Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 7 de 7

Submissões Recentes

Item
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PERÍODO PANDÊMICO: AÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA DE FÍSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - UNILA
(2025) Lima, Luciana Luiza; Orientação
Ensino de Física. Ensino remoto. Tecnologias de Comunicação e Informação (TCIs).
Item
A formação da classe ociosa à luz do pensamento de Marx e Veblen
(2025) Almeida, Edson Maycon Barros; Orientação
O estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica para analisar a classe dominante à luz do pensamento de Thorstein Veblen e Karl Marx, investigando os mecanismos econômicos e sociais que sustentam essa camada social e sua relação com a estrutura produtiva. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica de obras centrais e complementares dos autores supracitados, além de outros intelectuais como Nikolai Bukharin, Pierre Bourdieu e Jean Baudrillard, bem como estudos contemporâneos sobre a temática. Enquanto Marx expõe as dinâmicas estruturais da apropriação do excedente pela burguesia em suas diferentes frações industrial, comercial, financeira e agrária e evidencia que essa apropriação constitui um traço essencial da lógica de reprodução do capital, na qual toda a classe burguesa participa do processo de extração e realização da mais-valia gerada pelo trabalho social. Veblen complementa a análise ao descrever a classe ociosa como um grupo que ostenta riqueza e status por meio do consumo conspícuo e do desperdício visível. A pesquisa identifica que essa elite se perpetua por meio da acumulação de capital e da reprodução de padrões culturais que reforçam a distinção social e a desigualdade estrutural. Para além das contribuições centrais de Marx e Veblen, são incorporadas as ideias de Bukharin, que aprofunda a crítica ao capital financeiro; Bourdieu, com os conceitos de habitus e poder simbólico; e de Baudrillard, ao discutir o consumo como linguagem e instrumento de controle social nas sociedades pós-industriais. Os resultados demonstram que a elite dominante tem se adaptado às transformações econômicas e tecnológicas sem abrir mão de sua posição privilegiada. O estudo contribui para a compreensão das dinâmicas de poder e exclusão no capitalismo contemporâneo, evidenciando a resiliência das estruturas que sustentam a elite improdutiva. Ainda, aponta que a manutenção dessa classe é favorecida por políticas econômicas concentradoras de renda, patrimônio e pela naturalização simbólica da desigualdade. Conclui-se que a classe ociosa exerce um papel central na manutenção das hierarquias sociais e na reprodução das relações de dominação, configurando-se como um fenômeno intrinsecamente ligado à lógica do capitalismo. Tais constatações reforçam a necessidade de reformas institucionais e políticas redistributivas que mitiguem os efeitos da desigualdade e das formas de exploração do sistema vigente. Embora tais reformas possam aliviar temporariamente as contradições sociais e atenuar a pobreza, elas não modificam as expressões orgânicas do capitalismo, cuja lógica é a acumulação. Em outras palavras, não enfrentam as causas estruturais da desigualdade, que exigem a transformação da base produtiva e do poder político.
Item
Proposta de produção de biofertilizantes a partir de ora-pro-nobis (pereskia aculeata miller), scoby e resíduos do CEASA
(2025-12-16) Kennedy, Anika Godoy
Este trabalho propõe o aproveitamento sustentável da biomassa de Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller), em associação com resíduos provenientes da CEASA (RC) e a cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY), para a produção de biofertilizantes líquidos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática para analisar a composição química dos insumos, identificar operações unitárias adequadas ao processo e avaliar os impactos agronômicos, ambientais e econômicos do biofertilizante desenvolvido. Os resultados indicam que a Ora-pro-nóbis apresenta elevada concentração de proteínas, minerais essenciais e compostos fenólicos, o que favorece sua utilização como matéria-prima rica em nutrientes. O RC, por sua vez, é composto majoritariamente por resíduos hortifrutigranjeiros ricos em açúcares solúveis, fibras e micronutrientes, promovendo sinergia com a biomassa vegetal. O SCOBY, com sua microbiota naturalmente ativa e complexa, potencializa o processo fermentativo e contribui para a estabilização microbiológica do biofertilizante, além de introduzir microrganismos benéficos ao solo. O processo produtivo foi estruturado com base nos princípios da engenharia química, incluindo as etapas de lavagem, trituração, desidratação, maceração, fermentação aeróbia/anaeróbia e filtração, visando preservar os compostos bioativos e garantir estabilidade e eficiência do produto final. A formulação resultante, composta por ora-pro-nóbis, RC e SCOBY, demonstrou teoricamente um alto potencial para melhorar a fertilidade do solo, estimular a microbiota benéfica e aumentar a resistência das plantas a estresses abióticos, como déficit hídrico e ataques patogênicos. A análise de viabilidade econômica indicou custos operacionais reduzidos, visto que os três insumos utilizados são de baixo custo ou obtidos sem custo direto (por meio de reaproveitamento de resíduos), e o processo requer tecnologias acessíveis e adaptáveis a diferentes escalas produtivas. O aproveitamento de resíduos da CEASA e de excedentes do SCOBY, normalmente descartados na produção de kombucha, reforça o caráter ambientalmente sustentável da proposta. O projeto demostra elevado potencial de rentabilidade, impulsionado pela crescente demanda por insumos agrícolas ecológicos e pela valorização de práticas de economia circular. Assim a produção de biofertilizantes a partir da combinação de Ora-pro-nóbis, resíduos vegetais e SCOBY representa uma solução inovadora, regenerativa e economicamente viável, contribuindo para o avanço da agricultura sustentável e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nos eixos de segurança alimentar, manejo responsável de recursos naturais e mitigação das mudanças climáticas. Resumen Este trabajo propone el aprovechamiento sostenible de la biomasa de Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller), en asociación con resíduos procedentes de la CEASA (RC) y con la cultura simbiótica de bacterias y levaduras (SCOBY), para la producción de biofertilizantes líquidos. Se realizó una revisión bibliográfica sistemática para analizar la composición química de las materias primas, identificar operaciones unitarias adecuadas para el proceso y evaluar los impactos agronómicos, ambientales y económicos del biofertilizante desarrollado. Se identificó que la Ora-pro-nóbis presenta una alta concentración de proteínas, minerales esenciales y compuestos fenólicos, lo que favorece su utilización como materia prima rica en nutrientes. El residuo complementario (RC), compuesto principalmente por residuos hortofrutícolas, es rico en azúcares solubles, fibras y micronutrientes, lo que genera sinergia con la biomasa vegetal. El SCOBY, con su microbiota naturalmente activa y compleja, potencia el proceso fermentativo y contribuye a la estabilidad microbiológica del biofertilizante, además de introducir microorganismos benéficos al suelo. El proceso productivo fue estructurado con base en los principios de la ingeniería química, incluyendo las etapas de lavado, trituración, deshidratación, maceración, fermentación aerobia/anaerobia y filtración, con el objetivo de preservar los compuestos bioactivos y garantizar la estabilidad y eficacia del producto final. La formulación obtenida, compuesta por Ora-pro-nóbis, RC y SCOBY, demostró teóricamente un alto potencial para mejorar la fertilidad del suelo, estimular la microbiota benéfica y aumentar la resistencia de las plantas frente a estreses abióticos, como el déficit hídrico y los ataques patogénicos. El análisis de viabilidad económica indicó bajos costos operativos, ya que las tres materias primas son de bajo costo o se obtienen sin costo directo (mediante el reaprovechamiento de residuos), y el proceso requiere tecnologías accesibles y adaptables a distintas escalas de producción. El aprovechamiento de residuos de la CEASA y del excedente de SCOBY normalmente descartado en la producción de kombucha refuerza el carácter ambientalmente sostenible de la propuesta. También se verificó un alto potencial de rentabilidad, impulsado por la creciente demanda de insumos agrícolas ecológicos y la valorización de prácticas basadas en la economía circular. Se concluye que la producción de biofertilizantes a partir de la combinación de Ora-pro-nóbis, residuos vegetales y SCOBY representa una solución innovadora, regenerativa y económicamente viable, que contribuye al avance de la agricultura sostenible y al cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), especialmente en lo que respecta a la seguridad alimentaria, la gestión responsable de los recursos naturales y la mitigación del cambio climático.
Item
Entre a norma e a prática: um olhar crítico sobre a rede de urgência e emergência do SUS em Foz do Iguaçu
(2025-12-16) Longen, Cesar Augusto Becker
As Redes de Atenção às Urgências (RUE) são arranjos organizacionais essenciais para garantir o acesso e a qualidade do cuidado a pacientes com condições agudas no Sistema Único de Saúde (SUS). Sua efetividade depende da articulação entre os diversos componentes, como a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a atenção hospitalar. Contudo, a implementação prática dessas redes frequentemente enfrenta desafios estruturais e de processo, que impactam diretamente os desfechos clínicos, especialmente em condições tempo-dependentes. O estudo propõe analisar a organização da RUE no município de Foz do Iguaçu, identificando suas potencialidades e fragilidades à luz da legislação vigente e da prática vivenciada pelo estudante. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter analítico e propositivo. A abordagem metodológica inclui a análise da estrutura da rede local, uma revisão teórica sobre o manejo de algumas afecções prevalentes na emergência e, por fim, a elaboração de uma proposta de intervenção criada a partir da vivência nos cenários de urgência e emergência do município e da identificação de alguma problemática. O objetivo geral será analisar a RUE do município de Foz do Iguaçu e relacioná-la com a legislação específica; analisar patologias prevalentes e, a partir da identificação de um problema local, desenvolver e propor um protocolo para otimizar o atendimento ao paciente. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão sobre a gestão em saúde e forneça uma ferramenta prática para a melhoria do cuidado, reforçando o papel do médico como agente de transformação no sistema. Resumen Las Redes de Atención de Urgencias (RAU) son arreglos organizacionales esenciales para garantizar el acceso y la calidad del cuidado a pacientes con condiciones agudas en el Sistema Único de Salud (SUS). Su efectividad depende de la articulación entre sus diversos componentes, como la Atención Primaria, el Servicio de Atención Móvil de Urgencia (SAMU), las Unidades de Pronta Atención (UPAs) y la atención hospitalaria. Sin embargo, la implementación práctica de estas redes frecuentemente enfrenta desafíos estructurales y de proceso, que impactan directamente en los resultados clínicos, especialmente en condiciones tiempo-dependientes. El estudio propondrá analizar la organización de la RAU en el municipio de Foz do Iguaçu, identificando sus potencialidades y fragilidades a la luz de la legislación vigente y de la práctica vivenciada por el estudiante. Se trata de una investigación descriptiva, de carácter analítico y propositivo. El enfoque metodológico incluirá el análisis de la estructura de la red local, una revisión teórica sobre el manejo de algunas afecciones prevalentes en emergencias y, finalmente, la elaboración de una propuesta de intervención creada a partir de la vivencia en los escenarios de urgencia y emergencia del municipio y de la identificación de alguna problemática. El objetivo general será analizar la RAU del municipio de Foz do Iguaçu y relacionarla con la legislación específica; analizar patologías prevalentes y, a partir de la identificación de un problema local, desarrollar y proponer un protocolo para optimizar la atención al paciente. Se espera que este trabajo contribuya a la reflexión sobre la gestión en salud y proporcione una herramienta práctica para la mejora del cuidado, reforzando el papel del médico como agente de transformación en el sistema.
Item
O uso da gamificação na monitoria acadêmica: inovação pedagógica no ensino da Atenção Primária à Saúde
(2025-12-16) Oliveira, Yasmim Lisboa de; Nascimento, Sofia Soares do; Lopes, Anália Rosário; Mombelli, Monica Augusta
A monitoria acadêmica constitui-se como uma estratégia consolidada de ensino, baseada na cooperação entre discentes. Nesse cenário, a gamificação surge como recurso pedagógico inovador ao inserir elementos de jogos no processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de uma acadêmica-monitora do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no âmbito do Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade II (PIESC II), que utilizou a gamificação como metodologia de apoio ao ensino. Entre março e maio de 2023, foram realizados cinco encontros semanais, com aplicação do jogo “Tabuleiro da APS”, elaborado pela monitora. A estratégia promoveu integração dos conteúdos de Atenção Primária à Saúde (APS), favorecendo aprendizagem significativa, engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicativas e comportamentais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas lúdicas fortalece a monitoria acadêmica, amplia a participação discente e contribui para a integralização do curso de graduação. Resumen La tutoría académica se constituye como una estrategia consolidada de enseñanza, basada en la cooperación entre estudiantes. En este escenario, la gamificación surge como un recurso pedagógico innovador al incorporar elementos de juegos en el proceso de aprendizaje. Este estudio tiene como objetivo relatar la experiencia de una estudiante-tutora del curso de Medicina de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en el marco del Programa de Integración Enseñanza-Servicio-Comunidad II (PIESC II), que utilizó la gamificación como metodología de apoyo a la enseñanza. Entre marzo y mayo de 2023, se realizaron cinco encuentros semanales, con la aplicación del juego “Tablero de la APS”, elaborado por la tutora. La estrategia promovió la integración de los contenidos de la Atención Primaria de la Salud (APS), favoreciendo el aprendizaje significativo, el compromiso y el desarrollo de habilidades cognitivas, comunicativas y conductuales. Se concluye que la utilización de metodologías activas lúdicas fortalece la tutoría académica, amplía la participación estudiantil y contribuye a la integralización de la formación de grado. Um espaço entre o resumo e palavras-chave.