Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 7 de 7

Submissões Recentes

Item
Ensino e propedêutica neurológica no contexto de monitoria acadêmica de prática médica: um relato de caso
(2025-12-16) Lima de Oliveira Silva, Jonathan
As monitorias acadêmicas, baseadas no modelo de ensino por pares, constituem estratégia relevante na formação médica ao promover a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes níveis. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir criticamente sobre as práticas desenvolvidas durante o projeto de monitoria em neurologia, realizado por estudantes de medicina, destacando seus benefícios, desafios e contribuições para o processo formativo dos participantes. A atividade foi desenvolvida por monitores de turmas mais avançadas e incluiu aulas presenciais, práticas hospitalares supervisionadas, atividades online, discussão de casos clínicos e resolução lúdica de questões de concursos nacionais. Os resultados evidenciaram a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos, aprimoramento do raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades interpessoais, aumento da autoconfiança e integração de princípios da Medicina Baseada em Evidências. Os monitorandos relataram melhor compreensão dos conteúdos e valorização do feedback individualizado, enquanto os monitores reforçaram seu aprendizado ao ensinar. Como desafios, destacam-se a heterogeneidade da turma e a variabilidade na experiência dos tutores; ainda assim, o feedback foi predominantemente positivo e refletido nas avaliações da disciplina. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma ferramenta eficaz de ensino, favorecendo o aprendizado mútuo, a formação crítica e a preparação para a prática clínica. Resumen Los programas de tutoría académica, basados en el modelo de aprendizaje entre pares, constituyen una estrategia eficaz en la formación médica al promover el intercambio de conocimientos entre estudiantes de distintos niveles. Este estudio tiene como objetivo describir y analizar críticamente las prácticas desarrolladas en el proyecto de tutoría en Neurología, llevado a cabo por estudiantes de medicina, destacando sus beneficios, desafíos y contribuciones al proceso formativo de los participantes. La actividad fue coordinada por tutores de cursos superiores e incluyó clases presenciales, prácticas hospitalarias supervisadas, actividades en línea, discusión de casos clínicos y enfoques lúdicos para la resolución de preguntas de exámenes nacionales. Los resultados evidenciaron la consolidación de conocimientos teóricos y prácticos, el fortalecimiento del razonamiento clínico, el desarrollo de habilidades interpersonales, el aumento de la autoconfianza y la integración de principios de la Medicina Basada en Evidencias. Los tutorados informaron una mejor comprensión de los contenidos y valoraron positivamente la retroalimentación individualizada, mientras que los tutores reforzaron su propio aprendizaje al enseñar. A pesar de los desafíos relacionados con la heterogeneidad del grupo y la variabilidad en la experiencia de los tutores, la retroalimentación fue mayoritariamente positiva y se reflejó en las evaluaciones de la asignatura. Se concluye que la tutoría académica es una herramienta pedagógica eficaz que favorece el aprendizaje mutuo, el pensamiento crítico y la preparación para la práctica clínica.
Item
Construção da história de um caso investigativo do tipo de laboratório para engajamento e desenvolvimento de procedimentos experimentais
(2025-12-16) Barbosa, Matheus Rolim
O ensino de Química, particularmente nos cursos de formação inicial, frequentemente lida com a persistência de uma visão empirista e simplista da Ciência, na qual as atividades experimentais muitas vezes se restringem à comprovação de teorias, seguindo roteiros fechados conhecidos como “receitas de bolo”. Essa abordagem tradicional falha em promover o engajamento comprometido e o desenvolvimento de habilidades. Em contrapartida, o ensino por investigação (EI) e o uso de metodologias ativas, como os Casos Investigativos (CI), surgem como estratégias promissoras para a mobilização do pensamento e desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Os CI são narrativas de problemas (reais ou fictícios) sem um final, que desafiam os estudantes a tomar decisões e buscar soluções. Em particular, os Casos Investigativos de Laboratório exigem que os alunos elaborem e desenvolvam procedimentos experimentais para a resolução do dilema, promovendo a transição de ações manipulativas para ações intelectuais, propiciando o pensar, argumentar, criar hipóteses, testar teorias e resolver problema proposto pela história do caso investigativo. Este trabalho consistiu na aplicação de casos investigativos do tipo de laboratório para 14 estudantes do curso de química licenciatura matriculados na disciplina de Química Geral Experimental da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, com objetivo de investigar como a construção da história de um caso investigativo, baseado nos interesses dos estudantes, pode influenciar o engajamento e desenvolvimento de atividades. Utilizou-se da pesquisa participante, com a produção do caso investigativo e planejamento de atividade junto aos estudantes matriculados na disciplina de Química Geral Experimental. Inicialmente o caso foi lido em conjunto com os estudantes, que se juntaram em grupo para responder quatro perguntas propostas e tentar solucionar o problema com o desenvolvimento da experimentação. Os resultados mostraram que a história contribuiu com os estudantes, conseguindo identificar elementos que orientassem para a realização da experimentação e criação de hipóteses assertivas iniciais e que, com a mediação do professor-pesquisador, foram sendo melhoradas. Além disso, os grupos conseguiram desenvolver um procedimento experimental para a resolução do caso, evidenciando que o caso elaborado do tipo de laboratório foi capaz de proporcionar a proposição e o domínio de procedimentos experimentais. Resumen La enseñanza de la Química, particularmente en los cursos de formación inicial, a menudo lidia con la persistencia de una visión empirista y simplista de la Ciencia, en la cual las actividades experimentales se limitan con frecuencia a la comprobación de teorías, siguiendo guías cerradas conocidas como “recetas de cocina”. Este enfoque tradicional no logra promover un compromiso significativo ni el desarrollo de habilidades. En contraste, la enseñanza por investigación (EI) y el uso de metodologías activas, como los Casos Investigativos (CI), surgen como estrategias prometedoras para movilizar el pensamiento y promover un aprendizaje significativo. Los CI son narrativas de problemas reales o ficticios, sin un final predeterminado, que desafían a los estudiantes a tomar decisiones y buscar soluciones. En particular, los Casos Investigativos de Laboratorio exigen que los estudiantes elaboren y desarrollen procedimientos experimentales para resolver el dilema, promoviendo la transición de acciones manipulativas a acciones intelectuales, fomentando el pensamiento, la argumentación, la creación de hipótesis, la comprobación de teorías y la resolución del problema propuesto por la historia del caso. Este trabajo consistió en la aplicación de casos investigativos de laboratorio a 14 estudiantes del curso de licenciatura en Química matriculados en la asignatura de Química General Experimental de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana, con el objetivo de investigar cómo la construcción de la historia de un caso investigativo, basada en los intereses de los estudiantes, puede influir en el compromiso y en el desarrollo de actividades. Se utilizó la investigación participante, con la elaboración del caso investigativo y la planificación de actividades junto a los estudiantes de la asignatura. Inicialmente, el caso fue leído colectivamente y los estudiantes se organizaron en grupos para responder cuatro preguntas propuestas e intentar resolver el problema mediante el desarrollo de la experimentación. Los resultados mostraron que la historia contribuyó al trabajo de los estudiantes, permitiéndoles identificar elementos que orientaron la realización de la experimentación y la creación de hipótesis iniciales y asertivas, las cuales fueron mejoradas con la mediación del profesor-investigador. Además, los grupos lograron desarrollar un procedimiento experimental para la resolución del caso, evidenciando que el caso investigativo de laboratorio fue capaz de proporcionar la proposición y el dominio de procedimientos experimentales.
Item
II Encontro de Física Aplicada na Tríplice Fronteira
(2025-12-15) Quiroga, Alexandre Argüelo (org.) [et al.]
O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPGFISA/UNILA) realizou o II Encontro de Física Aplicada na Tríplice Fronteira, fortalecendo um evento que teve sua primeira edição em 2023, com o propósito de intensificar a integração entre pesquisadoras e pesquisadores da Argentina, do Brasil e do Paraguai. A programação de três dias reuniu mais de 200 participantes – entre estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, docentes e pesquisadores dos três países da tríplice fronteira – na UNILA, unidade Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a participação da reitora Diana Araújo Pereira; da professora Marília Oliveira Fonseca Goulart, química e integrante do Conselho Superior da Capes, e do professor Paulo Nussenzveig, físico e pró-reitor de Pesquisa da USP. Ao longo da programação, foram realizadas 12 palestras convidadas, 8 apresentações orais, 17 pôsteres e uma atividade de divulgação científica voltada a estudantes do ensino médio, na qual se discutiu a Física por trás do filme Interestelar. A expressiva adesão do público às diferentes atividades evidencia a necessidade de mais iniciativas deste tipo na região fronteiriça. Integrado ao II Encontro, ocorreu também o 1º Simpósio de Física Aplicada à Ecologia, realizado de forma híbrida e com 388 inscritos, sendo 70 participantes presenciais. O primeiro dia foi dedicado a uma oficina para ecólogos e biólogos, com foco no monitoramento acústico e em questões ecológicas associadas. O segundo dia contou com a presença de Tomás Rostirolla, presidente da Sociedade Brasileira de Bioacústica, e foi composto por mesas-redondas destinadas a promover o diálogo e a colaboração entre especialistas em Ecologia e Física.
Item
Diagnóstico situacional de uma equipe de saúde da família em município de tríplice fronteira: relato de experiência
(2025-12-15) Agüero Dominguez, Cristhian Rolando
Entende-se por diagnóstico situacional o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados obtidos no local onde se deseja realizar o estudo. Esta ferramenta é fundamental para conhecer os determinantes sociais em saúde, as características da população vinculada à Unidade de Saúde e sua respectiva equipe de Saúde da Família, bem como a organização dos serviços de saúde. O diagnóstico situacional é essencial para identificar problemas e planejar estrategicamente ações de saúde mais focalizadas e efetivas no território selecionado. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência acadêmica no contexto da Estratégia de Saúde da Família para o desenvolvimento do diagnóstico situacional de uma equipe de Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de visitas in loco, entrevistas com profissionais de saúde, usuários do serviço e registros do sistema e-SUS. Esta atividade permitiu identificar a importância de reconhecer as demandas de saúde individuais e coletivas, as quais devem ser analisadas considerando as especificidades do contexto territorial e comunitário. Assim, as informações obtidas foram fundamentais para organizar os processos de trabalho da equipe e utilizar o diagnóstico situacional no planejamento adequado das ações oferecidas aos usuários, suas famílias e à comunidade. No que tange a contribuição da experiência a formação acadêmica, destaca-se que o contato direto com a realidade da comunidade e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos permitiram aos discentes compreender de maneira mais profunda as complexidades do sistema de saúde e as necessidades específicas da população atendida. Resumen Se entiende por diagnóstico situacional el resultado de un proceso de recolección, procesamiento y análisis de datos obtenidos en el lugar donde se realizará el estudio. Esta herramienta es fundamental para comprender los determinantes sociales de la salud, las características de la población vinculada a la unidad de salud y su respectivo equipo de salud familiar, así como la organización de los servicios de salud. El diagnóstico situacional es esencial para identificar problemas y planificar estratégicamente acciones de salud más focalizadas y eficaces en el territorio seleccionado. El objetivo de este estudio fue relatar la experiencia académica en el contexto de la Estrategia de Salud de la Familia para desarrollar el diagnóstico situacional de un equipo de Salud de la Familia. Se trata de un estudio exploratoriodescriptivo. Los datos se recogieron mediante visitas in situ, entrevistas con profesionales sanitarios, usuarios de los servicios y registros del sistema e-SUS. Esta actividad permitió identificar la importancia de reconocer las demandas de salud individuales y colectivas, que deben ser analizadas teniendo en cuenta las especificidades del contexto territorial y comunitario. Así, la información obtenida fue fundamental para organizar los procesos de trabajo del equipo y utilizar el diagnóstico situacional para planificar adecuadamente las acciones ofrecidas a los usuarios, sus familias y la comunidad. En cuanto a la contribución de la experiencia a la formación académica, cabe destacar que el contacto directo con la realidad de la comunidad y la aplicación práctica de los conocimientos teóricos adquiridos permitieron a los alumnos profundizar en la comprensión de las complejidades del sistema de salud y de las necesidades específicas de la población atendida.
Item
Desempeño mecánico de bloques de tierra (BTC y Adobe) sin cemento y con adición de RCD
(2025-12-15) Orjuela Guiott, Julia Ivonne
Este projeto surge da necessidade de encontrar soluções mais responsáveis ​​na indústria da construção, especialmente diante de dois problemas que não podem mais ser ignorados: o acúmulo de resíduos de construção e demolição (RCD) e a dependência quase automática do cimento Portland. Partindo dessa preocupação, foram desenvolvidos blocos de terra comprimida (BTC) e tijolos de adobe incorporando RCD, buscando integrar o conhecimento tradicional com os critérios técnicos atuais que permitem um uso mais consciente dos materiais. Para tanto, foram elaboradas misturas com diferentes proporções de solo e RCD (50/50, 60/40, 70/30 e 80/20), todas sem ligantes cimentícios e seguindo as normas ABNT NBR 8492:2012 e NBR 16814:2020. Após a moldagem e secagem, as amostras foram submetidas a ensaios de compressão para verificar seu comportamento mecânico. Dentre todas as misturas testadas, a mistura 50/50 apresentou o melhor desempenho, atingindo 1,94 MPa e atendendo aos valores mínimos exigidos pelas normas brasileiras. Esse resultado confirma que uma proporção equilibrada favorece tanto a coesão interna quanto a densificação do material. Além do valor técnico, o estudo demonstra que os resíduos de construção e demolição (RCD) podem se tornar um insumo útil, em vez de um resíduo problemático. Isso abre a possibilidade de avançar em pesquisas que fortaleçam práticas construtivas mais sustentáveis ​​e façam uso criterioso dos recursos disponíveis na região. Resumen El presente proyecto nace de la necesidad de buscar soluciones más responsables dentro de la construcción, especialmente frente a dos problemas que ya no pueden ignorarse: la acumulación de residuos de construcción y demolición (RCD) y la dependencia casi automática del cemento Portland. Con esa preocupación como punto de partida, se desarrollaron bloques de tierra comprimida (BTC) y adobes incorporando RCD, tratando de integrar el conocimiento tradicional con criterios técnicos actuales que permitan un uso más consciente de los materiales. Para ello, se diseñaron mezclas con diferentes proporciones de suelo y RCD (50/50, 60/40, 70/30 y 80/20), todas sin aglomerantes cementicios y siguiendo las normas ABNT NBR 8492:2012 y NBR 16814:2020. Después del moldeo y secado, las muestras fueron sometidas a ensayos de compresión para verificar su comportamiento mecánico. Entre todas, la mezcla 50/50 fue la que mejor desempeño mostró, alcanzando 1,94 MPa y cumpliendo con los valores mínimos exigidos por la normativa brasileña. Este resultado confirma que una proporción equilibrada favorece tanto la cohesión interna como la densificación del material. Más allá del valor técnico, el estudio evidencia que los RCD pueden convertirse en un insumo útil y no en un desecho problemático. Con ello, se abre la posibilidad de avanzar hacia líneas de investigación que fortalezcan prácticas constructivas más sostenibles y que aprovechen, con criterio, los recursos disponibles en el territorio.