Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.
Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.
Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Dissertações e Teses (Stricto sensu) dos Cursos de Pós-graduação
- TCCs dos Cursos de Graduação e Especialização (Lato sensu)
- Normativas, Relatórios e Tutoriais
- Publicações e Documentos da Editora da UNILA
- Trabalhos de Eventos Acadêmicos da UNILA
- Trabalhos Científicos da Comunidade Acadêmica da UNILA
Submissões Recentes
GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ do ℝ² foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”, para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário
centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.
DEL ATLÁNTICO AL PACIFICO; ANÁLISIS DE CORREDOR BIOCEÁNICO COMO ESTRUCTURA FÍSICA EN EL ESPACIO DE AMÉRICA DEL SUR
(2025-12-21) Martinez Iglesia, Cinthia Maribel; Orientação
La investigación analiza el megaproyecto del Corredor Bioceánico Capricornio como eje de
integración regional y como factor de producción o reproducción de desigualdades en el
espacio sudamericano, con énfasis en el caso paraguayo. El trabajo tiene como objetivo
general examinar cómo esta infraestructura impacta en los territorios atravesados,
especialmente en zonas históricamente periféricas como el Chaco paraguayo. El primer
capítulo desarrolla un abordaje teórico e histórico sobre los procesos de integración regional
en América del Sur, evidenciando las tensiones entre cooperación y dependencia, así como
el papel de los actores regionales y el riesgo de reproducción de desigualdades a través de
grandes proyectos. El segundo capítulo se centra en el Corredor Bioceánico como iniciativa
estratégica, identificando sus antecedentes, el papel de China, las negociaciones
interestatales y los actores involucrados. Se analizan los intereses divergentes de Brasil,
Paraguay, Chile, Argentina y Bolivia, así como los desequilibrios emergentes y las tensiones
diplomáticas sobre el trazado. El tercer capítulo profundiza en un estudio de caso territorial
sobre Mariscal Estigarribia, evaluando el impacto local del corredor en dimensiones
sociales, económicas, institucionales y comparativas. Se demuestra que, si bien el proyecto
puede generar oportunidades, existen serias preocupaciones sobre la falta de planificación
inclusiva, el debilitamiento del control estatal, el aumento de riesgos socioambientales y la
exposición a actividades delictivas transfronterizas.
GEOMETRIA DE PROBLEMAS DE NAVEGAÇÃO NO PLANO: A MÉTRICA λ−FUNK E A MÉTRICA G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle; Orientação
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que
foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas
e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi
modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ
do R2 foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”,
para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de
ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e
circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário
centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa
métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula
de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.
Esportes de Combate e Saúde Biopsicossocial no Ensino Superior: Relato de Experiência com o Jiu-Jitsu Brasileiro em um Projeto de Extensão
(2025-12-22) Felipe Andres R Bouldres; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca explicar e descrever o caminho
realizado no projeto de extensão “Jiu-Jitsu Brasileiro na UNILA: esporte com enfoque
biopsicossocial para estudantes universitários”, implementado entre 2023 e 2024 na
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A pesquisa qualitativa e
centrada nos relatos de experiência do projeto, relaciona as vivências práticas observadas
com dados científicos sobre as repercussões físicas, psicológicas e sociais dos esportes de
combate no cenário universitário. A prática do jiu-jitsu revelou resultados benéficos na
condição física, controle emocional, autoconfiança, diminuição do estresse, na otimização
da concentração e no estímulo de atitudes sociais. Ademais, foi evidente um forte efeito na
integração multicultural e no reforço do senso de pertencimento entre os integrantes,
principalmente entre estudantes de outros países, que encontraram no projeto um ambiente
seguro e acolhedor de interação com seus colegas brasileiros. Os resultados percebidos se
relacionam com a literatura atual, que indica o jiu-jitsu como uma atividade capaz de
fomentar a saúde biopsicossocial, favorecer a continuidade acadêmica e colaborar para a
formação completa no ensino superior. Este trabalho também aborda dificuldades
encontradas na realização do projeto e ressalta a relevância da extensão universitária como
instrumento de promoção de saúde e inclusão social no meio acadêmico/universitário. Se
concluiu que iniciativas como essa podem funcionar como ferramentas eficientes de
bem-estar, integração e fortalecimento comunitário, sobretudo em universidades com
pluralidade cultural e exigências complexas de saúde mental.
Dirección de arte en el cine peruano y su papel narrativo: análisis de la película "Un mundo para Julius" (2021)
(2025-12-22) Mallqui Bazán, Camila Antonia; Orientação
O presente trabalho centra-se na análise da direção de arte e seus elementos no filme peruano, Um mundo para Julius (Rossana Díaz Costa, 2021). São analisados o figurino, a cenografia, o mobiliário e os objetos de cena, com suas respectivas cores, formas e texturas. Serão abordadas também as dificuldades que enfrenta a direção de arte dentro da indústria cinematográfica peruana. Este estudo tem como objetivo analisar como os elementos da direção de arte participam da narrativa, do desenvolvimento dos personagens, da atmosfera e da trama do filme. Este trabalho foi realizado seguindo uma metodologia própria de análise fílmica para a análise da direção de arte, além de realizar uma extensa revisão bibliográfica sobre temas afins. Os resultados obtidos após a realização deste estudo demonstram como a direção de arte contribui para demarcar e materializar a divisão de classes sociais dentro de um filme.