Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 7 de 7

Submissões Recentes

Item
A contribuição da farmácia clínica para a humanização e qualificação da gestão hospitalar no sus: uma revisão de literatura
(2025) Schuckes, Adrieli
A farmácia clínica desempenha um papel fundamental no âmbito hospitalar, contribuindo para a segurança do paciente, a humanização do cuidado e a eficiência da gestão em saúde. Evidências apontam que a atuação do farmacêutico clínico promove o uso racional de medicamentos, previne eventos adversos, otimiza recursos e fortalece o trabalho multiprofissional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica narrativa da literatura, realizado entre julho à setembro de 2025, e que utilizou descritores em português relacionados à farmácia clínica, gestão hospitalar e saúde pública, pesquisados nas bases: Google Acadêmico, Conselho Federal de Farmácia e SciELO, resultando na seleção de 25 publicações, entre artigos científicos, dissertações/teses, trabalho de conclusão de curso e livros. Os resultados mostraram que as principais atribuições do farmacêutico clínico incluem a identificação de interações medicamentosas, gestão da farmácia central e satélites, o controle de estoques, análise farmacoeconomica e a vigilância em saúde, evidenciando que este profissional é peça-chave para a qualidade da assistência hospitalar e para o cuidado integral ao paciente. Conclui-se que a farmácia clínica constitui um eixo estratégico para o fortalecimento da gestão hospitalar, promovendo a segurança do paciente, melhorando a qualidade da assistência ao paciente e a qualificação das práticas em saúde. A integração do farmacêutico clínico às equipes multiprofissionais favorece a humanização do cuidado e contribui para a consolidação de um modelo de atenção mais eficiente e resolutivo no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Item
DINÂMICA DA LOCALIZAÇÃO E FOSFORILAÇÃO DA PLK1 (THR210 E SER137) DURANTE A MATURAÇÃO MEIÓTICA DE OÓCITOS MURINOS
(Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2025-10-20) Leon Uscapi, Haidi Giuliana; Orientação
A proteína quinase polo-like kinase 1 (PLK1) desempenha papel essencial na regulação da progressão meiótica, participando de processos como a montagem e manutenção do fuso meiótico, o posicionamento dos centros organizadores de microtúbulos (MTOCs) e a ligação correta entre cinetócoros e microtúbulos. A hipótese deste estudo foi de que a PLK1 apresenta padrões subcelulares de localização e fosforilação distintamente regulados durante a maturação de oócitos murinos, com funções complementares associadas à fosforilação nos resíduos Thr210 e Ser137. Foram utilizados 15 camundongos fêmeas da linhagem C57BL/6J (6–10 semanas de idade), cujos oócitos no estágio de vesícula germinativa (GV) foram coletados após estimulação hormonal e submetidos à maturação in vitro. As análises de imunofluorescência foram realizadas nos estágios GV (0 h), GVBD (4 h), metáfase I (8 h), anáfase/telófase I (10 h) e metáfase II (12 h), avaliando-se a localização subcelular da PLK1 total, PLK1 fosforilada em Thr210 e PLK1 fosforilada em Ser137. A PLK1 total apresentou marcação predominantemente nuclear em GV, com redistribuição para os polos do fuso e região centromérica a partir de GVBD, presença na zona intermediária do fuso durante a telófase e retorno aos polos e centrômeros em MII. A PLK1 fosforilada em Thr210 exibiu padrão semelhante ao da PLK1 total, mas, a partir de GVBD, também foi detectada ao longo da região do fuso meiótico, sugerindo participação direta na montagem e estabilização dos microtúbulos. A PLK1 fosforilada em Ser137 seguiu o padrão da PLK1 total, restrita a polos e centrômeros durante a maior parte da meiose, com presença adicional na região do fuso apenas em MII, possivelmente relacionada à manutenção do fuso bipolar já estabelecido. Os achados indicam que a fosforilação da PLK1 em Thr210 e Ser137 é diferencialmente regulada durante a maturação oocitária, refletindo funções complementares na montagem, manutenção e reorganização do fuso meiótico, bem como no controle da ligação cinetócoro–microtúbulo, processos essenciais para a segregação cromossômica fiel.
Item
A marcha: formação da Coluna Prestes em Foz do Iguaçu
(EDUNILA, 2025-10-09) Moassab, Andréia; Medina, Hernan; Ochoa, Cláudia; Freitez, Oswaldo
A Coluna Prestes nasceu do agrupamento de revolucionários e revolucionárias paulistas e gaúchos no Paraná, onde o Brasil encontra o Paraguai e a Argentina, na cidade de Foz do Iguaçu. Naquele tempo, Foz do Iguaçu era um município gigantesco, que abarcava, praticamente, todo o oeste do Paraná; a população local no núcleo-sede não chegava a mil habitantes e a mata cerrada isolava o município do restante do estado, exceto pelas embarcações ao longo do caudaloso rio Paraná. A pequena Helô, neta de Clécio, lembra das histórias de seu avô, que era criança quando seu pai se juntou à Revolução, na busca de um futuro melhor para seu filho. Mesclando ficção a uma densa pesquisa documental e iconográfica, realizada no âmbito de um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, este livro em quadrinhos marca o centenário de uma das mais importantes marchas militares da história. Helô e seus primos escutam atentos o que aconteceu com os trabalhadores e trabalhadoras da terra das Cataratas, entre os meses de outubro de 1924 a abril de 1925.
Item
Análise de estratégias de controle vetorial para arboviroses: uma síntese rápida com contribuções para o nordeste brasileiro
(2025) Aragao, Iuri Roseno Matos; Nazaré, Romero de Jesus
Arboviroses representam um desafio para a saúde pública, especialmente no Nordeste brasileiro, onde desigualdades sociais e falhas de infraestrutura favorecem a proliferação de vetores, em especial Aedes aegypti. Este trabalho teve como objetivo analisar ações de controle vetorial eficazes para arboviroses, com ênfase no Nordeste, por meio de uma síntese rápida da literatura guiada pelo acrônimo PICOT. As buscas foram realizadas no indexador Web of Science, incluindo estudos publicados entre 2015 e agosto de 2025. Foram inicialmente localizados 4.000 trabalhos, dos quais 27 atenderam aos critérios de inclusão. As estratégias identificadas agruparam-se em seis eixos: controle químico, controle biológico, controle ambiental, métodos mecânicos e físicos, tecnologias inovadoras e abordagens integradas. Observou-se que, apesar da diversidade de intervenções, a efetividade depende da adequação às realidades locais e da integração entre vigilância epidemiológica, entomológica, políticas públicas e, de forma central, gestão em saúde, responsável por planejar, coordenar e implementar ações no território. Ressalta-se ainda que a totalidade das estratégias analisadas se refere a vetores culicídeos (mosquitos), não sendo encontrados estudos relacionados a outros artrópodes vetores de arbovírus. Conclui-se que a combinação de diferentes métodos pode contribuir para o fortalecimento das ações de controle, mas que sua adoção plena exige gestão em saúde eficiente, intersetorial e baseada em evidências, condição indispensável para enfrentar de forma sustentável controle vetorial das arboviroses no Brasil.