Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?
(Even3, 2018-01-15)
O presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do
fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade
de sua instrumentalização por parte dos ...
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)
Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na
Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa
Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ...
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)
Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como
podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade.
O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ...
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)
O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de
ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências,
desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ...
Ensinar a aprender história: teoria e prática
(Proex/UNILA, 2018-11-30)
A presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, ...
A História da Vida como metodologia para o ensino de História
(Even3, 2018-01-15)
As metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao
Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua
concepção histórica. Muitas são as possiblidades ...
Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?
(Even3, 2018-01-15)
À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta
reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil
no Ensino de História em contexto escolar ...
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)
Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências
oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma
disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ...