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Análise diagnóstica de manifestações patológicas: estudo de caso em Foz do Iguaçu/PR
(2024) Lima, Aline; Orientação
As manifestações patológicas em edificações denotam a deterioração de sistemas ou componentes, potencialmente levando a colapsos parciais ou totais. A prevenção desses danos requer um diagnóstico técnico preciso para identificar os fenômenos e suas origens, garantindo uma manutenção ou reforço adequados. Nesse contexto, este trabalho busca investigar as principais manifestações patológicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ponte da Amizade localizada em Foz do Iguaçu/PR, propondo um diagnóstico e tratamento dos problemas identificados. As hipóteses sugerem que as principais preocupações com a degradação da estrutura podem estar ligadas ao concreto armado, com falhas primordialmente originadas durante a fase de construção e a subsequente falta de manutenção. O método empregado utiliza uma abordagem que combina coleta de dados visual e resultados com embasamento teórico, possibilitando a identificação das causas e origens das manifestações patológicas. Isso não apenas permite compreender a natureza dos problemas, mas também propor soluções eficazes e aplicar tratamentos adequados, especialmente em casos avançados que comprometem a integridade e o desempenho estrutural do concreto armado. Na edificação estudada, foram identificadas diversas manifestações patológicas, especialmente fissuras em diferentes ambientes e sinais de possíveis recalques diferenciais, além de desgaste acentuado nas juntas de dilatação. A estrutura requer ações significativas de manutenção com alguns pontos de recuperação estrutural para garantir a vida útil de projeto de 50 anos. Esses resultados são cruciais para embasar decisões e implementar medidas que preservem o patrimônio público e garantam a segurança dos usuários da edificação.
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ESTÉTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
(2024-11) RODRIGUES DOS SANTOS, HUGO ALEXANDRE; Orientação
Este trabalho examina a relação entre a estética e as Relações Internacionais, abordando como o cinema pode influenciar a percepção de eventos históricos e políticos. Focando na representação da ditadura militar argentina (1976-1983), a pesquisa analisa o filme Argentina, 1985, que retrata o julgamento dos responsáveis pelos crimes cometidos durante o regime. Através da estética cinematográfica, o filme oferece uma visão crítica e dramática do processo judicial, comparando-o ao Tribunal de Nuremberg, mas com o diferencial de ser conduzido pela própria justiça argentina. A pesquisa destaca como produções culturais, como o cinema, têm o poder de moldar narrativas, identidades e percepções internacionais, promovendo a memória coletiva e a reflexão sobre questões de justiça e direitos humanos. A estética, nesse sentido, não apenas reflete, mas também contribui para a construção de novas visões sobre eventos históricos, sendo uma ferramenta importante na compreensão das interações entre atores internacionais e na análise crítica de regimes autoritários e seus desdobramentos
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A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.
(2024) Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Este trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.
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Avaliação da comunidade microbiana presente em digestatos produzidos em digestores anaeróbios a partir de diferentes resíduos suínos.
(2024) Maia, João Victor Pessoa
Diante dos desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à escassez de recursos energéticos não renováveis, a exploração de fontes de energia sustentáveis é de fundamental importância na busca por fontes renováveis como o biometano. Este gás renovável é obtido a partir da conversão de resíduos orgânicos, oferecendo uma solução inovadora para atender às crescentes demandas energéticas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental. O digestato, um subproduto da biodigestão de resíduos orgânicos, é transformado em um biofertilizante inodoro e isento de microrganismo prejudiciais. Isso não apenas enriquece o solo, mas também promove a proliferação de bactérias fixadoras de nitrogênio, beneficiando a agricultura sustentável. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial biofertilizante de amostras provenientes de dois biorreatores anaeróbios: o BLC (carcaça suína + efluente suíno) e o CSTR (efluente suíno). As análises físico-químicas e microbiológicas, bem como a avaliação da diversidade microbiana, mostraram diferenças entre os digestatos. O BLC apresentou maior diversidade microbiana, com índices de Shannon (7,6) e Simpson (0,9955), sugerindo que a presença de carcaça suína favoreceu o desenvolvimento de uma comunidade mais equilibrada e diversa, essencial para a produção de um biofertilizante. Espécies benéficas, como Bacillus sp. (2,2%), Paenibacillus sp. (1,5%) e Pseudomonas sp. (1,9%), foi encontradas em maiores quantidades no BLC, desempenhando funções importantes na promoção do crescimento vegetal, fixação de nitrogênio e solubilização de fósforo. No CSTR, embora as mesmas espécies estivessem presentes, suas proporções foi menores. A abundância de Methanoculleus no BLC (25,38%) foi maior que no CSTR (1-3%), devido à maior produção de hidrogênio e CO₂ no primeiro, destacando o papel fundamental dessas arqueias na produção de biogás. Além disso, o controle do pH mostrou-se crucial para maximizar a eficiência microbiana e garantir a qualidade do biofertilizante. Os resultados indicam que o digestato do BLC possui maior potencial como biofertilizante, com alta diversidade microbiana e gêneros promotores de crescimento. Entretanto, mais estudos são necessários para compreender a microbiota associada à biodigestatos em processos de digestão anaeróbios utilizando resíduos suínos.
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Diversidade linguística e o ensino escolar de língua portuguesa adicional/estrangeira em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira.
(2024) Oliveira, Ivanete Faria
A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apresentar um breve panorama de estudos que contestam a predominância da ideologia monolíngue nas escolas, tratando do ensino de português como língua adicional ou segunda língua em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, para estudantes com repertórios linguísticos diversos. Para realizar esta pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos científicos, produzidos no período de 2016 a 2024,de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre esse contexto específico, observando-se perspectivas multilíngues e o olhar para a diversidade linguística, bem como questões educacionais enfrentadas nas escolas que recebem alunos com múltiplos repertórios linguísticos, sejam eles imigrantes ou que vivem na fronteira. Após a seleção inicial, foram escolhidos 11 artigos para compor o panorama proposto, com base no trabalho de quatro pesquisadoras principais (Isis Ribeiro Berger, Laura Dias Amato, Maria Helena Pires Santos e Simone Cordeiro Ribeiro), que trabalham e pesquisam na região da tríplice - fronteira. Os textos foram divididos em três eixos principais: a) Políticas Linguísticas (Berger, 2016, 2021, 2022; Ribeiro, 2017, 2018), b) Ensino Intercultural e Teoria do currículo (Amato; Lima, 2022; Amato; Pires - Santos, 2024; Amato; Thochez, 2020;Teixeira; Amato, 2017) e c) Linguística Aplicada e Translinguagem (Pires - Santos, 2017, 2022). O objetivo deste trabalho é reunir as contribuições dessas investigações sobre a diversidade linguístico - cultural dos estudantes da fronteira e o ambiente multilíngue, abordando questões contemporâneas e desafios relacionados às práticas pedagógicas nas instituições de ensino e à formação de professores, visando promover uma abordagem de ensino e aprendizagem de línguas que seja mais eficaz e inclusiva.