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Imperialismo e subimperialismo em Ruy Mauro Marini: breve análise sobre o estado da arte.
(2024) RODRIGUES, William Cirilo Teixeira
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), elaborado como elemento parcial da formação de especialista em Relações Internacionais para professores da Educação Básica, busca analisar a relevância do conceito de subimperialismo, elaborado por Ruy Mauro Marini nos anos 1960, no atual cenário acadêmico brasileiro. A pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, examina alguns artigos publicados entre os anos de 2019 e 2024, utilizando o Google Scholar como ferramenta de busca. Desenvolvendo uma breve análise sobre a maneira como o conceito de subimperialismo, que descreve a dominação regional de economias periféricas subordinadas a potências centrais, é utilizado e pelas novas produções acadêmicas nacionais.
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Como o ensino da Lei 10.639/2003 poderia contribuir para o avanço das lutas antirracistas no ensino básico no Brasil
(2024) Monteiro, Nadesda Augusto
Este trabalho tem como objetivo compreender a importância no ensino da lei 10. 639/2003 na educação básica, a qual visa o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e, com isso, elencar os impactos que ela poderia ter na educação brasileira em caso de sua plena efetivação no combate à discriminação, à intolerância de modo geral, ao racismo e na promoção e aceitação da própria cultura africana e brasileira no Brasil. Para este trabalho adotamos o método bibliográfico como forma de coleta de dados. Além disso, para o aprofundamento teórico trabalhamos com teóricas que discutem questões raciais e aplicabilidade da lei, como Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves e entre outras teóricas dos assuntos raciais no Brasil.
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Olhares sobre as políticas educacionais no Brasil entre 2003 e 2010: a internacionalização da educação superior sob a égide do capitalismo
(2024) Stoeckl, Bianca Petermann
Este trabalho busca fazer uma análise crítica à política de educação superior do Brasil, promovida pelo Governo Lula entre 2003 e 2010, que esteve alinhada ao modelo hegemônico de internacionalização, seguindo os preceitos das agendas internacionais estabelecidas por organismos multilaterais. O fomento à internacionalização da educação superior foi uma importante estratégia da política externa brasileira, que ambicionava pela liderança regional. A cooperação internacional pelas vias educacionais buscou formar a imagem de um país solidário, especialmente com América Latina e África - territórios de interesse tanto político como econômico para o país. O estudo revelou o alinhamento das políticas do governo Lula às agendas neoliberais e as tensões entre o discurso da inclusão e solidariedade e as práticas de subordinação à lógica capitalista, e refletem os desafios enfrentados por países emergentes como o Brasil ao tentar navegar entre as expectativas internas de desenvolvimento social e as pressões externas por competitividade no cenário mundial.
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Cidadanias mutiladas em tempos de Bolsonarismo: discursos e violações aos direitos humanos no Brasil - 2019 a 2022
(2024) Ribeiro, Danilo Santos
O artigo científico possui como tema propulsor, analisar os discursos e danos coletivos à democracia e às cidadanias em tempos de bolsonarismo. A partir de uma análise concisa, compreender as múltiplas violações aos direitos humanos ocorridas no campo discursivo no Brasil durante o período desse regime. O governo Bolsonaro, executado no Brasil no período de 2019 até 2022, foi acometido pela pandemia de COVID-19, momento crítico ao nível global. Entretanto, Bolsonaro, presidente em exercício no executivo brasileiro, foi evidenciado em diferentes mídias nacionais e internacionais pela sua tratativa aos direitos dos cidadãos brasileiros em momento de crise sanitária internacional. Entender as implicações das políticas do presidente brasileiro, sua inércia e desrespeito aos direitos humanos, suas violações e consequências ao país.
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Neoliberalismo e educação pública brasileira: a influência do Banco Mundial no currículo escolar
(2024) Oliveira, Bernardo Cará de
O presente trabalho tem como objetivo identificar os atores nacionais e internacionais que incidem nas reformas educacionais no Brasil a partir de 2017 a fim de analisar os impactos arquitetados a partir do currículo oculto no que tange ao fortalecimento da ideologia neoliberal. Os documentos analisados foram homologados em 2017, tanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como “Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” publicado pelo Banco Mundial (BM). Essa pesquisa é estimulada pelo contexto dos crescentes ataques à educação pública brasileira, que movem esforços para precarização da estrutura educacional, da carreira docente e promovendo alienação e segregação nos estudantes a partir do gerencialismo no ensino. Essas ações, se materializam nos currículos escolares, de maneira direta e oculta, e por isso, são trazidas diferentes visões sobre currículo, e suas diferentes construções e propósitos. Com isso, analisamos o contexto da implementação desses documentos, bem como as formas pelas quais se dá a valorização da ideologia neoliberal.