Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
(Unila, 2014-10)
O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a
Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por
objetivo apresentar as contribuições ...
Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química
(Unila, 2014-10)
Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino
para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de ...
Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química
(Unila, 2014-10)
Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da
organização curricular Situação de Estudo (SE), ...
Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona
(Unila, 2014-10)
Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto
PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Campus Apucarana, apresenta uma proposta ...
Estudo de caso: reciclagem do óleo de cozinha
(Unila, 2014-10)
Neste trabalho foi idealizado um estudo de caso criado por bolsistas do projeto PIBID da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. Através do estudo de caso foi
possível apresentar uma questão do ...
Experimentação problematizadora no ensino de química: reatividade de compostos saturado einsaturados, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov
(Unila, 2014-10)
Este trabalho apresenta uma proposta de utilização dos três momentos pedagógicos
de Delizoicov na problematização do experimento – Reatividade de Compostos Saturados e
Insaturados - como auxílio no processo de ...