Search
Now showing items 1-10 of 12
Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue
(Unila, 2014-10)
O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR
câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido
carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ...
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
(Unila, 2014-10)
O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a
Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por
objetivo apresentar as contribuições ...
Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química
(Unila, 2014-10)
Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino
para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de ...
Perfumes: uma proposta de contextualização para o ensino de Química
(Unila, 2014-10)
Neste trabalho apresentamos uma proposta de aula de química, na qual, serão
tratados os conceitos de solubilidade, concentração e preparo de soluções a partir da
preparação de um perfume. Este trabalho foi desenvolvido ...
Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química
(Unila, 2014-10)
Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da
organização curricular Situação de Estudo (SE), ...
Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
(Unila, 2014-10)
O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução
como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram
estáveis. Em seguida, foi ...
Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona
(Unila, 2014-10)
Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto
PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Campus Apucarana, apresenta uma proposta ...
Estudo de caso: reciclagem do óleo de cozinha
(Unila, 2014-10)
Neste trabalho foi idealizado um estudo de caso criado por bolsistas do projeto PIBID da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. Através do estudo de caso foi
possível apresentar uma questão do ...
Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
(Unila, 2014-10)
Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua
aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de
conteúdos, sem ausência de contextualização. ...
Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio
(Unila, 2014-10)
O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana,
apresenta uma proposta contextualizada ...