Itens para a visualização no momento 68-87 of 148

    • Formação política e cidadania na interface entre TAES, UNILA e Comunidade. 

      Figueiredo, Henrique Roberto; Silva, Letyza Reis Lima da; Dacas, Michele; Tonatto, Regiane Cristina (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Dadas as demandas da greve de 2017 e os efeitos sentidos na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), provocados pelo conturbado cenário político do Brasil entre 2017 e 2018, é que o grupo de extensionistas ...
    • Formação Política e Juventude: Cinedebate a partir do documentário "A rebelião dos pinguins" 

      PEREIRA, Noemi Ferreira Felisberto; MARTINS, Fernando José (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Trata-se de um relato de experiência da ação vinculada ao grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE). O evento buscou ser um espaço de debate e formação política para estudantes ...
    • Fos em FOZ: Frances para fins especificos - da escola à universidade 

      GARCIA GARCIA, Esteban Ricardo; RIBEIRO DOS SANTOS, Jocenilson (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El proyecto de extensión “FOS em Foz: Frances para fines específicos – da escola à universidade” plantea crear y desarrollar el aprendizaje de la lengua francesa a través de dos tipos de acciones. La primera de ellas, crear ...
    • Frontera Intercultural IV 

      Hernández Ninaja, Brigitte Anggie D' La Flor; Tunubala Trochez, Camila; Amato, Laura Janaina Dias (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El presente trabajo trata de presentar el proyecto Frontera Intercultural IV que trata de presentar nuestra diversidad cultural latinoamericana, sensibilizando estudiantes y profesores de enseño fundamental en escuelas ...
    • Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino-aprendizagem de astronomia 

      PINTO, Pauline A.G.; CAPISTRANO, Abraao J.S. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O curso Fundamentos Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem de Astronomia é um projeto que pretende promover e incentivar o ensino de Astronomia, no Oeste de Paraná e na tríplice fronteira, com a participação da ...
    • Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos 

      MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes; CLEOPHAS, Maria das Graças (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. ...
    • Genética clínica: Investigação dos padrões de herdabilidade de doenças humanas por meio da oferta de exames de cariótipo à comunidade assistida pelo SUS 

      Frisso, Paulo Lucas Capelini; Bastos, Natália Sabino; Terencio, Maria Leandra (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O exame de cariótipo, mesmo com suas limitações, continua a ser uma ferramenta fundamental na avaliação genética. É um dos poucos exames de avaliação dos cromossomos disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) mas ...
    • Genética Online 

      ORTIZ BACHEN, Hella Alicia; GARCIA PEREIRA, Luiz Henrique (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El presente proyecto de extensión tiene como objetivo principal crear y desarrollar un ambiente virtual de enseñanza en genética para el nivel superior. Tiene como finalidad ser una herramienta de estudios en los contenidos ...
    • Governança pública na tri-fronteira: Uma analise sobre as características de governança pública. 

      Silveira, Jean Carlos da; Marchi, Jamur Johnas (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Este resumo é um recorte do trabalho de pesquisa intitulado “Governança pública na tri-fronteira” e tem por objetivo identificar características do conceito de governança pública. Para isso foi realizado um levantamento ...
    • Grupo de apoio sobre gestação, parto e aleitamento materno na rede de atenção básica em Foz do Iguaçu 

      SILVA, Ana Caroline Machado da; CZELUSNIAK, Camila Boaventura; FONSECA, Ana Paula Araujo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A realização do grupo de apoio à gestação, parto e aleitamento materno na cidade de Foz do Iguaçu segue como uma construção semanal de laços e confiança entre os estudantes envolvidos no projeto e as participantes do grupo, ...
    • Grupo de flautas dulces de la UNILA 

      Ruibal, Jorge Miguel; Villena, Marcelo Ricardo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El Grupo de Flautas Dulces tiene como objetivo trazar un camino para el desarrollo de la musicalidad del estudiante de la flauta dulce a partir de un instrumento que no se caracteriza por grandes dificultades técnicas ...
    • Grupo de música contemporânea da UNILA 

      Soriano García, María de los Ángeles; Villena, Marcelo Ricardo (Proex/Unila, 2018-11-30)
      El Proyecto Grupo de Música Contemporánea de la UNILA, propone la creación de un grupo dedicado específicamente a interpretar obras musicales de autores actuales en diversas líneas: música de cámara , música popular ...
    • Herbário EVB Itinerante 

      Jesus, Gabriela Alves Silva; Lima, Laura Cristina Pires; Salavaldez, Angela Paredes; Huergo, Elizabeth Martinez; Oliveira, Allan Gabriel Cândido de (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto de extensão intitulado “Herbário EVB itinerante: despertar para o ensino e conservação da Flora Regional”, está em andamento com a exposição Itinerante denominada “Herbário, entre Caminhos e Saberes”, com o ...
    • Idiomas sem fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais 

      Pereira, Joselaine Raquel da Silva; González Zapata, Eileen Karina; Fortes, Laura (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto “Idiomas sem Fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em Línguas Adicionais” nasceu como um ramo do programa governamental “Ciências sem Fronteiras”, com o intuito de aperfeiçoar o ensino das línguas adicionais e ...
    • Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO 

      Santos, Inara Rodrigues dos; Egewarth, Gerhard; Hideo Júnior, Oswaldo; Gimenez Ledesma, Jorge Javier (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o ...
    • Inclusão digital - informática para a 3ª idade. 

      DAVIES, Felipe Souza; SEBOLD, Bruna Cristina de Albuquerque; KAPP, Marcelo Nepomoceno (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A informática veio para ocupar e preencher a vida do homem moderno. Como sempre, as limitações desta área do conhecimento ainda hoje estão presentes na vida de grande parte da sociedade, onde o público com as maiores ...
    • Integração, tecnologia e sociedade: a tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na américa latina 

      CHURA, Luis Carlos; CUNHA, Gabriel Rodrigues da (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El proyecto trata sobre el debate de la producción del conocimiento científico y tecnológico por medio de la traducción como elemento primordial y mediador de este debate. A través de la lectura y traducción del libro “La ...
    • Integrando a UNILA com as rodas de conversa: a utilização da terapia comunitária integrativa (TI) como tecnologia social leva para melhoria das relações interpessoais e sociais, autoestima, empoderamento e saúde na comunidade externa 

      Jean, Pascal; Svoboda, Walfrido Kühl (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A TCI é considerada uma ferramenta de construção de redes sociais solidárias, onde todos se tornam coresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano (aumentando a resiliência), num ambiente acolhedor ...
    • Italiano nella frontiera 

      Soares, Fátima Auxiliadora Langbeck; Samuel, Emmanuel; Figueiredo, Natalia dos Santos (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A proposta da ação de extensão Italiano nella Frontiera é oferecer um curso de idioma que atenda às necessidades de estudantes, professores e profissionais que desejam iniciar ou aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e ...
    • Índice de preços da cesta básica na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu-PR 

      Bispo Zottis, Jatniel Mateus; Díaz Morán, José Abraham; Buturi, Débora Kassem; Kawamura, Henrique Coelho (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Um índice de custo da cesta de alimentos é importante por permitir que o conjunto da sociedade – tanto consumidores como empresas – possa ter conhecimento sobre as variações dos preços dos produtos que compõem a cesta ...