Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Tecendo a Diversidade: um olhar crítico sobe as práticas das relações éticos-raciais em colégios municipais de Foz do Iguaçu/embasamento da lei 10.639/03.
(2024-12-03) Lenz, b. assanatu, rosa.; Orientação
No presente artigo abordamos a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, através de um projeto de intervenção realizado no ano de 2023 na UNILA – Universidade da Integração Latino Americana, onde me formei em e Foz do Iguaçu e que teve continuidade em dois colégios municipais da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Em sua aplicação o projeto visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a contribuição negra e africana na formação da sociedade brasileira, combater o racismo estrutural e valorizar a diversidade cultural. A pesquisa destaca a importância de descolonizar o currículo, as práticas educacionais e os lugares de poder a partir dos estudos da Professora Nilma Lino Gomes (2008). A prática de intervenção incluiu diversos autores contemporâneos que desafiam os paradigmas eurocêntricos no modelo educacional, além de abordar temas como diversidade cultural e gênero, incorporando ao debate em sala de aula experiências vividas por mulheres negras que residem em Foz do Iguaçu/PR. As considerações finais destacam a complexidade de trabalhar com relações étnico-raciais na sala de aula e a responsabilidade dos docentes na desconstrução de ideologias racistas.
Item
COLONIALIDADE E PÓS COLONIALISMO INTRATERRITORIAL NA PENÍNSULA IBÉRICA: A DEGRADAÇÃO DO IMIGRANTE EM PORTUGAL E NA ESPANHA
(2024-10-10) GUIRADO JÚNIOR, José Carlos.
Este trabalho visa propor uma reflexão acerca do processo contemporâneo de Colonialidade e Pós Colonialismo Intraterritorial na Península Ibérica –, ao qual os próprios nativos deste continente, desprovidos de recursos, e os extra – comunitários são submetidos às condições análogas à escravidão por dívida, aos empecilhos e impedimentos ao acesso às regularizações relativas à imigração, às explorações multifacetadas, aos diversos tipos de discriminações, à xenofobia, à injúria racial e ao racismo, à precarização laboral, entre outras práticas coloniais, de colonialidade e pós coloniais. Ademais, é apresentado no encaminhamento final as dimensões conceituais sobre a Colonialidade e Pós Colonialismo Intraterritorial na Península Ibérica
Item
Huellas del Octubre Negro: memórias de la Guerra del Gas (2003) en la Ciudad de el Alto, Bolivia
(2024) Salluco Tenorio, Carol
Como un conflicto que traspasó las fronteras políticas, sociales y temporales de todo un territorio, la llamada "Guerra del Gas", en la ciudad de El Alto, en 2003, se ha convertido en un evento singular en la memoria colectiva de Bolivia. El Alto, una ciudad con una gran población indígena procedente de diferentes partes del país, se vio profundamente afectada por este evento. Dadas las circunstancias extremas en las cuales se vieron involucrados, los habitantes de la ciudad crearon un conjunto de estrategias de resistencia y rebelión que, con en el caso de la Guerra del Agua, en Cochabamba, tres años antes, reconfiguraron la historia y los rumbos del país. A partir de la memoria social de este episodio histórico, este estudio explora el contexto social de su irrupción; las estratégicas ideológico-culturales de los levantes; el testimonio de algunas personas directamente involucradas en los acontecimientos, así como algunas producciones culturales resultantes, particularmente vinculadas a la música popular, la crónica periodística y el teatro. Entrecruzando memoria, historia, testimonio y arte, el trabajo de investigación se apoya en textos de Silvia Cusicanqui Rivera, Luis Tapia Melia, Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, René Zavaleta Mercado, Álvaro García Linera, Xavier Albó, entre otros, para tercer un archivo mnemónico de voces, imágenes y expresiones artísticas sobre el hecho. Esperase, con eso, contribuir para los estudios de la memoria cultural latinoamericana, especialmente en lo que concierne a los constantes choques entre el pasado-presente colonial-capitalista y las tentativas populares de erigir una sociedad más justa y el buen-vivir colectivo.
Item
O processo seletivo de refugiados e portadores de visto humanitário: entre legislações, políticas linguísticas e português como língua de acolhimento
(2024) Lagasse, Fabiana Cristiane
As migrações internacionais significam na prática o movimento de saída e entrada de pessoas em Estados por meio de suas fronteiras. Embora sejam fenômenos antigos, têm se intensificado ao longo dos últimos anos pelas mais diversas razões. Neste sentido, pautadas em regulamentações jurídicas de migração, algumas universidades implementaram programas especiais de ingresso para refugiados. Destaca-se aqui a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, que, no ano de 2018, lançou a primeira edição do Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário-PSRH, com vagas para todos os 29 cursos de graduação. Assim, considerando esse contexto, o problema de pesquisa se apresenta da seguinte maneira: quais as perspectivas dos docentes de diferentes áreas quanto ao acolhimento linguístico de refugiados na UNILA? A partir dessa questão, apresentase o objetivo geral: refletir sobre a visão dos docentes com relação ao português como língua de acolhimento – bem como outras línguas. Como objetivos específicos propõe-se identificar quais as principais legislações migratórias que amparam as ações de integração de refugiados na Universidade, mapear intervenções político-linguísticas desenvolvidas pela UNILA, e sugerir uma possível proposta para a formação de docentes. Com relação à fundamentação teórica, a pesquisa encontra seus pilares nos dispositivos jurídicos que definem quem é o(a) refugiado(a) e as garantias do direito de refúgio, na definição do termo “migrantes de crise” proposto por Baeninger e Peres (2015), na Política Linguística de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Lagares (2018), na Política de Línguas na perspectiva discursiva de Orlandi (2007), no Português como Língua de Acolhimento-PLAc de Grosso (2010), Diniz e Neves (2018), Lopez (2018), Bizon (2018), além de outros(as) autores(as) que dialogam sobre o tema da inserção linguística e acadêmica de refugiados(as). Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por seguir os pressupostos da abordagem metodológica qualitativa, cuja investigação exploratória se dará por procedimentos metodológicos específicos, tomando como instrumento principal o questionário, além do levantamento bibliográfico e documental. O processo de pesquisa resultou em análises sobre as intervenções linguísticas institucionais, concluindo que é essencial a institucionalização de políticas de acolhimento em línguas, bem como a oferta contínua de cursos de línguas estrangeiras para toda a comunidade acadêmica da UNILA.
Item
Diplomatas negros no Brasil (2019-2024): combate e disrupção na representatividade da política externa brasileira, ainda que não só
(2024) Monteiro, Josimar Sebastião
O artigo examina as dissonâncias da política externa brasileira com os diplomatas negros. Ao inserir os novos diplomatas no contexto do Ministério das Relações Exteriores, por meio de promoções, remoções e derrogações na carreira ficou demonstrado a invisibilidade de diplomatas negros para a sociedade brasileira. Baseados em dados recentes, por meio de pesquisa entre os diplomatas encomendados pela ADB (Associação dos Diplomatas Brasileiros) e AMDB (Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras), que destacam ainda a abissal diferença entre os diplomatas. Recentemente, em 2024, o Guia de Estudos dos novos ingressantes do Instituto Rio Branco (IRBr), é revelador, ainda que não só. A assincronia entre o histórico de adesão do Brasil às Resoluções do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a política interna da diplomacia racista sustentarão a problemática: terá a diplomacia brasileira avançado na equiparação racial de seus quadros? Seria o cargo da carreira de diplomata alvo de crianças e adolescentes do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras? Essa pesquisa observou que a paridade ainda não chegou e está distante, ao mesmo tempo em que orquestra as discussões sobre o processo de invisibilidade da carreira para a sociedade civil.