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Submissões Recentes
Avaliação da Pegada de Carbono de uma edificação em Madeira Lamelada Colada Cruzada. Estudo de Caso em Módulo de sala de aula no Estado do Paraná
(2025-12) Andrey Felipe de Matos; Orientação
O setor da construção civil responde por parcela significativa das emissões globais de
gases de efeito estufa, sobretudo pelo uso intensivo de concreto e aço. Como
alternativa, sistemas em madeira engenheirada, como a Madeira Lamelada Colada
Cruzada (MLCC), apresentam potencial para reduzir a pegada de carbono das
edificações. Este trabalho avalia a pegada de carbono de um módulo unitário de sala
de aula em MLCC no estado do Paraná, identifica os elementos construtivos mais
contribuintes para as emissões médias totais e discute possibilidades de mitigação.
Trata-se de um estudo de caso baseado no quantitativo de materiais fornecido pela
empresa responsável pelo projeto. Os fatores de emissão foram obtidos no Sistema
de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) e em Declarações
Ambientais de Produto internacionais, considerando o potencial de aquecimento
global de origem fóssil nos módulos A1–A3 da Avaliação do Ciclo de Vida. Os dados
do Sidac, originalmente em CO2, foram convertidos para CO2eq com apoio do banco
Ecoinvent, e, quando necessário, as unidades funcionais foram harmonizadas,
garantindo compatibilidade entre o quantitativo e as fontes de dados dos fatores de
emissão. As emissões totais do módulo variaram de 10479,91 a 19396,77 kgCO2eq,
com valor médio de 14938,34 kgCO2eq, correspondendo a um fator de emissão médio
de 293,02 kgCO2eq/m² para a edificação. A análise pela curva ABC mostrou que sete
elementos concentram 79,06% das emissões médias, com destaque para o concreto
da fundação, as telhas com núcleo de poliisocianurato e o MLCC estrutural. O
concreto permanece como principal contribuinte devido ao elevado volume
empregado, e maiores fatores de emissão por unidade de volume, enquanto o MLCC
apresenta menores emissões associadas por unidade de volume, reforçando o seu
potencial de substituir sistemas convencionais em concreto em edificações de
menores emissões.
Análise Espacial Multicritério para um Traçado Ferroviário Preliminar com SIG-T e AHP: O Caso da Conexão entre os Portos Secos de Cascavel e Foz do Iguaçu
(2025-12-22) Ramos, Adriana Zamora; Orientação
Durante a fase de projeto de uma ferrovia, a definição do traçado é uma etapa crítica no plane
jamento dessa infraestrutura, envolvendo decisões complexas que impactam custos logísticos,
eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Este trabalho tem como objetivo propor e
analisar um traçado ferroviário preliminar para a conexão estratégica entre os portos secos de
Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), utilizando uma abordagem de Análise Espacial Multicritério
que integra o Processo de Análise Hierárquica (AHP) e Sistemas de Informação Geográfica
aplicados a Transportes (SIG-T). A metodologia consistiu na estruturação de uma base de
dados geoespaciais (altimetria, hidrografia, uso do solo, entre outros) e na consulta a um pai
nel de especialistas para ponderação de variáveis. Inovou-se ao aplicar algoritmos em Python
para a verificação automatizada da Razão de Consistência (RC) das matrizes de julgamento,
o que resultou na depuração e otimização do modelo inicial de nove para cinco critérios fun
damentais. Os resultados indicaram que a Altimetria (35,85%) e a Hidrografia (27,16%) são
os fatores determinantes para a viabilidade do trecho. A aplicação do algoritmo de Caminho
de Custo Mínimo (Least Cost Path) sobre a superfície de adequabilidade gerou um traçado
que minimiza os volumes de terraplenagem e evita zonas de conflito ambiental, validando a
hipótese de que a eficiência geométrica é prioritária na região oeste paranaense. Conclui-se que
a integração AHP-SIG, suportada por validação estatística, oferece uma ferramenta robusta
para subsidiar a tomada de decisão em fases de pré-viabilidade.
GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ do ℝ² foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”, para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário
centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.
DEL ATLÁNTICO AL PACIFICO; ANÁLISIS DE CORREDOR BIOCEÁNICO COMO ESTRUCTURA FÍSICA EN EL ESPACIO DE AMÉRICA DEL SUR
(2025-12-21) Martinez Iglesia, Cinthia Maribel; Orientação
La investigación analiza el megaproyecto del Corredor Bioceánico Capricornio como eje de
integración regional y como factor de producción o reproducción de desigualdades en el
espacio sudamericano, con énfasis en el caso paraguayo. El trabajo tiene como objetivo
general examinar cómo esta infraestructura impacta en los territorios atravesados,
especialmente en zonas históricamente periféricas como el Chaco paraguayo. El primer
capítulo desarrolla un abordaje teórico e histórico sobre los procesos de integración regional
en América del Sur, evidenciando las tensiones entre cooperación y dependencia, así como
el papel de los actores regionales y el riesgo de reproducción de desigualdades a través de
grandes proyectos. El segundo capítulo se centra en el Corredor Bioceánico como iniciativa
estratégica, identificando sus antecedentes, el papel de China, las negociaciones
interestatales y los actores involucrados. Se analizan los intereses divergentes de Brasil,
Paraguay, Chile, Argentina y Bolivia, así como los desequilibrios emergentes y las tensiones
diplomáticas sobre el trazado. El tercer capítulo profundiza en un estudio de caso territorial
sobre Mariscal Estigarribia, evaluando el impacto local del corredor en dimensiones
sociales, económicas, institucionales y comparativas. Se demuestra que, si bien el proyecto
puede generar oportunidades, existen serias preocupaciones sobre la falta de planificación
inclusiva, el debilitamiento del control estatal, el aumento de riesgos socioambientales y la
exposición a actividades delictivas transfronterizas.
GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que
foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas
e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi
modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ
do R2 foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”,
para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de
ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e
circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário
centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa
métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula
de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.