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Submissões Recentes
REDES DE PODER NO LEGISLATIVO
(2025-12-22) Wu, Cristhian
Há uma ampla e consistente produção acadêmica sobre burocracias e cargos
comissionados na administração pública brasileira, majoritariamente centrada no Poder
Executivo e frequentemente associada ao presidencialismo de coalizão, notoriamente
enriquecendo o debate político-administrativo do sistema político brasileiro. Contudo, a
dimensão legislativa, em particular o Secretariado Parlamentar (SP) e os Cargos de
Natureza Especial (CNE) no Congresso Nacional, tem sido pouco discutida. Este trabalho
analisa, no âmbito do Poder Legislativo, a estrutura e a dinâmica dos cargos de livre
nomeação e exoneração, contribuindo para sistematizar a discussão sobre a burocracia
legislativa. O trabalho foca na Câmara dos Deputados, com recorte no Estado do Paraná
nas 55ª, 56ª e 57ª legislaturas, comparando parlamentares eleitos e suplentes. O estudo
buscou mapear a distribuição de SP e CNE por mandato, enfatizando padrões de
composição e rotatividade das equipes e mensurando a associação entre a condição de
deputados suplente e titular. A metodologia se divide em uma revisão da literatura sobre a
temática, uma análise de dados administrativos descritivos e uma análise de redes sociais
entre os titulares, suplentes e nomeados. Os resultados documentam variações
relevantes na composição e na rotatividade das equipes parlamentares e evidenciam
diferenças sistemáticas entre eleitos e suplentes quanto ao uso de suas prerrogativas
burocráticas na livre nomeação e exoneração. O estudo contribui para o debate sobre
arranjos institucionais no Legislativo, oferecendo evidências empíricas sobre a relação
entre os deputados e a organização dos gabinetes na Câmara dos Deputados, um tema
central na compreensão do funcionamento da gestão pública.
Avaliação da pegada de carbono de uma edificação em Madeira Lamelada Colada Cruzada. Estudo de caso em módulo de sala de aula no Estado do Paraná
(2025-12-23) Matos, Andrey Felipe de
O setor da construção civil responde por parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa, sobretudo pelo uso intensivo de concreto e aço. Como alternativa, sistemas em madeira engenheirada, como a Madeira Lamelada Colada Cruzada (MLCC), apresentam potencial para reduzir a pegada de carbono das edificações. Este trabalho avalia a pegada de carbono de um módulo unitário de sala de aula em MLCC no estado do Paraná, identifica os elementos construtivos mais contribuintes para as emissões médias totais e discute possibilidades de mitigação. Trata-se de um estudo de caso baseado no quantitativo de materiais fornecido pela empresa responsável pelo projeto. Os fatores de emissão foram obtidos no Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) e em Declarações Ambientais de Produto internacionais, considerando o potencial de aquecimento global de origem fóssil nos módulos A1–A3 da Avaliação do Ciclo de Vida. Os dados do Sidac, originalmente em CO2, foram convertidos para CO2eq com apoio do banco Ecoinvent, e, quando necessário, as unidades funcionais foram harmonizadas, garantindo compatibilidade entre o quantitativo e as fontes de dados dos fatores de emissão. As emissões totais do módulo variaram de 10479,91 a 19396,77 kgCO2eq, com valor médio de 14938,34 kgCO2eq, correspondendo a um fator de emissão médio de 293,02 kgCO2eq/m² para a edificação. A análise pela curva ABC mostrou que sete elementos concentram 79,06% das emissões médias, com destaque para o concreto da fundação, as telhas com núcleo de poliisocianurato e o MLCC estrutural. O concreto permanece como principal contribuinte devido ao elevado volume empregado, e maiores fatores de emissão por unidade de volume, enquanto o MLCC apresenta menores emissões associadas por unidade de volume, reforçando o seu potencial de substituir sistemas convencionais em concreto em edificações de menores emissões.
Resumen
El sector de la construcción representa una fracción significativa de las emisiones globales de gases de efecto invernadero, sobre todo por el uso intensivo de hormigón y acero. Como alternativa, los sistemas en madera ingenierizada, como la madera laminada cruzada, muestran potencial para reducir la huella de carbono de las edificaciones. Este trabajo evalúa la huella de carbono de un módulo unitario de aula en madera laminada cruzada en el estado de Paraná, identifica los elementos constructivos que más contribuyen a las emisiones medias totales y discute posibilidades de mitigación. Se trata de un estudio de caso basado en el cómputo de materiales proporcionado por la empresa responsable del proyecto. Los factores de emisión se obtuvieron del Sistema de Información del Desempeño Ambiental de la Construcción (Sidac) y de Declaraciones Ambientales de Producto internacionales, considerando el potencial de calentamiento global de origen fósil en los módulos A1– A3 de la evaluación del ciclo de vida. Los datos del Sidac, originalmente expresados en CO2, se convirtieron a CO2eq con apoyo de la base de datos Ecoinvent y, cuando fue necesario, se armonizaron las unidades funcionales, garantizando la compatibilidad entre el cómputo de materiales y las fuentes de datos de los factores de emisión. Las emisiones totales del módulo variaron de 10479,91 a 19396,77 kgCO2eq, con un valor medio de 14938,34 kgCO2eq, lo que corresponde a un factor de emisión medio de 293,02 kgCO2eq/m² para la edificación. El análisis mediante la curva ABC mostró que siete elementos concentran el 79,06% de las emisiones medias, destacándose el hormigón de la cimentación, las cubiertas con núcleo de poliisocianurato y la madera laminada cruzada estructural. El hormigón sigue siendo el principal contribuyente debido al elevado volumen empleado y a los mayores factores de emisión por unidad de volumen, mientras que la madera laminada cruzada presenta menores emisiones asociadas por unidad de volumen, lo que refuerza su potencial para sustituir sistemas tradicionales de hormigón en edificaciones de menores emisiones.
Análise espacial multicritério para um traçado ferroviário preliminar com SIG-T e AHP: o caso da conexão entre os portos secos de Cascavel e Foz do Iguaçu
(2025-12-22) Ramos, Adriana Zamora
Durante a fase de projeto de uma ferrovia, a definição do traçado é uma etapa crítica no planejamento dessa infraestrutura, envolvendo decisões complexas que impactam custos logísticos, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Este trabalho tem como objetivo propor e analisar um traçado ferroviário preliminar para a conexão estratégica entre os portos secos de Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), utilizando uma abordagem de Análise Espacial Multicritério que integra o Processo de Análise Hierárquica (AHP) e Sistemas de Informação Geográfica aplicados a Transportes (SIG-T). A metodologia consistiu na estruturação de uma base de dados geoespaciais (altimetria, hidrografia, uso do solo, entre outros) e na consulta a um painel de especialistas para ponderação de variáveis. Inovou-se ao aplicar algoritmos em Python para a verificação automatizada da Razão de Consistência (RC) das matrizes de julgamento, o que resultou na depuração e otimização do modelo inicial de nove para cinco critérios fundamentais. Os resultados indicaram que a Altimetria (35,85%) e a Hidrografia (27,16%) são os fatores determinantes para a viabilidade do trecho. A aplicação do algoritmo de Caminho de Custo Mínimo (Least Cost Path) sobre a superfície de adequabilidade gerou um traçado que minimiza os volumes de terraplenagem e evita zonas de conflito ambiental, validando a hipótese de que a eficiência geométrica é prioritária na região oeste paranaense. Conclui-se que a integração AHP-SIG, suportada por validação estatística, oferece uma ferramenta robusta para subsidiar a tomada de decisão em fases de pré-viabilidade.
Resumen
En la fase de proyecto de una vía ferroviaria, la definición del trazado es una etapa crítica en la planificación de esa infraestructura, que implica decisiones complejas que impactan los costos logísticos, la eficiencia operativa y la sostenibilidad ambiental. Este trabajo tiene como objetivo proponer y analizar un trazado ferroviario preliminar para la conexión estratégica entre los puertos secos de Cascavel y Foz do Iguaçu (PR), utilizando un enfoque de Análisis Espacial Multicriterio que integra el Proceso de Análisis Jerárquico (AHP) y Sistemas de Información Geográfica aplicados al Transporte (SIG-T). La metodología consistió en la estructuración de una base de datos geoespaciales (altimetría, hidrografía, uso del suelo, entre otros) y en la consulta a un panel de expertos para la ponderación de variables. Se innovó al aplicar algoritmos en Python para la verificación automatizada de la Razón de Consistencia (RC) de las matrices de juicio, lo que resultó en la depuración y optimización del modelo inicial de nueve a cinco criterios fundamentales. Los resultados indicaron que la Altimetría (35,85%) y la Hidrografía (27,16%) son los factores determinantes para la viabilidad del tramo. La aplicación del algoritmo de Camino de Costo Mínimo (Least Cost Path) sobre la superficie de aptitud generó un trazado que minimiza los volúmenes de movimiento de tierras (terraplenagem) y evita zonas de conflicto ambiental, validando la hipótesis de que la eficiencia geométrica es prioritaria en la región oeste paranaense. Se concluye que la integración AHP-SIG, respaldada por validación estadística, ofrece una herramienta robusta para apoyar la toma de decisiones en fases de pre-viabilidad.
Del Atlántico al Pacifico; análisis de corredor bioceánico como estructura física en el espacio de América del Sur: mariscal estigarribia en el visor como centro logístico
(2025-12-22) Martinez Iglesia, Cinthia Maribel
A pesquisa analisa o megaproyeto do Corredor Bioceânico Capricórnio como eixo de integração regional e como fator de produção ou reprodução de desigualdades sulamericano, com ênfase no caso paraguaio. O objetivo geral do trabalho é examinar como essa infraestrutura impacta os territórios atravessados, especialmente em zonas historicamente periféricas como o Chaco paraguaio. O primeiro capítulo desenvolve uma abordagem teórica e histórica sobre os processos de integração regional na América do Sul, evidenciando as tensões entre cooperação e dependência, bem como o papel dos atores regionais e o risco de reprodução das desigualdades por meio de grandes projetos. O segundo capítulo foca no Corredor Bioceânico como iniciativa estratégica, identificando seus antecedentes, o papel da China, as negociações interestatais e os atores envolvidos. São analisados os interesses divergentes de Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e Bolívia, bem como os desequilíbrios emergentes e as tensões diplomáticas em torno do traçado. O terceiro capítulo aprofunda um estudo de caso territorial sobre Mariscal Estigarribia, avaliando o impacto local do corredor em dimensões sociais, econômicas, institucionais e comparativas. Demonstra-se que, embora o projeto possa gerar oportunidades, existem sérias preocupações quanto à falta de planejamento inclusivo, ao enfraquecimento do controle estatal, ao aumento dos riscos socioambientais e à exposição a atividades criminosas transfronteiriças.
Resumen
La investigación analiza el megaproyecto del Corredor Bioceánico Capricornio como eje de integración regional y como factor de producción o reproducción de desigualdades en el espacio sudamericano, con énfasis en el caso paraguayo. El trabajo tiene como objetivo general examinar cómo esta infraestructura impacta en los territorios atravesados, especialmente en zonas históricamente periféricas como el Chaco paraguayo. El primer capítulo desarrolla un abordaje teórico e histórico sobre los procesos de integración regional en América del Sur, evidenciando las tensiones entre cooperación y dependencia, así como el papel de los actores regionales y el riesgo de reproducción de desigualdades a través de grandes proyectos. El segundo capítulo se centra en el Corredor Bioceánico como iniciativa estratégica, identificando sus antecedentes, el papel de China, las negociaciones interestatales y los actores involucrados. Se analizan los intereses divergentes de Brasil, Paraguay, Chile, Argentina y Bolivia, así como los desequilibrios emergentes y las tensiones diplomáticas sobre el trazado. El tercer capítulo profundiza en un estudio de caso territorial sobre Mariscal Estigarribia, evaluando el impacto local del corredor en dimensiones sociales, económicas, institucionales y comparativas. Se demuestra que, si bien el proyecto puede generar oportunidades, existen serias preocupaciones sobre la falta de planificación inclusiva, el debilitamiento del control estatal, el aumento de riesgos socioambientales y la exposición a actividades delictivas transfronterizas.
Geometria de problemas de navegação no plano: a métrica λ−funk e a métrica G
(2025-12-22) Tadei, Emanuelle Viviana Gerahadt
Neste trabalho, analisamos um problema de navegação de Zermelo no plano, em que foi considerada a influência de forças externas (como vento ou correnteza) simétricas e concêntricas, tomando um parâmetro de intensidade λ. Essa situação física foi modelada geometricamente, onde um disco aberto centrado na origem e raio 1/λ do R 2 foi munido de uma métrica do tipo Randers, nomeada “métrica de λ−Funk”, para qual explicamos em detalhes expressões de distâncias entre dois pontos, de ponto a segmento de reta, de segmento de reta a ponto, entre segmentos de retas e circunferências. Perturbamos o caso da métrica de 1−Funk no disco aberto unitário centrado na origem, associada a um vetor, obtendo a “métrica G”, verificamos que essa métrica pode ser interpretada como um problema de navegação, induzimos a fórmula de distância entre dois pontos e caracterizamos as circunferências.
Resumen
En este trabajo, analizamos un problema de navegación de Zermelo en el plano, en que se consideró la influencia de fuerzas externas (como viento o corrientes) simétricas y concéntricas, tomando un parámetro de intensidad λ. Esta situación física fue modelada geométricamente, donde un disco abierto centrado en el origen y radio 1/λ de R 2 fue dotado de una métrica del tipo Randers, denominada “métrica de λ−Funk”, para la cual explicamos en detalle expresiones de distancias entre dos puntos, de punto a segmento de recta, de segmento de recta a punto, entre segmentos de rectas y circunferencias. Perturbamos el caso de la métrica 1−Funk en el disco unitario, asociada a un vector, obteniendo la “métrica G”, verificamos que esta métrica puede interpretarse como un problema de navegación, inducimos la fórmula de distancia entre dos puntos y caracterizamos las circunferencias.