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Submissões Recentes
Análise do crescimento econômico do Paraguai entre 2008-2023 sob a ótica do modelo do supermultiplicador sraffiano
(2025-12-22) Ortiz Quintana, Kevin Elias
O objetivo deste trabalho é analisar o crescimento econômico paraguaio no período entre 2008 e 2023 a partir de um marco teórico compatível com uma perspectiva de demanda efetiva. O primeiro capítulo corresponde à introdução. No segundo capítulo, é apresentado o marco teórico adotado neste trabalho, o qual corresponde ao modelo do Supermultiplicador Sraffiano e a metodologia de decomposição do crescimento utilizada. Diante da escassez de estudos que analisem o crescimento econômico do Paraguai e da ausência de um consenso na literatura sobre como periodizar esse crescimento o capítulo três se organiza de modo a apresentar uma análise exploratória de alguns dos principais indicadores do panorama macroeconômico do país entre 2008 e 2023, dialogando com os aportes analíticos identificados na revisão bibliográfica. São delineados os elementos centrais relacionados aos componentes autônomos da demanda e o comportamento macroeconômico do Paraguai é caracterizado de forma a construir uma base argumentativa para, no capítulo 04, discutir os determinantes do crescimento. Por fim, o capítulo quatro apresenta a análise de decomposição do crescimento do Paraguai. Os resultados mostram que a combinação entre a elevada participação de commodities nas exportações e a composição de importações concentrada em insumos intermediários e bens de capital fazem com que o dinamismo da economia dependa fortemente do ritmo de crescimento da economia internacional deixando-a vulnerável a variações nas condições externas.
Resumen
El objetivo de este trabajo es analizar el crecimiento económico paraguayo en el período entre 2008 y 2023 a partir de un marco teórico compatible con una perspectiva de demanda efectiva. El primer capítulo corresponde a la introducción. En el segundo capítulo se presenta el marco teórico adoptado en este estudio, el cual corresponde al modelo del Supermultiplicador Sraffiano y a la metodología de descomposición del crecimiento utilizada. Ante la escasez de estudios que analicen el crecimiento económico del Paraguay y la ausencia de un consenso en la literatura sobre cómo periodizar dicho crecimiento, el tercer capítulo se organiza de modo a ofrecer un análisis exploratorio de algunos de los principales indicadores del panorama macroeconómico del país entre 2008 y 2023, dialogando con los aportes analíticos identificados en la revisión bibliográfica. Se delinean los elementos centrales relacionados con los componentes autónomos de la demanda y se caracteriza el comportamiento macroeconómico del Paraguay de manera a construir una base argumentativa para, en el capítulo cuatro, discutir los determinantes del crecimiento. Finalmente, el cuarto capítulo presenta el análisis de descomposición del crecimiento del Paraguay. Los resultados muestran que la combinación entre la elevada participación de commodities en las exportaciones y la composición de las importaciones concentrada en insumos intermedios y bienes de capital hace que el dinamismo de la economía dependa fuertemente del ritmo de crecimiento de la economía internacional, dejándola vulnerable a variaciones en las condiciones externas.
Educação financeira como prevenção: apostas legais e os desafios da educação em Foz do Iguaçu
(2025-12-22) Santos, Kamila Jaissa
O presente estudo analisa a importância da educação financeira no ambiente escolar como instrumento de sensibilização e formação crítica dos jovens diante da crescente legalização e popularização dos jogos de aposta no Brasil. A regulamentação das apostas de quota fixa ampliou o acesso de adolescentes e jovens a práticas financeiras de alto risco, ao mesmo tempo em que os baixos níveis de letramento financeiro no país favorecem comportamentos impulsivos e endividamento precoce. Com a massiva exposição a estratégias de marketing digital que associam o jogo à promessa de ganhos fáceis, tornase essencial compreender como a escola pode atuar na formação de competências para decisões econômicas responsáveis. A pesquisa adota abordagem qualitativa, análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com o Secretário Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e com um informante da direção de escola, a fim de mapear ações e percepções institucionais a respeito do tema. Os resultados indicam que, embora existam iniciativas pontuais relacionadas à educação financeira, persistem desafios como a ausência de sistematização curricular, lacunas na formação docente e a necessidade de maior alinhamento entre políticas educacionais e os riscos emergentes das apostas legais.
Resumen
El presente estudio analiza la importancia de la educación financiera en el entorno escolar como instrumento de sensibilización y formación crítica de los jóvenes ante la creciente legalización y popularización de los juegos de apuestas en Brasil. La reglamentación de las apuestas de cuota fija amplió el acceso de adolescentes y jóvenes a prácticas financieras de alto riesgo, al mismo tiempo que los bajos niveles de alfabetización financiera en el país favorecen comportamientos impulsivos y el endeudamiento precoz. Con la amplia exposición a estrategias de marketing digital que asocian el juego con la promesa de ganancias fáciles, resulta esencial comprender cómo la escuela puede actuar en la formación de competencias para la toma de decisiones económicas responsables. La investigación adopta un enfoque cualitativo, con análisis bibliográfico, análisis documental y entrevistas semiestructuradas realizadas con el Secretario Municipal de Educación de Foz do Iguaçu y con un informante de la dirección escolar, con el fin de mapear acciones y percepciones institucionales sobre el tema. Los resultados indican que, aunque existen iniciativas puntuales relacionadas con la educación financiera, persisten desafíos como la falta de sistematización curricular, las brechas en la formación docente y la necesidad de un mayor alineamiento entre las políticas educativas y los riesgos emergentes de las apuestas legales.
Gestão de serviços de saúde no Brasil: evolução e tendências da produção científica por meio de análise bibliométrica
(2025-12-22) Silva, Tulio Marcos dos Santos
O objetivo geral deste trabalho consistiu em realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre gestão de serviços de saúde no Brasil entre 2010 e 2024, identificando sua evolução temporal e os principais temas abordados, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão e fortalecer a saúde pública no país. Para tanto, empregamos a técnica de mapeamento bibliométrico, utilizando a base de dados Scopus, acessada em setembro de 2025. A estratégia de busca utilizou os termos: ("Health Services Administration" OR "health management") AND ("Brazil"), com foco em artigos, revisões, capítulos de livro e artigos de conferência, publicados entre 2010 e 2024, nos idiomas inglês, português e espanhol. Analisamos os metadados extraídos utilizando os softwares R Studio (pacote bibliometrix) e VOSviewer. Identificamos um total de 317 documentos em 83 fontes, com um crescimento anual moderado de 2,79%. O Brasil destacou-se como o principal produtor, liderado por universidades públicas como a USP e a UFSC, e com a produção concentrada nos periódicos Ciência & Saúde Coletiva e Cadernos de Saúde Pública. A produção demonstrou-se altamente colaborativa, com uma média de 14,1 coautores por documento. A análise de coocorrência de palavras-chave revelou uma evolução na agenda de pesquisa, passando do foco em planejamento regional, governança e programas nacionais no período inicial (2010-2018) para uma concentração mais recente em temas como COVID-19, pandemias, liderança e práticas de enfermagem a partir de 2019. Os cinco principais eixos temáticos abordaram a força de trabalho em saúde, políticas e planejamento, gestão e administração de serviços, avaliação de programas e a resposta a emergências globais. Contudo, a análise também indicou uma lacuna na abordagem de temas relacionados participação social. Em conclusão, o estudo confirma a maturidade do campo, sua articulação com os desafios do SUS, mas aponta a necessidade de maior atenção às dimensões sociais e democráticas da gestão em saúde.
Atração, inserção e impactos econômicos: estudo do fluxo migratório de venezuelanos e luso-venezuelanos para o Portugal (2017-2021)
(2025-12-22) Luna Castillo, Roberto Enrique
O estudo em questão analisa o fluxo de migrantes Venezuelanos e luso-venezuelanos em Portugal entre 2017 e 2021. Mostrando um aumento que chama a atenção por ter certas características que merecem ser cuidadosamente analisadas. Uma delas é a presença maior de mulheres nesses grupos de migrantes, o que se relaciona com a ideia de feminização das migrações dentro do fluxo, se tornando assim, um ponto que chama a atenção, é onde esses imigrantes estão se instalando, inserindo profissionalmente em Portugal. Assim nasce o intuito de entender os impactos e a inserções desses estrangeiros que ao invés de se concentrarem nas cidades maiores e mais ricas, como Lisboa e Porto, muitos estão indo para outras regiões, como Aveiro, Coimbra, Faro, Beja, Setúbal e Madeira, que têm economias diferentes, mas que fatores das teorias das migrações como fatores pull-push, redes migratórias e reagrupação familiar se apresentam como pontos importantes. O objetivo deste estudo é entender por que esses migrantes latino-americanos (venezuelanos) estão vindo para Portugal, o que os atrai e como eles estão se encaixando na economia portuguesa. A pesquisa busca entender o crescimento notável de imigrantes nesse período e, ao comparar com outras nacionalidades latino-americanas (México, Cuba, por exemplo), é notória a feminização dos fluxos; o que traz o intuito de tentar entender de que maneira são inseridos na economia local, que importância para a economia e tentar entender de primeira mão com pessoas vivendo dentro dessa realidade. Para realizar esse estudo, serão usadas duas abordagens diferentes. A primeira é quantitativa, onde serão coletados e analisados dados estatísticos dos órgãos oficiais (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, e da Agência para a Integração, Migrações e Asilo – AIMA) para verificar como o número de imigrantes mudou ao longo do tempo, de onde eles vêm e quantos são homens e mulheres (entre 2017 e 2021). A segunda abordagem é qualitativa, que envolve uma análise detalhada de livros e artigos sobre migração, informações da internet, conversas, relatos e contato direto com pessoas que fazem parte desse grupo de imigrantes.
Resumen
Este estudio examina el flujo de migrantes venezolanos y luso-venezolanos en Portugal entre 2017 y 2021. Se observa un crecimiento notable que presenta matices específicos dignos de un análisis profundo. Uno de los puntos más relevantes es la creciente presencia femenina en estos grupos, lo que nos remite al concepto de la "feminización de las migraciones" dentro de este flujo migratorio. Asimismo, resulta fundamental analizar dónde se están asentando e insertando profesionalmente estas personas. El propósito central es comprender el impacto y la integración de estos extranjeros que, lejos de concentrarse únicamente en grandes polos económicos como Lisboa o Oporto, se están desplazando hacia regiones como Aveiro, Coímbra, Faro, Beja, Setúbal y Madeira. Aunque estas zonas poseen dinámicas económicas distintas, factores clásicos de las teorías migratorias, como los impulsos pull-push (atracción-expulsión), las redes migratorias y la reagrupación familia, juegan un papel decisivo en su elección. El objetivo de este trabajo es desentrañar qué motiva a estos migrantes latinoamericanos a elegir Portugal, qué aspectos del país los atraen y cómo se están integrando en el tejido económico luso. La investigación busca explicar este incremento poblacional y, al comparar la situación con otras nacionalidades de la región (como la mexicana o la cubana), se evidencia una marcada feminización del proceso. Esto nos lleva a indagar cómo se incorporan a la economía local, cuál es su relevancia económica y, sobre todo, a intentar comprender esta realidad de primera mano, a través de quienes la viven. Para llevar a cabo el estudio, se emplearán dos metodologías complementarias. La primera es de corte cuantitativo, basada en la recopilación y análisis de datos estadísticos de organismos oficiales (el antiguo SEF y la actual AIMA) para observar la evolución temporal, el origen y la composición por género de este flujo entre 2017 y 2021. La segunda es una aproximación cualitativa, que implica una revisión exhaustiva de bibliografía especializada, fuentes digitales y, de forma crucial, el contacto directo, conversaciones y relatos de los propios protagonistas de este fenómeno migratorio.
Los Colegios de Aplicación (CAP) en Brasil: un mapeamiento de sus prácticas pedagógicas, enfoque en la educación histórica y regimientos internos
(2025-12-22) Alarcon Cespedes, Jaime Alexander
Esta pesquisa realiza um mapeamento das Escolas de Aplicação (CAP) no Brasil, analisando suas práticas pedagógicas com foco na educação histórica, por meio da análise documental de seus Regulamentos Internos (RI) e seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). A pesquisa adota um enfoque qualitativo e exploratório, centrado na análise documental de 24 Colégios de aplicação federais, para compreender sua organização, autonomia pedagógica e a incorporação da didática da história em suas propostas educativas. Os resultados mostram que os CAP priorizam teorias pedagógicas gerais (Freire, Vygotsky, Saviani) em seus PPP, enquanto referências específicas à didática da história (Rüsen, Schmidt) são escassas ou ausentes. É evidente uma forte estrutura participativa e autonomia docente, embora persista uma lacuna entre a produção acadêmica universitária e sua aplicação concreta no ensino histórico nessas escolas.
Resumen
Esta investigación realiza un mapeo de los Colegios de Aplicación (CAP) en Brasil, analizando sus prácticas pedagógicas con enfoque en la educación histórica, a través del análisis documental de sus Reglamentos Internos (RI) y sus Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP). La investigación adopta un enfoque cualitativo y exploratorio, centrado en el análisis documental de 24 CAP federales, para comprender su organización, autonomía pedagógica y la incorporación de la didáctica de la historia en sus propuestas educativas. Los resultados muestran que los CAP priorizan teorías pedagógicas generales (Freire, Vygotsky, Saviani) en sus PPP, mientras que referencias específicas a la didáctica de la historia (Rüsen, Schmidt) son escasas o ausentes. Se evidencia una fuerte estructura participativa y autonomía docente, aunque persiste una brecha entre la producción académica universitaria y su aplicación concreta en la enseñanza histórica en estos colégios.