alimentava o anticomunismo e posições antimaçônicas. Após a divulgação do Plano Cohen, houve uma intensificação do sentimento anticomunista na sociedade, levando ao fechamento de lojas maçônicas e ações contra supostos elementos subversivos. A análise histórica de Barroso fornece aspectos relevantes sobre as forças que moldaram e moldam o presente político brasileiro, destacando a ressurgência de posições autoritárias e ultranacionalistas, e como estas posições por vezes se utilizam da construção de um discurso conspiratório e preconceituoso para justificação de suas ações.
Item
Estudo da influência da adição de Al3+ no sistema cerâmico de CaCu3Ti4O12.
(2024) Almeida, Esdras Rebecchi
Este trabalho aborda a investigação sobre o impacto da adição de 𝐴𝑙3+ nas propriedades elétricas das cerâmicas à base de 𝐶𝑎𝐶𝑢3𝑇𝑖4𝑂12 (CCTO), material multifuncional que se apresenta promissor em aplicações como varistores, sensores e supercapacitores. Para isso, amostras contendo diferentes teores de 𝐴𝑙3+, variando de 0% a 5% em massa, foram cuidadosamente sintetizadas tanto na forma de pó quanto na forma bulk. O método de síntese utilizado foi o da reação em estado sólido, em uma série de etapas, que inclui moagem, secagem, calcinação, conformação mecânica e sinterização, visando garantir a homogeneidade e a qualidade das amostras produzidas. A análise estrutural das amostras foi realizada por difração de raios X, revelando modificações na estrutura cristalina em função do teor de 𝐴𝑙3+. Os padrões de difração obtidos indicaram alterações nas fases presentes e nos parâmetros de rede do CCTO, evidenciando a influência direta da adição de 𝐴𝑙3+ nessas características estruturais. Além disso, a microscopia eletrônica de varredura proporcionou uma visão detalhada das variações na morfologia das partículas, para os pós, e dos grãos, nas pastilhas cerâmicas, destacando as características adquiridas à presença do alumínio adicionado. As propriedades dielétricas das cerâmicas foram investigadas por meio de espectroscopia de impedância à diferentes temperaturas (30 °𝐶 a 150 °𝐶), revelando uma clara dependência do comportamento elétrico em relação ao teor de 𝐴𝑙3+. Em particular, para a amostra contendo 𝑥 = 1%, a permissividade dielétrica notavelmente mais elevada (105) em comparação com as demais (104). Além disso, as curvas corrente-tensão (𝐽 𝑣𝑠. 𝐸) revelaram mudanças nas propriedades varistoras, especialmente para a amostra com 1% de 𝐴𝑙3+, evidenciando a capacidade desses materiais para aplicações em dispositivos varistores. Esses resultados enfatizam a influência da adição com 𝐴𝑙3+ na modulação das propriedades das cerâmicas CCTO. Compreender as complexas interações entre a composição química, a estrutura cristalina e as propriedades elétricas desses materiais é essencial para o desenvolvimento de novos materiais funcionais.
Item
Da física estatística aos sistemas complexos: uma investigação da dinâmica do câncer.
(2024) Garnica, Pauline Alejandra Pinto
O câncer é uma doença genética evolutiva que surge devido a desconexões celulares, mutações genéticas e divisões celulares anômalas. Tais problemas de reprodução celular não são raros, mas nas células existem vários mecanismos para os evitar e controlar. Quando algum desses mecanismos supressores de erro falham uma célula cancerígena pode surgir no organismo. Tal célula se caracteriza por uma reprodução desordenada, perdendo o senso de integralidade do organismo. Uma compreensão quantitativa da propagação do câncer requer uma analise do mecanismo dinâmico evolutivo da doença. Neste trabalho tal investigação é feita através do modelo de Moran: um modelo concebido em contexto biológico de genética e dinâmica de populações finitas. Contudo, verifica-se que tal modelo possui a mesma essência de conhecidos modelos dinâmicos de física estatística fora do equilíbrio. Por tanto, visando dar fundamentos à analise quantitativa da dinâmica do câncer, primeiramente apresenta-se algumas técnicas de física estatística de equilíbrio fazendo-se uma aplicação das mesmas ao famoso modelo de Ising para o magnetismo. Em seguida, realiza-se uma introdução aos métodos de física estatística de não-equilíbrio onde os modelos da urna de Erehnfest e o modelo de Ising dinâmico de Glauber são apresentados. Com tal aparato, considera-se o modelo de Moran adaptado à dinâmica do câncer. Por fim, apresenta-se uma formulação modificada do modelo de Moran que permite um avanço nos cálculos analíticos permitindo a obtenção de uma equação de difusão para a dinâmica do câncer e uma conexão mais explicita entre a dinâmica do câncer e a dinâmica do modelo de Ising.