Navegação UNILA | Eventos por assunto "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 163
-
Ações de popularização da ciência na formação de licenciandos em química integrantes do PIBID da UTFPR
(2014-10)A popularização da Ciência em ambientes de educação informal e não formal é defendida por diversos autores como instrumento de formação inicial de professores. Neste contexto, o presente trabalho analisou algumas ações ... -
Ações do Pibid em uma escola do ensino fundamental anos iniciais
(2014-10)As ações do PIBID nas instituições de ensino Municipal e Estadual são de grande valia, pois visam uma maneira diferenciada de ensino-aprendizagem tanto aos alunos da escola quanto aos bolsistas, futuros professores, ... -
Africanidades brasileiras: reconstruindo o discurso pedagógico e valorizando as raízes da cultura brasileira PIBID- língua portuguesa
(2014-10)O presente trabalho tem o objetivo de relatar as intenções e experiências iniciais obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ... -
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire
(2014-10)Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos ... -
Algumas considerações sobre o pibid e as mudanças no processo de formação docente em geografia
(2014-10)O texto que segue apresenta reflexões acerca da formação docente a partir das experiências desenvolvidas no subprojeto de Geografia, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2011 e 2014. Nosso intuito ... -
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes
(2014-10)Os resumos contidos nesta publicação são de inteira responsabilidade de seus autores -
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Arte na escola: um relato de experiência no contexto do projeto Pibid interdisciplinar artes cênicas e música
(2014-10)O presente artigo debate a inserção da Arte na escola de educação básica no ambiente do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, na cidade de Maringá-PR, considerando a experiência vivida em campo através do Programa ... -
Arte, matemática e Pibid: explorando as obras de Vinicius de Moraes e Kandinsky
(2014-10)O projeto envolvendo Arte e Matemática contando com a colaboração de pibidianos (acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência) surgiu em função da comemoração do centenário de Vinicius de Moraes ... -
Arte-cidade: uma proposta de intervenções urbanas no espaço da escola pública
(2014-10)O intuito deste texto é relatar e refletir sobre a construção de um trabalho coletivo em arte que possibilitou a aproximação dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais (bolsistas PIBID) junto à realidade ... -
Artes visuais na educação infantil: intervenções significativas com o PIBID
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas por meio do subprojeto “De que vale olhar sem ver: A Arte na Educação Infantil” desenvolvido pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de ... -
Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização
(2014-10)Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Aula de campo como prática para a interdisciplinaridade
(2014-10)O artigo apresenta uma prática interdisciplinar realizada entre dois projetos do PIBID sendo um pertencente à Universidade Federal do Paraná com o Subprojeto de Geografia e o outro da PUC- PR com o subprojeto de Música ... -
Auto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino Kubitschek
(2014-10)A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham ... -
Centro Estadual Integrado de Educação Básica de Jovens e Adultos Herbert de Souza: história e conquista para cidade de Londrina, no Paraná
(2014-10)Este estudo objetiva demonstrar a história e a importância do Centro Estadual Integrado de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEIEBJA) Herbert de Souza para educandos da cidade de Londrina e região. O Centro tem sua ... -
A compreensão da instiuição escolar para o fortalecimento da formação docente: o resgate histórico da escola
(2014-10)O presente trabalho aborda a pesquisa que está sendo realizado através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Paulo Leminski, o mesmo oferece o curso de magistério, que é ... -
Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamental
(2014-10)É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa ... -
Conquista e desafio: um panorama sobre o Pibid interdisciplinar da UEPG - Eixo I
(2014-10)O artigo tem como finalidade apresentar algumas ações que foram desenvolvidas durante o primeiro semestre de atuação no subprojeto do grupo PIDIB-Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ... -
Considerações sobre o inaf: identificando analfabetos funcionais em uma escola parceira do PIBID/MAT
(2014-10)Essa pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de trabalho em uma escola parceira, onde o subprojeto PIBID/Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido desenvolvido, cujo caráter é identificar ...