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Perspectivas sobre modelos de gestão em saúde mental: uma análise das diretrizes e desafios na organização dos centros de atenção psicossocial
(2025-12-01) Modesto, Lucas de Almeida
Este estudo investiga modelos de gestão em saúde mental com foco na organização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no contexto do SUS, buscando compreender como diretrizes normativas orientam a gestão e quais desafios se impõem na prática cotidiana. Adotou‑se uma revisão narrativa, qualitativa, exploratória e descritiva, com seleção de fontes publicadas entre 2001 e 2025 em bases como SciELO, LILACS, Google Acadêmico e documentos oficiais. A análise seguiu a técnica de Braun e Clarke (2006) para identificação temática. Os resultados mostram que o marco normativo (Constituição Federal, Lei nº 10.216/2001 e políticas correlatas) legitima modelos participativos, territorializados e humanizadores, e orienta a reorientação da rede em direção aos serviços comunitários. Entretanto, identificam‑se lacunas de implementação: insuficiência e instabilidade de financiamento, fragmentação federativa, rotatividade e precarização do trabalho, limitações formativas, monitoramento incipiente e riscos associados à terceirização. Evidencia‑se também a relevância de práticas de cogestão, humanização e educação popular para fortalecer vínculos terapêuticos e protagonismo dos usuários. Propõe‑se, como recomendações, financiamento estável vinculado a metas de qualidade e participação social, políticas de valorização e vínculos profissionais estáveis, fortalecimento do controle social, regulamentação da terceirização, formação interprofissional alinhada à desinstitucionalização e sistemas de avaliação que incorporem indicadores qualitativos. Sugere‑se agenda de pesquisa plural com desenhos mistos, estudos longitudinais, avaliações custo‑efetividade e pesquisas lideradas por usuários. Resumen Este estudio investiga modelos de gestión en salud mental con enfoque en la organización de los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) en el contexto del SUS, buscando comprender cómo las directrices normativas orientan la gestión y cuáles son los desafíos en la práctica cotidiana. Se adoptó una revisión narrativa, cualitativa, exploratoria y descriptiva, con selección de fuentes publicadas entre 2001 y 2025 en bases como SciELO, LILACS, Google Académico y documentos oficiales. El análisis siguió la técnica temática de Braun y Clarke (2006). Los resultados muestran que el marco normativo (Constitución Federal, Ley nº 10.216/2001 y políticas relacionadas) legitima modelos participativos, territorializados y humanizadores, y orienta la reorientación de la red hacia servicios comunitarios. Sin embargo, se identifican brechas en la implementación: insuficiencia e inestabilidad de financiamiento, fragmentación federativa, rotación y precariedad del trabajo, limitaciones formativas, monitoreo incipiente y riesgos asociados a la tercerización. También se destaca la relevancia de prácticas de cogestión, humanización y educación popular para fortalecer vínculos terapéuticos y el protagonismo de los usuarios. Se proponen como recomendaciones financiamiento estable vinculado a metas de calidad y participación social, políticas de valorización y relaciones laborales estables, fortalecimiento del control social, regulación de la tercerización, formación interprofesional alineada a la desinstitucionalización y sistemas de evaluación que incorporen indicadores cualitativos. Se sugiere una agenda de investigación plural con diseños mixtos, estudios longitudinales, evaluaciones de costo efectividad e investigaciones lideradas por usuarios.
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Cuidar y ser cuidado en contextos transfronterizos. Movilidad humana por razones de cuidados en la Triple Frontera del Paraná
(REMHU Revista Interdisciplinar en Mobilidade Humana, 2025-11-29) Ferro, Silvia Lilian
Este artigo analisa a organização social do cuidado como um sistema transfronteiriço na Tríplice Fronteira do Rio Paraná (TFP), um território transnacional composto por Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e áreas adjacentes. O objetivo principal é examinar como a oferta e a demanda por serviços de cuidado, gratuitos e pagos, públicos e privados, moldam um sistema supranacional que estimula fluxos circulares transfronteiriços de mobilidade humana. A metodologia é sistêmica, empregando análise comparativa multiescalar que examina as complementaridades e assimetrias entre os sistemas nacionais de proteção social que oferecem serviços públicos de cuidado. O estudo confirma a existência de um mercado transfronteiriço de bens e serviços de cuidado operando dentro de um sistema urbano transnacional, revelando direções específicas nos fluxos de mobilidade de acordo com o tipo de serviço demandado e as características institucionais de cada contexto nacional. Resumen Este artículo analiza la organización social del cuidado como sistema transfronterizo en la Triple Frontera del Paraná (TFP), territorio transnacional compuesto por Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguay) y áreas adyacentes. El objetivo principal es examinar cómo la demanda y oferta de servicios de cuidados, tanto gratuitos como remunerados, sean públicos o privados, configuran un sistema supranacional que estimula flujos de movilidad humana circular transfronteriza. La metodología es sistémica, con análisis multiescalar comparado que examina las complementariedades y asimetrías entre sistemas nacionales de protección social que ofrecen servicios públicos de cuidados. Se constata la existencia de un mercado transfronterizo de bienes y servicios de cuidados que opera en el marco de un sistema urbano transnacional, evidenciando direccionalidades específicas en los flujos de movilidad según el tipo de servicios demandados y las características institucionales de cada contexto nacional.
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O fracasso escolar na educação pública brasileira: um estudo de caso no interior de São Paulo
(2025) Vanzella, Guilherme Henrique Damasceno; Orientação
O trabalho analisa o fenômeno do “fracasso escolar” na educação pública brasileira como produto estrutural das desigualdades sociais e econômicas geradas pelo capitalismo e intensificadas pelo neoliberalismo. Fundamentado em autores como Patto, Frigotto, Dagnino, Bourdieu e Quijano, o trabalho articula dimensões históricas, ideológicas e institucionais da escola, entendendo o fracasso não como desvio, mas como mecanismo funcional de reprodução das hierarquias de classe e raça. A pesquisa combina revisão bibliográfica e investigação empírica, com entrevistas realizadas com duas gestoras de uma escola pública de do Vale do Paraíba (SP). As falas das gestoras revelam tensões entre o discurso meritocrático e a consciência das limitações estruturais da educação pública. Conclui-se que o “fracasso escolar” é parte constitutiva do projeto neoliberal, ao deslocar a responsabilidade das desigualdades para o indivíduo, mascarando a função política da escola na manutenção das relações de poder. Defende-se, por fim, a necessidade de uma educação crítica e emancipadora, capaz de romper com as estruturas que naturalizam a exclusão
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Diagnóstico situacional de uma Unidade Básica de Saúde de Foz do Iguaçu-PR: um relato de experiência
(2025-11-27) Oliveira, Mateus Brito de
O presente estudo realizou o diagnóstico situacional da Unidade Básica de Saúde Jardim Curitibano, área 85, no município de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Através de uma análise de diversos parâmetros, o estudo teve como objetivo analisar a dinâmica de saúde e as demandas específicas da comunidade local, a fim de se direcionar estratégias e recursos de maneira precisa e eficaz. Trata-se de um relato de experiência de abordagem crítico-reflexiva, do tipo exploratório-descritivo e diagnóstico-avaliativo, que analisou os perfis pertencentes à realidade da referida UBS, adquiridos por meio de dados registrados no Sistema Único de Saúde (e-SUS) e explorados através de uma pesquisa de viés quantitativo. Os resultados obtidos são uma análise dos perfis epidemiológicos da microárea 85 da UBS Jardim Curitibano, com uma posterior discussão comparativa dos resultados com a literatura. Dessa forma, as considerações finais abrangem uma análise concisa dos resultados obtidos, com a sugestão de melhorias nos problemas observados e avaliação dos impactos gerados na gestão de saúde local, através da realização de um planejamento estratégico com foco em ações efetivas. Resumen Este estudio realizó un diagnóstico situacional de la Unidad Básica de Salud Jardim Curitibano, área 85, en el municipio de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Mediante el análisis de diversos parámetros, el estudio buscó analizar la dinámica de salud y las demandas específicas de la comunidad local para orientar estrategias y recursos de manera precisa y eficaz. Se trata de un informe de experiencia con un enfoque crítico-reflexivo, de tipo exploratorio-descriptivo y diagnóstico-evaluativo, que analizó los perfiles propios de la realidad de la mencionada Unidad Básica de Salud, obtenidos a través de datos registrados en el Sistema Único de Salud (e-SUS) y explorados mediante investigación cuantitativa. Los resultados obtenidos constituyen un análisis de los perfiles epidemiológicos del microárea 85 de la Unidad Básica de Salud Jardim Curitibano, con una posterior discusión comparativa de los resultados con la literatura existente. Así pues, las consideraciones finales comprenden un análisis conciso de los resultados obtenidos, con sugerencias para mejorar los problemas observados y una evaluación de los impactos generados en la gestión sanitaria local, a través de la implementación de una planificación estratégica centrada en acciones eficaces.
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Políticas públicas de incentivo à atividade física para pessoas idosas: uma revisão narrativa
(2025-11-25) Santiago, Emilene
O envelhecimento populacional brasileiro ocorre de maneira acelerada, trazendo desafios importantes para o sistema público de saúde. Nesse contexto, a promoção da atividade física se destaca como estratégia essencial para favorecer a autonomia, prevenir doenças crônicas e promover o envelhecimento saudável. Este estudo, de natureza qualitativa e fundamentado em revisão bibliográfica narrativa, analisou livros, artigos e documentos oficiais publicados entre 1998 e 2025, buscando identificar os impactos das políticas públicas de incentivo à atividade física para pessoas idosas. Foram examinadas políticas como a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o Programa Academia da Saúde (PAS), o Estatuto da Pessoa Idosa, a Lei Pelé, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (2021–2030). Os resultados indicam que tais políticas representam avanços importantes, especialmente quando articuladas à Atenção Primária à Saúde (APS). Entretanto, persistem desafios relacionados à cobertura territorial, financiamento, formação profissional e desigualdades regionais. Conclui-se que, embora o Brasil disponha de um marco normativo robusto, sua efetividade depende da ampliação do acesso, da continuidade das ações e da integração intersetorial, de modo a assegurar condições reais para o envelhecimento ativo e com qualidade de vida.