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Submissões Recentes
ANÁLISE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PARAGUAI ENTRE 2008-2023 SOB A ÓTICA DO MODELO DO SUPERMULTIPLICADOR SRAFFIANO
(2025-12-21) Ortiz Quintana, Kevin Elias; Orientação
O objetivo deste trabalho é analisar o crescimento econômico paraguaio no período entre 2008 e 2023 a partir de um marco teórico compatível com uma perspectiva de demanda efetiva. O primeiro capítulo corresponde à introdução. No segundo capítulo, é apresentado o marco teórico adotado neste trabalho, o qual corresponde ao modelo do Supermultiplicador Sraffiano e a metodologia de decomposição do crescimento utilizada. Diante da escassez de estudos que analisem o crescimento econômico do Paraguai e da ausência de um consenso na literatura sobre como periodizar esse crescimento o capítulo três se organiza de modo a apresentar uma análise exploratória de alguns dos principais indicadores do panorama macroeconômico do país entre 2008 e 2023, dialogando com os aportes analíticos identificados na revisão bibliográfica. São delineados os elementos centrais relacionados aos componentes autônomos da demanda e o comportamento macroeconômico do Paraguai é caracterizado de forma a construir uma base argumentativa para, no capítulo 04, discutir os determinantes do crescimento. Por fim, o capítulo quatro apresenta a análise de decomposição do crescimento do Paraguai. Os resultados mostram que a combinação entre a elevada participação de commodities nas exportações e a composição de importações concentrada em insumos intermediários e bens de capital fazem com que o dinamismo da economia dependa fortemente do ritmo de crescimento da economia internacional deixando-a vulnerável a variações nas condições externas.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PREVENÇÃO
(2025-12-03) SANTOS, KAMILA; Orientação
O presente estudo analisa a importância da educação financeira no ambiente escolar
como instrumento de sensibilização e formação crítica dos jovens diante da crescente
legalização e popularização dos jogos de aposta no Brasil. A regulamentação das apostas
de quota fixa ampliou o acesso de adolescentes e jovens a práticas financeiras de alto risco,
ao mesmo tempo em que os baixos níveis de letramento financeiro no país favorecem
comportamentos impulsivos e endividamento precoce. Com a massiva exposição a
estratégias de marketing digital que associam o jogo à promessa de ganhos fáceis, tornase essencial compreender como a escola pode atuar na formação de competências para
decisões econômicas responsáveis. A pesquisa adota abordagem qualitativa, análise
bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com o
Secretário Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e com um informante da direção de
escola, a fim de mapear ações e percepções institucionais a respeito do tema. Os
resultados indicam que, embora existam iniciativas pontuais relacionadas à educação
financeira, persistem desafios como a ausência de sistematização curricular, lacunas na
formação docente e a necessidade de maior alinhamento entre políticas educacionais e os
riscos emergentes das apostas legais.
Gestão de Serviços de Saúde no Brasil: Evolução e Tendências da Produção Científica por Meio de Análise Bibliométrica
(2025) Tulio, Silva
O objetivo geral deste trabalho consistiu em realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre gestão de serviços de saúde no Brasil entre 2010 e 2024, identificando sua evolução temporal e os principais temas abordados, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão e fortalecer a saúde pública no país. Para tanto, empregamos a técnica de mapeamento bibliométrico, utilizando a base de dados Scopus, acessada em setembro de 2025. A estratégia de busca utilizou os termos: ("Health Services Administration" OR "health management") AND ("Brazil"), com foco em artigos, revisões, capítulos de livro e artigos de conferência, publicados entre 2010 e 2024, nos idiomas inglês, português e espanhol. Analisamos os metadados extraídos utilizando os softwares R Studio (pacote bibliometrix) e VOSviewer. Identificamos um total de 317 documentos em 83 fontes, com um crescimento anual moderado de 2,79%. O Brasil destacou-se como o principal produtor, liderado por universidades públicas como a USP e a UFSC, e com a produção concentrada nos periódicos Ciência & Saúde Coletiva e Cadernos de Saúde Pública. A produção demonstrou-se altamente colaborativa, com uma média de 14,1 coautores por documento. A análise de coocorrência de palavras-chave revelou uma evolução na agenda de pesquisa, passando do foco em planejamento regional, governança e programas nacionais no período inicial (2010-2018) para uma concentração mais recente em temas como COVID-19, pandemias, liderança e práticas de enfermagem a partir de 2019. Os cinco principais eixos temáticos abordaram a força de trabalho em saúde, políticas e planejamento, gestão e administração de serviços, avaliação de programas e a resposta a emergências globais. Contudo, a análise também indicou uma lacuna na abordagem de temas relacionados participação social. Em conclusão, o estudo confirma a maturidade do campo, sua articulação com os desafios do SUS, mas aponta a necessidade de maior atenção às dimensões sociais e democráticas da gestão em saúde.
Palavras-chave: administração em saúde; serviço em saúde; governança.
ATRAÇÃO, INSERÇÃO E IMPACTOS ECONOMICOS: ESTUDO DO FLUXO MIGRATÓRIO DE VENEZUELANOS E LUSO-VENEZUELANOS PARA O PORTUGAL (2017-2021)
(2025-12-21) Luna,Roberto; Orientação
O estudo em questão analisa o fluxo de migrantes Venezuelanos e luso-venezuelanos em Portugal entre 2017 e 2021. Mostrando um aumento que chama a atenção por ter certas características que merecem ser cuidadosamente analisadas. Uma delas é a presença maior de mulheres nesses grupos de migrantes, o que se relaciona com a ideia de feminização das migrações dentro do fluxo, se tornando assim, um ponto que chama a atenção, é onde esses imigrantes estão se instalando, inserindo profissionalmente em Portugal. Assim nasce o intuito de entender os impactos e a inserções desses estrangeiros que ao invés de se concentrarem nas cidades maiores e mais ricas, como Lisboa e Porto, muitos estão indo para outras regiões, como Aveiro, Coimbra, Faro, Beja, Setúbal e Madeira, que têm economias diferentes, mas que fatores das teorias das migrações como fatores pull-push, redes migratórias e reagrupação familiar se apresentam como pontos importantes. O objetivo deste estudo é entender por que esses migrantes latino-americanos (venezuelanos) estão vindo para Portugal, o que os atrai e como eles estão se encaixando na economia portuguesa. A pesquisa busca entender o crescimento notável de imigrantes nesse período e, ao comparar com outras nacionalidades latino-americanas (México, Cuba, por exemplo), é notória a feminização dos fluxos; o que traz o intuito de tentar entender de que maneira são inseridos na economia local, que importância para a economia e tentar entender de primeira mão com pessoas vivendo dentro dessa realidade. Para realizar esse estudo, serão usadas duas abordagens diferentes. A primeira é quantitativa, onde serão coletados e analisados dados estatísticos dos órgãos oficiais (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, e da Agência para a Integração, Migrações e Asilo – AIMA) para verificar como o número de imigrantes mudou ao longo do tempo, de onde eles vêm e quantos são homens e mulheres (entre 2017 e 2021). A segunda abordagem é qualitativa, que envolve uma análise detalhada de livros e artigos sobre migração, informações da internet, conversas, relatos e contato direto com pessoas que fazem parte desse grupo de imigrantes.
LOS COLEGIOS DE APLICACIÓN (CAP) EN BRASIL: UN MAPEAMIENTO DE SUS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS, ENFOQUE EN LA EDUCACIÓN HISTÓRICA Y REGIMIENTOS INTERNOS
(2025-12-18) Alarcon,Jaime; Orientação
Esta investigación realiza un mapeo de los Colegios de Aplicación (CAP) en Brasil, analizando sus
prácticas pedagógicas con enfoque en la educación histórica, a través del análisis documental de sus
Reglamentos Internos (RI) y sus Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP). La investigación adopta un
enfoque cualitativo y exploratorio, centrado en el análisis documental de 24 CAP federales, para
comprender su organización, autonomía pedagógica y la incorporación de la didáctica de la historia
en sus propuestas educativas. Los resultados muestran que los CAP priorizan teorías pedagógicas
generales (Freire, Vygotsky, Saviani) en sus PPP, mientras que referencias específicas a la didáctica
de la historia (Rüsen, Schmidt) son escasas o ausentes. Se evidencia una fuerte estructura
participativa y autonomía docente, aunque persiste una brecha entre la producción académica
universitaria y su aplicación concreta en la enseñanza histórica en estos colegios.