Now showing items 1-20 of 148

  • Grupo de apoio sobre gestação, parto e aleitamento materno na rede de atenção básica em Foz do Iguaçu 

    SILVA, Ana Caroline Machado da; CZELUSNIAK, Camila Boaventura; FONSECA, Ana Paula Araujo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    A realização do grupo de apoio à gestação, parto e aleitamento materno na cidade de Foz do Iguaçu segue como uma construção semanal de laços e confiança entre os estudantes envolvidos no projeto e as participantes do grupo, ...
  • Estou grávida e agora??......Roda de conversa 

    CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura; CAMPOS ARZE, Wilma Nancy (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de ...
  • Educação Sexual nas escolas 

    ASSIS, Jonathan Mazaia; ARZE, Wilma Nancy Campos (2018-11-30)
    Este projeto traz como tema “A educação sexual nas escolas”, as palestras tinham como público alvo os adolescentes de 13 a 17 anos e adultos do programa de Ensino para Jovens Adultos (EJA), efetivamente matriculados na ...
  • Plantas alimentícias não convencionais em escolas de Foz do Iguaçu. 

    BORDA, Roxana Mamani; MOREIRA, Júlio da Silveira (Proex/Unila, 2018-11-30)
    Muitas plantas denominadas daninhas, pragas, etc., devido a que crescem entre as plantas cultivadas, mas são desconhecidos seus benefícios que podem oferecer na comunidade. A população mundial usa principalmente plantas ...
  • Uma proposta educativa a partir de práticas na construção de uma horta ecológica. 

    DIAS, Raquel Rodrigues; BECKER, Márcia Regina (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O trabalho compreende a descrição de uma proposta educativa a partir da construção de uma horta ecológica, sendo essa, uma ação ligada ao projeto de extensão “A Prática na Construção do Conhecimento Científico”. ...
  • Observatorio de la Integración en América del Sur: estructuración del banco de dados sobre la integración y las perspectivas para las relaciones sul-sul. 

    PURMANN, Ingrid Lorena Ortega; OLIVEIRA, Lucas Kerr de (Proex/Unila, 2018-11-30)
    El Observatorio de Integración en América del Sur es un proyecto de extensión diseñado para alcanzar a la comunidad tanto académica como externa, visando demostrar la importancia de los procesos integracionistas de la ...
  • Práticas participativas em paisagismo. 

    FARIAS, Douglas de Almeida; RAMMÉ, Juliana (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente trabalho trata da divulgação do projeto de extensão “Praticas participativas em paisagismo”, realizada por docentes e estudantes da área de arquitetura e urbanismo da UNILA em parceria com docentes, funcionários ...
  • Índice de preços da cesta básica na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu. 

    BISPO ZOTTIS, Jatniel Mateus; MORÁN, José Abraham Díaz; BUTURI, Débora Kassem; KAWAMURA, Henrique Coelho (Proex/Unila, 2018-11-30)
    Um índice de custo da cesta de alimentos é importante por permitir que o conjunto da sociedade – tanto consumidores como empresas – possa ter conhecimento sobre as variações dos preços dos produtos que compõem a cesta ...
  • Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: Uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu (PR) 

    CONSTANTE, Paula de Sousa; CARVALHO, Wolney Roberto (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente projeto de extensão possui como meta contribuir para a emancipação de adolescentes, jovens e toda comunidade interessada no que concerne ao planejamento financeiro familiar e planejamento pessoal, bem como ...
  • Encontros pela diversidade 

    SILVA, Gabriela Leite de Almeida; SILVA, Cleusa Gomes da (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O Encontros pela diversidade, é uma iniciativa que, em conjunto com entidades e instituições de Foz do Iguaçu procura difundir o debate acerca da diversidade. Seja ela cultural, de gênero, de sexualidade ou de corpos. ...
  • Tecnociencia "camino al interés científico" 

    ARIAS ORTIZ, Francisco Javier; SOUSA GÓES, Márcio (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Una de las misiones de las instituciones públicas y gratuitas de calidad instaladas en una ciudad es la búsqueda de fomentar prácticas, saberes y crear vínculos con la comunidad a su alrededor. En ese sentido el proyecto ...
  • Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III" 

    MARTINS, André Vitor de Lima; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de ...
  • Projeto Extensão "Panambi: Poesia para crianças" 

    ROJAS, Liliana E.Z.; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M.; QUINTEIRO, Luis Castro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    O projeto Panambi: poesia para crianças busca a transformação dos sujeitos por meio da poesia, da leitura, da imaginação e da criatividade. Trata-se de continuação de um trabalho desenvolvido com a atuação e participação ...
  • Seminarios abiertos sobre la palabra: entre la literatura y la política 

    LANZA, Mariano; CHECCHIA, Cristiane (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Este proyecto de extensión consiste en la realización de seminarios abiertos a la comunidad para reflexionar sobre y a partir de la palabra: entre la literatura, la verdad y la política. Tales actividades serán realizadas ...
  • Tekoha Guasu - Campanha pelo tombamento do marco da Três Fronteiras enquanto patrimônio cultural 

    COSTA, Nayara Ohana Soares; LOUVAIN, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Como resultado do exercício de plebiscito proposto pelo projeto de extensão Educação Patrimonial na UNILA, realizado com os discentes do fundamental do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, surgiu a ideia de pedir o ...
  • Projeto de Extensão "UNILA e Unati em Integração" 

    SANTOS, Ricardo L.; ANDRADE, Ligia K.M. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Este projeto constitui uma ação de extensão que visa a integrar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) a partir de atividades culturais e artísticas ...
  • Projeto de Educação tutorial - (PET-ESTRUTURAS_ECI) 

    RODRIGUES, Bruna Monteiro; GUADALUPE, Ulises Bobadilla (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o programa de educação tutorial – PET para o curso de engenharia civil de infraestrutura da UNILA, instituído primeiramente como projeto de extensão e com o objetivo de ...
  • Rasanbleman: Coletivo de estudos culturais haitianos 

    PUBIEN, Shellot; FRANCIQUE, Jouvenson; PERETI, Emerson (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Como tentativa de contribuir para o desenvolvimento de políticas de acolhimento linguísticas, culturais, sociais e acadêmicas para as comunidades migrantes haitianas, este projeto propõe uma série de ações de contato ...
  • Integração, tecnologia e sociedade: a tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na américa latina 

    CHURA, Luis Carlos; CUNHA, Gabriel Rodrigues da (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    El proyecto trata sobre el debate de la producción del conocimiento científico y tecnológico por medio de la traducción como elemento primordial y mediador de este debate. A través de la lectura y traducción del libro “La ...
  • Gamificação como ferramenta no ensino de ciências em turmas de educação para jovens e adultos 

    MEDINA, Lindolfo de Paula Fernandes; CLEOPHAS, Maria das Graças (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    A necessidade de aperfeiçoamento das metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender os anseios do século XXI, se torna uma demanda que requer pesquisas e, sobretudo, resultados que possam contribuir com tal processo. ...