Now showing items 1-20 of 148

  • Integrando a UNILA com as rodas de conversa: a utilização da terapia comunitária integrativa (TI) como tecnologia social leva para melhoria das relações interpessoais e sociais, autoestima, empoderamento e saúde na comunidade externa 

    JEAN, Pascal; SVOBODA, Walfrido (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    A TCI é considerada uma ferramenta de construção de redes sociais solidárias, onde todos se tornam coresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano (aumentando a resiliência), num ambiente acolhedor ...
  • Grupo de apoio sobre gestação, parto e aleitamento materno na rede de atenção básica em Foz do Iguaçu 

    SILVA, Ana Caroline Machado da; CZELUSNIAK, Camila Boaventura; FONSECA, Ana Paula Araujo (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    A realização do grupo de apoio à gestação, parto e aleitamento materno na cidade de Foz do Iguaçu segue como uma construção semanal de laços e confiança entre os estudantes envolvidos no projeto e as participantes do grupo, ...
  • Eternizar-te humanização hospitalar 

    QUOOS, Camila; TALAVERA, Elias Júnior Cardozo; FERMINO, Fabiana Aidar (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    A importância da integralidade do cuidado e da promoção de saúde no contexto da tríplice fronteira motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão Eternizar-te Humanização Hospitalar, iniciado em 2017, o qual de modo ...
  • Estou grávida e agora??......Roda de conversa 

    CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura; CAMPOS ARZE, Wilma Nancy (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de ...
  • Educação Sexual nas escolas 

    ASSIS, Jonathan Mazaia; ARZE, Wilma Nancy Campos (2018-11-30)
    Este projeto traz como tema “A educação sexual nas escolas”, as palestras tinham como público alvo os adolescentes de 13 a 17 anos e adultos do programa de Ensino para Jovens Adultos (EJA), efetivamente matriculados na ...
  • Plantas alimentícias não convencionais em escolas de Foz do Iguaçu. 

    BORDA, Roxana Mamani; MOREIRA, Júlio da Silveira (Proex/Unila, 2018-11-30)
    Muitas plantas denominadas daninhas, pragas, etc., devido a que crescem entre as plantas cultivadas, mas são desconhecidos seus benefícios que podem oferecer na comunidade. A população mundial usa principalmente plantas ...
  • Herbário EVB Itinerante 

    JESUS, Gabriela Alves Silva; LIMA, Laura Cristina Pires; SALAVALDEZ, Angela Paredes; HUERGO, Elizabeth Martinez; OLIVEIRA, Allan Gabriel Cândido de (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O projeto de extensão intitulado “Herbário EVB itinerante: despertar para o ensino e conservação da Flora Regional”, está em andamento com a exposição Itinerante denominada “Herbário, entre Caminhos e Saberes”, com o ...
  • Uma proposta educativa a partir de práticas na construção de uma horta ecológica. 

    DIAS, Raquel Rodrigues; BECKER, Márcia Regina (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O trabalho compreende a descrição de uma proposta educativa a partir da construção de uma horta ecológica, sendo essa, uma ação ligada ao projeto de extensão “A Prática na Construção do Conhecimento Científico”. ...
  • Observatorio de la Integración en América del Sur: estructuración del banco de dados sobre la integración y las perspectivas para las relaciones sul-sul. 

    PURMANN, Ingrid Lorena Ortega; OLIVEIRA, Lucas Kerr de (Proex/Unila, 2018-11-30)
    El Observatorio de Integración en América del Sur es un proyecto de extensión diseñado para alcanzar a la comunidad tanto académica como externa, visando demostrar la importancia de los procesos integracionistas de la ...
  • Participação estudantil na elaboração do plano de desenvolvimento institucional da UNILA 

    QUEIROZ, Eduarda Moura; SILVA, Letyza Reis Lima da; MARCHI, Jamur Johnas (Proex/Unila, 2018-11-30)
    A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o marco para as Instituições de Ensino Superior - IES, que desenvolvem mecanismos para estruturar e dimensionar ações estratégicas nas Universidades. Através ...
  • Práticas participativas em paisagismo. 

    FARIAS, Douglas de Almeida; RAMMÉ, Juliana (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente trabalho trata da divulgação do projeto de extensão “Praticas participativas em paisagismo”, realizada por docentes e estudantes da área de arquitetura e urbanismo da UNILA em parceria com docentes, funcionários ...
  • Índice de preços da cesta básica na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu. 

    BISPO ZOTTIS, Jatniel Mateus; MORÁN, José Abraham Díaz; BUTURI, Débora Kassem; KAWAMURA, Henrique Coelho (Proex/Unila, 2018-11-30)
    Um índice de custo da cesta de alimentos é importante por permitir que o conjunto da sociedade – tanto consumidores como empresas – possa ter conhecimento sobre as variações dos preços dos produtos que compõem a cesta ...
  • Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: Uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu (PR) 

    CONSTANTE, Paula de Sousa; CARVALHO, Wolney Roberto (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O presente projeto de extensão possui como meta contribuir para a emancipação de adolescentes, jovens e toda comunidade interessada no que concerne ao planejamento financeiro familiar e planejamento pessoal, bem como ...
  • Governança pública na tri-fronteira: Uma analise sobre as características de governança pública. 

    SILVEIRA, Jean Carlos da; MARCHI, Jamur Johnas (Proex/Unila, 2018-11-30)
    Este resumo é um recorte do trabalho de pesquisa intitulado “Governança pública na tri-fronteira” e tem por objetivo identificar características do conceito de governança pública. Para isso foi realizado um levantamento ...
  • Encontros pela diversidade 

    SILVA, Gabriela Leite de Almeida; SILVA, Cleusa Gomes da (Proex/Unila, 2018-11-30)
    O Encontros pela diversidade, é uma iniciativa que, em conjunto com entidades e instituições de Foz do Iguaçu procura difundir o debate acerca da diversidade. Seja ela cultural, de gênero, de sexualidade ou de corpos. ...
  • TEKOHA GUASU IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial 

    DUARTE, Anderson; BARBOSA, Welita; LOUVAIN, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Tekoha Guasu em guarani significa “Aldeia Grande” ou “Nossa Grande Aldeia”, um conceito subjetivo que denota a uma concepção coletiva de pertencimento e comunidade. Partindo dessa concepção, o projeto de extensão de educação ...
  • Tecnociencia "camino al interés científico" 

    ARIAS ORTIZ, Francisco Javier; SOUSA GÓES, Márcio (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Una de las misiones de las instituciones públicas y gratuitas de calidad instaladas en una ciudad es la búsqueda de fomentar prácticas, saberes y crear vínculos con la comunidad a su alrededor. En ese sentido el proyecto ...
  • Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III" 

    MARTINS, André Vitor de Lima; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de ...
  • Projeto Extensão "Panambi: Poesia para crianças" 

    ROJAS, Liliana E.Z.; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M.; QUINTEIRO, Luis Castro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    O projeto Panambi: poesia para crianças busca a transformação dos sujeitos por meio da poesia, da leitura, da imaginação e da criatividade. Trata-se de continuação de um trabalho desenvolvido com a atuação e participação ...
  • Seminarios abiertos sobre la palabra: entre la literatura y la política 

    LANZA, Mariano; CHECCHIA, Cristiane (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Este proyecto de extensión consiste en la realización de seminarios abiertos a la comunidad para reflexionar sobre y a partir de la palabra: entre la literatura, la verdad y la política. Tales actividades serán realizadas ...