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Avaliação da Pegada de Carbono de uma edificação em Madeira Lamelada Colada Cruzada. Estudo de Caso em Módulo de sala de aula no Estado do Paraná
(2025-12) Andrey Felipe de Matos; Orientação
O setor da construção civil responde por parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa, sobretudo pelo uso intensivo de concreto e aço. Como alternativa, sistemas em madeira engenheirada, como a Madeira Lamelada Colada Cruzada (MLCC), apresentam potencial para reduzir a pegada de carbono das edificações. Este trabalho avalia a pegada de carbono de um módulo unitário de sala de aula em MLCC no estado do Paraná, identifica os elementos construtivos mais contribuintes para as emissões médias totais e discute possibilidades de mitigação. Trata-se de um estudo de caso baseado no quantitativo de materiais fornecido pela empresa responsável pelo projeto. Os fatores de emissão foram obtidos no Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) e em Declarações Ambientais de Produto internacionais, considerando o potencial de aquecimento global de origem fóssil nos módulos A1–A3 da Avaliação do Ciclo de Vida. Os dados do Sidac, originalmente em CO2, foram convertidos para CO2eq com apoio do banco Ecoinvent, e, quando necessário, as unidades funcionais foram harmonizadas, garantindo compatibilidade entre o quantitativo e as fontes de dados dos fatores de emissão. As emissões totais do módulo variaram de 10479,91 a 19396,77 kgCO2eq, com valor médio de 14938,34 kgCO2eq, correspondendo a um fator de emissão médio de 293,02 kgCO2eq/m² para a edificação. A análise pela curva ABC mostrou que sete elementos concentram 79,06% das emissões médias, com destaque para o concreto da fundação, as telhas com núcleo de poliisocianurato e o MLCC estrutural. O concreto permanece como principal contribuinte devido ao elevado volume empregado, e maiores fatores de emissão por unidade de volume, enquanto o MLCC apresenta menores emissões associadas por unidade de volume, reforçando o seu potencial de substituir sistemas convencionais em concreto em edificações de menores emissões.
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Análise Espacial Multicritério para um Traçado Ferroviário Preliminar com SIG-T e AHP: O Caso da Conexão entre os Portos Secos de Cascavel e Foz do Iguaçu
(2025-12-22) Ramos, Adriana Zamora; Orientação
Durante a fase de projeto de uma ferrovia, a definição do traçado é uma etapa crítica no plane jamento dessa infraestrutura, envolvendo decisões complexas que impactam custos logísticos, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Este trabalho tem como objetivo propor e analisar um traçado ferroviário preliminar para a conexão estratégica entre os portos secos de Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), utilizando uma abordagem de Análise Espacial Multicritério que integra o Processo de Análise Hierárquica (AHP) e Sistemas de Informação Geográfica aplicados a Transportes (SIG-T). A metodologia consistiu na estruturação de uma base de dados geoespaciais (altimetria, hidrografia, uso do solo, entre outros) e na consulta a um pai nel de especialistas para ponderação de variáveis. Inovou-se ao aplicar algoritmos em Python para a verificação automatizada da Razão de Consistência (RC) das matrizes de julgamento, o que resultou na depuração e otimização do modelo inicial de nove para cinco critérios fun damentais. Os resultados indicaram que a Altimetria (35,85%) e a Hidrografia (27,16%) são os fatores determinantes para a viabilidade do trecho. A aplicação do algoritmo de Caminho de Custo Mínimo (Least Cost Path) sobre a superfície de adequabilidade gerou um traçado que minimiza os volumes de terraplenagem e evita zonas de conflito ambiental, validando a hipótese de que a eficiência geométrica é prioritária na região oeste paranaense. Conclui-se que a integração AHP-SIG, suportada por validação estatística, oferece uma ferramenta robusta para subsidiar a tomada de decisão em fases de pré-viabilidade.
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GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ do ℝ² foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”, para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.
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DEL ATLÁNTICO AL PACIFICO; ANÁLISIS DE CORREDOR BIOCEÁNICO COMO ESTRUCTURA FÍSICA EN EL ESPACIO DE AMÉRICA DEL SUR
(2025-12-21) Martinez Iglesia, Cinthia Maribel; Orientação
La investigación analiza el megaproyecto del Corredor Bioceánico Capricornio como eje de integración regional y como factor de producción o reproducción de desigualdades en el espacio sudamericano, con énfasis en el caso paraguayo. El trabajo tiene como objetivo general examinar cómo esta infraestructura impacta en los territorios atravesados, especialmente en zonas históricamente periféricas como el Chaco paraguayo. El primer capítulo desarrolla un abordaje teórico e histórico sobre los procesos de integración regional en América del Sur, evidenciando las tensiones entre cooperación y dependencia, así como el papel de los actores regionales y el riesgo de reproducción de desigualdades a través de grandes proyectos. El segundo capítulo se centra en el Corredor Bioceánico como iniciativa estratégica, identificando sus antecedentes, el papel de China, las negociaciones interestatales y los actores involucrados. Se analizan los intereses divergentes de Brasil, Paraguay, Chile, Argentina y Bolivia, así como los desequilibrios emergentes y las tensiones diplomáticas sobre el trazado. El tercer capítulo profundiza en un estudio de caso territorial sobre Mariscal Estigarribia, evaluando el impacto local del corredor en dimensiones sociales, económicas, institucionales y comparativas. Se demuestra que, si bien el proyecto puede generar oportunidades, existen serias preocupaciones sobre la falta de planificación inclusiva, el debilitamiento del control estatal, el aumento de riesgos socioambientales y la exposición a actividades delictivas transfronterizas.
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GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ do R2 foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”, para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.