Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
OBESIDADE INFANTIL: ASSOCIADA A HIPERTENSÃO E DIABETES COMO FATORES DE RISCOS CARDIOVASCULARES
(2024-02-23) Lorenzo Mendoza Benitez; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
A obesidade infantil, é um problema de saúde pública em países desenvolvidos e em vias de desarrolho, forma parte das doenças crônicas não transmissíveis. Apresenta uma etiologia multifatorial, crônica, afeta sistematicamente e está em aumento a nível mundial, envolvendo fatores genéticos e estilo de vida, junto a outros fatores que influencia tais como: fatores subjacentes tanto a cultura, a educação, condição socioeconômica e o entorno social. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, a traves de bibliotecas virtuais como Scielo, Pubmed, Medline usando os termos como obesidade infantil, sobrepeso, hipertensão e diabetes. Materiais e Métodos: Estudo tipo qualitativo, com uma metodologia descritiva, a traves de recopilação bibliográfica publicada em bibliotecas virtuais, em formato de artigo, relevante com o tema proposto. Conclusão: a obesidade está envolvida na gênese de várias outras doenças, envolvendo vários órgão e sistema, aumentando o risco de doenças cardiovasculares como a hipertensão e diabetes, levando a complicações futuras, começa desde a vida intrauterina e está envolvido na construção social, como o sedentarismo e da própria percepção distorcida do estado nutricional dos pais para os filhos, acreditando que quando estão mais gordinho, tem uma ótima condição física.
Item
Portunhol a partir da paisagem linguística na Universidade Federal da Integração Latino-americana.
(2024) Rebolledo Flores, Alejandro Andrés
Este trabalho surge da minha experiência como estudante chileno no exterior, enfrentando desafios de comunicação ao chegar ao Brasil para estudar na UNILA, na área de Letras - espanhol e português como línguas estrangeiras (LEPLE). Desde minha chegada a Foz do Iguaçu, recebi advertências de professores, amigos brasileiros e outros, sobre a importância de evitar o uso excessivo de Portunhol. Embora inicialmente tenha me desconcertado, ao aprofundar nos campos do meu curso, especialmente em linguística, entendi que essas advertências se baseiam em paradigmas e preconceitos linguísticos que transcendem a mera linguística e se relacionam com políticas linguísticas e fenômenos de contato entre línguas. Portanto, ao realizar meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), decidi investigar o uso do Portunhol no ambiente linguístico da UNILA, por meio da pergunta: De que maneiras o Portunhol se manifesta no Paisagem Linguística (PL) da UNILA? Busco, desta forma, preencher uma lacuna em sua análise, contribuindo para o conhecimento nesta área. Utilizando estudos prévios, uma metodologia quantitativa, bem como a própria metodologia dos estudos da paisagem linguística, esta pesquisa busca se acercar a uma definição do fenômeno do Portunhol e analisar suas características por meio de registros fotográficos. Os objetivos incluem fornecer possíveis definições do Portunhol na UNILA, analisar os fenômenos de mistura linguística e contribuir para sua compreensão no contexto universitário. A metodologia abrange aspectos quantitativos e documentais, com base nas áreas teóricas: Portunhol, Estratégias de comunicação e estudos da paisagem linguística. Os resultados, por meio da análise de um corpus fotográfico específico obtido na universidade, apresentam duas grandes áreas onde o Portunhol se manifesta, bem como duas correntes teóricas que podem explicar este fenômeno linguístico.
Item
Direitos humanos, saúde e meio ambiente: uma análise sócio-histórica da missão das Nações Unidas de estabilização no Haiti (Minustah).
(2024) Felice, Daniel
Este artigo tem como objetivo abordar a intervenção da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) no período de 2004 a 2017, propondo uma análise crítica de sua atuação ao longo dos 13 anos de operação. Enfoca os motivos que justificaram a intervenção internacional, como preocupações com segurança regional, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Além disso, será discutida a centralidade da análise crítica da atuação da MINUSTAH, destacando suas falhas, com foco na epidemia de cólera que abalou o país. Um ponto crucial é a questão da impunidade diante de denúncias de violações de direitos humanos por soldados da MINUSTAH, o que levanta questões éticas e criminais sobre a responsabilidade da comunidade internacional na proteção dos direitos fundamentais dos haitianos. Esse enfoque proporciona uma análise sócio-histórica relevante, integrando temas de direitos humanos, como saúde e meio ambiente no contexto da intervenção da MINUSTAH. A partir dessa análise crítica, o artigo busca tirar conclusões sobre os impactos da intervenção da MINUSTAH no Haiti e discutir seu legado, considerando aspectos positivos e negativos, além das lições aprendidas para orientar futuras operações de paz e intervenções humanitárias. A reflexão proposta visa contribuir para o aprimoramento das práticas e políticas internacionais, visando sempre à promoção da paz, segurança e proteção dos direitos humanos em contextos de intervenção internacional.
Item
A construção da Usina de Itaipu e suas implicações no processo de urbanização em Foz do Iguaçu: o caso da Vila C.
(2024) Schuck, Guilherme
O tardio processo de urbanização no Brasil comparado aos países do centro do sistema capitalista contrasta com a acelerada expansão urbana ocorrida no século XX. Esse processo ocorreu deixando muitos rastros de desigualdade e problemas sociais decorrentes de um planejamento urbano que não era próprio para comportar o rápido crescimento das cidades, nem abarcar o conjunto da sociedade brasileira. Fruto da relação entre Brasil e Paraguai, nasce o projeto da construção de uma usina hidrelétrica em um ponto específico do Rio Paraná. Após estudos sobre a viabilidade do referido projeto, conclui-se que a área localizada em Foz do Iguaçu é propícia para efetivação da proposta, assim dando início à construção da usina, tal como a fundação da Itaipu Binacional. A Itaipu influenciou na organização do espaço urbano de Foz do Iguaçu com a criação das vilas A, B e C, designadas para os diferentes cargos de trabalhadores envolvidos no projeto e execução das obras da hidrelétrica. O projeto da usina trouxe benefícios para Foz do Iguaçu, entretanto, também afetou negativamente algumas camadas da população, contribuindo, assim, com a desigualdade socioespacial no município.
Item
O estado interventor no setor de semicondutores do brasil: comparação das políticas públicas industriais de ciência, tecnologia e inovação no período de 2000 – 2020.
(2024) Dias da Silva, Fabio Marcio
É no contexto dos esforços do Estado Brasileiro em redirecionar seu modelo de crescimento e desenvolvimento econômico, que a partir da primeira metade dos anos 2000 fez surgir uma nova Política Industrial, tendo como premissas um conjunto de diretrizes que privilegiaria a uso da Ciência, da Tecnologia e das inovações para alcançar tal objetivo. Tais Políticas Públicas, em especial, a do setor de semicondutores foi considerada uma das mais relevantes e estratégicas para se atingir um novo patamar industrial, científico, tecnológico, que melhorasse a competitividade das empresas brasileiras, sua inserção internacional, mitigando nosso elevado grau de dependência tecnológica e geopolítica em setor estratégico. Este estudo empírico se propôs investigar as abordagens de intervenção do Estado Brasileiro no setor de semicondutores em comparação aos seus principais parceiros internacionais no setor (Coréia do Sul, Taiwan, Estados Unidos), buscando interpretar e compreender os mecanismos causais do comportamento político do Governo, fundada na corrente Teórica de Escolha Pública (Public Choice Theory), proposta por Buchanan e Tullock, para os quais há um mercado e Falhas de Governo. Essa perspectiva tem o fulcro de identificar os erros e acertos de políticas recentes de Desenvolvimento Industrial, Científico e Tecnológico, como tarefa fundamental de identificar oportunidades a elaboração e implementação de futuras políticas públicas de cunho científico e tecnológico, tomando-se em conta que elas afetam a integração econômico-política do Brasil junto à comunidade de países parceiros na América Latina, assim como em outros Blocos Regionais. Para operacionalizar o problema de pesquisa, foi criado um quadro conceitual que rastreou a cadeia causal que direcionou o Brasil ao insucesso neste campo em relação a um conjunto de países selecionados. Como ponto de partida realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional sobre escolha pública. Esta discussão acerca do papel do Estado na promoção do desenvolvimento volta-se a evidenciar as lacunas existentes no debate brasileiro sobre o tema e apontar linhas de ação possíveis. Analisa-se também a literatura específica sobre a indústria de semicondutores, tanto para expor os fatos mais relevantes acerca da organização desse setor no mundo, quanto para analisar o diagnóstico existente sobre o setor no Brasil. O trabalho utilizou do Método de Process Tracing, para investigação e explicação do processo de obtenção de informações, escolha, decisão e ação dentro do Ciclo de Políticas Públicas no setor em estudo, pela qual várias condições iniciais são traduzidas em resultados. Por um lado, analisam-se diversos documentos oficiais com o intuito de colher informações sobre políticas públicas e outras ações estatais. Por outro lado, faz-se uma pesquisa de campo mediante entrevistas profissionais e políticas da indústria de semicondutores identificadas no Brasil. As três principais conclusões dizem respeito a: (i) ao longo do processo de construção da política de incentivo à indústria de semicondutores no Brasil houve uma incipiente articulação entre o setor público e o setor privado, ao passo que demais países tal condição foi melhor tratada; (ii) Tendo em vista, ser um tema de repercussão macroeconômica e geopolítica e não somente industrial e científica, a pouco compreensão das instâncias políticas nacionais contribuiu para um certo nível de atraso tecnológico no setor, diferentemente dos demais países estudados; e (iii) à participação direta e comprometida do Estado, é fundamental para a viabilização de empreendimentos desde a etapa de design até a manufatura, passando pelo desenvolvimento da propriedade intelectual de componentes semicondutores mais complexos em nível mundial. Entretanto, ainda que muitos resultados já tenham aparecido, o sucesso desse esforço depende da continuidade e atualização destas políticas. Dessa forma, é preciso que a indústria de semicondutores seja continuamente considerada estratégica e prioritária e que tais políticas em conjunto garantam efetividade, ou seja, e repercutem positivamente em termos macroeconômicos, científicos e sociais.