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Diagnóstico situacional: consultório na rua do município de Guarujá-SP - primeiro semestre 2025
(2025-11-07) Ortiz Moreno, Juan Carlos
O diagnóstico situacional na saúde ou diagnóstico de situação é o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Ele pode ser considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão, constituído por “pesquisa” das condições de saúde e risco de uma determinada população, para posteriormente planejar e programar ações. Objetivo–se apresentar o diagnostico situacional elaborado no Consultório na Rua no município de Guarujá-SP. Trata-se de um estudo observacional, documental, com um enfoque qualitativo-quantitativo, realizado no primeiro semestre do ano 2025. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira envolveu coleta de dados referentes aos seguintes quesitos: institucional, territorial ambiental, demográfico, socioeconômico e epidemiológico, por meio de dados obtidos nos sistemas E-SUS, Vigetal e Sisab. A segunda etapa envolveu a análise de dados utilizando a ferramenta de Excel. A realização do diagnostico, permitiu perceber a falta de recursos humanos na equipe do Consultório na Rua do município de Guarujá, para bridar assistência em saúde e defensa de direitos humanos. A ausência de indicadores de saúde nesta unidade, de acordo com os relatórios de todo o primeiro semestre de 2025, só revela o cadastrado de 155 pacientes. Observou-se ausência da estruturação da política municipal que contemple os direitos humanos, educação, saúde e dignidade da população em situação de rua. Conclui-se que o Diagnóstico Situacional possibilita avaliar e implementar novas ações em saúde voltadas ao Consultório na Rua de Guarujá-SP.
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Desafios para efetivação da integralidade do cuidado à pessoa idosa na atenção primária à saúde
(2025-11-07) Souza, Dalton Berbek de
Este artigo analisa os desafios para a efetivação da integralidade do cuidado à pessoa idosa nos serviços públicos de saúde, identificando as principais dificuldades enfrentadas nesse contexto. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão integrativa da literatura, contemplando estudos publicados nos últimos dez anos, com foco na realidade da atenção à saúde da população idosa. Foram considerados aspectos relacionados à estrutura dos serviços, à formação profissional e à organização da rede de cuidados integrais. Os objetivos centrais consistem em identificar as barreiras percebidas pelas equipes na implementação de ações integradas, compreender as estratégias de acolhimento e acompanhamento dos idosos e refletir sobre possíveis melhorias nas práticas assistenciais voltadas a esse público. Os resultados evidenciam que as fragilidades estruturais, a formação insuficiente dos profissionais e a fragmentação entre os diferentes níveis de atenção configuram os principais entraves para a consolidação de um cuidado integral e contínuo. A carência de recursos e a precariedade da infraestrutura comprometem a qualidade do atendimento, enquanto as lacunas na qualificação profissional limitam a oferta de cuidados resolutivos. A falta de comunicação e integração entre os níveis de atenção também dificulta a continuidade do cuidado. Como alternativas, o estudo propõe a reorganização da rede de atenção, com fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como eixo central de integração e coordenação. Além disso, destaca-se a necessidade de políticas públicas voltadas à articulação entre os serviços e à capacitação permanente das equipes. Conclui-se que tais medidas são essenciais para garantir um cuidado efetivo, coordenado e humanizado à população idosa.
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Self (y) guassu: a região das 3 fronteiras de um olhar estrangeiro: Rue Des Plantes (Paris) - Bairro Mata Verde (eixo do capricórnio, Foz do Iguaçu)
(2025-11-06) Corman, Manuel Joseph
Apresento aqui uma pesquisa-criação a partir da arte e dos conceitos de território e auto-etnografia. O lugar que justificou essa pesquisa se situa principalmente no encontro entre duas grandes obras de infraestrutura: a quadruplicação da BR 469 (Rodovia das Cataratas) e a criação da Perimetral que interliga a BR 277, a BR 469 e a ponte Ponte da Integração entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu. Duas obras globais ligadas à economia global passando pelos bairros da cidade onde em um deles estou morando. A obra da Perimetral começou em 2021. Estamos no meio de um projeto criado pela política externa, mas vou me focar mais na política interna e seus efeitos. Esta pesquisa-criação trata do território a partir da experiência do cotidiano de um francês enquadrado pelo mundo acadêmico (eu), vivendo no Brasil há 14 anos, cujos últimos dez anos foram em Foz do Iguaçu. Foi realizada através de materiais (desenhos, textos, fotos, vídeos, animações) produzidos neste período, na tentativa de juntar esses dados como caderno de viagem. Na América do Sul a experiência começa numa grande metrópole, São Paulo, para depois se distribuir principalmente por duas regiões fronteiriças, sendo uma na fronteira do Brasil com o Uruguai, em Pelotas-RS, e a outra na fronteira trinacional de Foz do Iguaçu, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo geral da proposta é o desenvolvimento de um produto sonoro e visual, especificamente em uma exposição/ instalação, e a dissertação é o caminho percorrido e a descrição crítico-sensível do processo criativo em forma textual e também no trabalho resultante, como processos indissociáveis, a partir da pesquisa, da construção da narrativa e na coleta do material já produzido. A pesquisa-criação problematiza ao mesmo tempo: 1) o audiovisual e as artes visuais, em seu processo de criação como método de produção de conhecimento em artes audiovisuais, 2) a auto-etnografia como o caminho da pesquisa qualitativa autobiográfica pertinente aos contextos latinoamericanos, e 3) a experimentação sensível e reflexiva do vivido como espaço de construção e confrontação cultural, em sua estrutura social e da paisagem, as manifestações da vida cotidiana em seu tempo e seu lugar. Resumen Presento aquí una investigación-creación a partir del arte y de los conceptos de territorio y autoetnografía. El lugar que justificó esta investigación se sitúa principalmente en el encuentro entre dos grandes obras de infraestructura: la ampliación a cuatro carriles de la BR 469 (Carretera de las Cataratas) y la creación de la Perimetral que interconecta la BR 277, la BR 469 y el Puente de la Integración entre Brasil y Paraguay, en Foz do Iguaçu. Dos obras globales ligadas a la economía global pasando por los barrios de la ciudad donde en uno de ellos estoy viviendo. La obra de la Perimetral comenzó en el año 2021. Estamos en medio de un proyecto creado por la política exterior, pero voy a enfocarme más en la política interna y sus efectos. Esta investigación-creación trata del territorio a partir de la experiencia del cotidiano de un francés encuadrado por el mundo académico (yo), viviendo en Brasil desde hace 14 años, cuyos últimos diez años fueron en Foz do Iguaçu. Fue realizada a través de materiales (dibujos, textos, fotos, vídeos, animaciones) producidos en este período, en el intento de juntar esos datos como cuaderno de viaje. En América del Sur la experiencia comienza en una gran metrópoli, São Paulo, para después distribuirse principalmente por dos regiones fronterizas, siendo una en la frontera de Brasil con Uruguay, en Pelotas-RS, y la otra en la frontera trinacional de Foz do Iguaçu, entre Brasil, Paraguay y Argentina. El objetivo general de la propuesta es el desarrollo de un producto sonoro y visual, específicamente en una exhibición/ instalación, y la disertación es el camino recorrido y la descripción crítico-sensible del proceso creativo en forma textual y también en el trabajo resultante, como procesos indisociables, a partir de la investigación, de la construcción de la narrativa y en la recolección del material ya producido. La investigación-creación problematiza al mismo tiempo: 1) el audiovisual, en su proceso de creación como método de producción de conocimiento en audiovisuales y artes visuales, 2) la autoetnografía como el camino de la investigación cualitativa autobiográfica pertinente a los contextos latinoamericanos, y 3) la experimentación sensible y reflexiva de lo vivido como espacio de construcción y confrontación cultural, en su estructura social y del paisaje, las manifestaciones de la vida cotidiana en su tiempo y su lugar.
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Currículo e interculturalidade crítica no Colégio Barão do Rio Branco: entre o poder e a colonialidade na educação paranaense
(2025-11-05) Hartemink, Carla Fabiana
Esta dissertação analisa criticamente a formação de docentes no contexto da diversidade cultural e migratória presente na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. A pesquisa se baseia na análise de três documentos institucionais: a) a Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Formação de Docentes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade Normal em Nível Médio (2023), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; b) o Projeto Político-Pedagógico (2023) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, localizado em Foz do Iguaçu; e c) as Orientações Curriculares para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Modalidade Normal em Nível Médio (2014), também da rede estadual. A fundamentação teórica ancora-se na perspectiva da práxis intercultural (WALSH, 2000), que propõe a superação de modelos educacionais hegemônicos e a valorização de identidades historicamente marginalizadas. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e análise documental, com ênfase nas possibilidades de construção de um currículo comprometido com a equidade, o reconhecimento da alteridade e a formação crítica de professores frente à realidade multiétnica e transfronteiriça de Foz do Iguaçu. Os resultados indicam avanços pontuais nos documentos analisados, mas também revelam lacunas quanto à incorporação efetiva da interculturalidade como princípio estruturante da formação docente. Resumen Esta tesis analiza críticamente la formación docente en el contexto de la diversidad cultural y migratoria presente en la ciudad de Foz do Iguaçu, estado de Paraná. La investigación se basa en el análisis de tres documentos institucionales: a) la Propuesta Pedagógica Curricular para el Curso de Formación Docente en Educación Infantil y los Años Iniciales de Educación Primaria, en la Modalidad Normal de Nivel Secundario (2023), de la Secretaría de Estado de Educación de Paraná; b) el Proyecto Político-Pedagógico (2023) del Colégio Estadual Barão do Rio Branco, ubicado en Foz do Iguaçu; y c) las Directrices Curriculares para el Curso de Formación Docente de Educación Infantil y los Años Iniciales de Educación Primaria, en la Modalidad Normal de Nivel Secundario (2014), también del sistema educativo estatal. La base teórica se fundamenta en la perspectiva de la praxis intercultural (WALSH, 2000), que propone superar los modelos educativos hegemónicos y valorar las identidades históricamente marginadas. La metodología adoptada incluye una revisión bibliográfica y un análisis documental, con énfasis en las posibilidades de construir un currículo comprometido con la equidad, el reconocimiento de la alteridad y la formación crítica del profesorado frente a la realidad multiétnica y transfronteriza de Foz do Iguaçu. Los resultados indican avances específicos en los documentos analizados, pero también revelan que persisten lagunas en la incorporación efectiva de la interculturalidad como principio estructurante de la formación docente.
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Lei dos 60 dias: seu cumprimento em São José dos Campos
(2025-11-05) Souza, Barbara Silva Tagé de
Neoplasias malignas constituem uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. O período entre o diagnóstico e o início do tratamento é determinante para o prognóstico da doença. No Brasil, cerca de 75% da população depende exclusivamente do Sistema Público de Saúde (SUS), tornando essencial a existência de fluxos assistenciais ágeis e integrados para o manejo adequado do paciente oncológico. A Lei n.º12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 dias, estabelece que o início do primeiro tratamento deve ocorrer em até 60 dias após a confirmação diagnóstica da neoplasia maligna. Este estudo, de caráter descritivo e de corte seccional, foi conduzido por meio de análise estatística e visualização de dados com o programa Python, com o objetivo de observar o cumprimento da Lei dos 60 dias no município de São José dos Campos, utilizando dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) coordenado pela Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), no período de 2013 a 2023. O estudo também busca rastrear os possíveis gargalos entre os diferentes níveis de atenção à durante o percurso assistencial do paciente oncológico. Resultados preliminares indicam atraso superior a 60 dias para determinadas neoplasias, além de impacto de fatores externos, como a pandemia de COVID-19, em períodos específicos das análises. Considerações finais: espera-se que esta análise auxilie gestores e formuladores de políticas públicas na otimização dos fluxos de atendimento oncológico, promovendo estratégias que aumentem a efetividade da Lei dos 60 dias e melhorem o acesso ao tratamento do câncer na rede SUS no município de São José dos Campos.