Recent Submissions

  • Leitura de narrativa policial 

    Manika, Kauana da Costa; Rubio, Eduardo Fava (SIEPE, 2019)
    O Curso de Leitura de Narrativa Policial foi pensado a partir do desejo de instigar a comunidade acadêmica e o público externo à universidade a exercitar e desenvolver a leitura, trabalhando-a em grupo, de contos ficcionais ...
  • Laboratório de tradução da UNILA 

    González, Rocio; Oliveira, Bruna Macedo de (SIEPE, 2019)
    O projeto de extensão Laboratório de Tradução da UNILA aparece sob o contexto multi(pluri)lingue da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e sua proposta de integração solidária. Este projeto busca ...
  • Integração, tecnologia e sociedade: a traduação como uma ponte para transmissão de conhecimento na América Latina 

    Marques, Kaleb; Cunha, Gabriel Rodrigues da; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
    O projeto “Integração, Tecnologia e Sociedade: A tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na América-Latina” visa realizar a tradução do livro "La ciencia y la tecnología como procesos sociales" (1999), ...
  • Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática - UNILA/GEEM - UNILA 

    Moyses, Junior Rodrigues; Silva, Priscila Gleden Novaes da (SIEPE, 2019)
    O Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática (GEEM / UNILA) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) que possui como finalidade principal oferecer aos professores de ...
  • Genética online 

    Challco Mercado, Gabriela Milena; Ortiz Bachen, Hella Alicia; Kao, Larissa Sthefany; Pereira, Luiz Henrique Garcia (SIEPE, 2019)
    El proyecto de Genética Online tiene como objetivo principal crear y proporcionar un ambiente virtual, con la finalidad de reforzar los estudios y mejorar el redimiendo académico de los estudiantes de la Universidad ...
  • Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master 

    Hericks, Ane Elise; Fellini, Dinéia Ghizzo Neto (SIEPE, 2019)
    Diante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com ...
  • Español en la Triple Frontera 

    Castro Chanchay, Deysi Lisseth; Figueiredo, Natalia Dos Santos (SIEPE, 2019)
    La propuesta de la acción es ofrecer la enseñanza de español a través de cursos de niveles básico, intermedio y avanzado para la comunidad de Foz do Iguaçu y región desde una perspectiva intercultural y con la temática ...
  • Entendendo os fenômenos da natureza 

    Azcurra, Gabriel Terra; Calado, Vitória de Sousa; Stefanello, Ana Clarissa (SIEPE, 2019)
    O projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza” vem sendo ofertado em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, junto com o curso de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade ...
  • Ciclo de Literatura Latino-Americana comparada 

    Quispe Chavez, Yanet Lorena; Rediver Guizzo, Antonio (SIEPE, 2019)
    O Projeto de extensão Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada realiza palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana com o fim de promover a divulgação, para a comunidade acadêmica e para a ...
  • Bonjour Foz do Iguaçu 

    Clerdine, Luberisse; Jean Luc, Desir; Mamadou, Alpha Diallo (SIEPE, 2019)
    O projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. ...
  • BIELA - Biblioteca Latinoamericana de fuentes y materiales didácticos 

    Castañeda, Norma; Balestra, Juliana (SIEPE, 2019)
    Este texto expone el trabajo realizado en el proyecto BIELA a lo largo del último año, entre marzo y septiembre de 2019. El proyecto ​ hace parte del programa de Extensión de UNILA, cuyo objetivo principal es vincular a ...
  • A Tecnociência: como caminho para o interesse científico 

    Velasco, Eric; D'Ecclesiis, Jazmin; Góes, Márcio Sousa (SIEPE, 2019)
    Este projeto visa sobretudo a transferência de conhecimento gerado na universidade federal para a sociedade, fortalecendo a relação intrínseca entre as instituições de ensino superior e a comunidade no campo amplo da ...
  • Políticas públicas de desarrollo rural y seguridad alimentaria en el ámbito de la REAF (Reunión Especializada sobre Agricultura Familiar) 

    Sanabria Zambrano, Anderson Estiben; Belem, Regis da Cunha (SIEPE, 2019)
    Debido a la creación del Mercosur nace la necesidad de instituir un espacio de diálogo referente a la crisis de la pequeña agricultura. Esta experiencia se encuentra en la Reunión Especializada sobre Agricultura Familiar ...
  • Observatório dos BRICS e das Relações Sul-Sul 

    Lisboa, Willian Aparecido de Brito; Rabelo, Felipe Nagual Paranhos; Johnston, Eduarda Santana; Borges, Fábio (SIEPE, 2019)
    Esse projeto de extensão consiste na consolidação do Observatório dos BRICS, destinado a monitorar a Estratégia adotada pelos países do grupo BRICS, Brasil Rússia, Índia, China e África do Sul. Serão temas das análises ...
  • Observatório de Democracias 

    Ponciano R., Maila; Escobar L. R., Stefany; Mesquita R., Lucas (SIEPE, 2019)
    O projeto Observatório de Democracias tem como objetivo prover dados sistematizados e atualizados sobre democracia e observação eleitoral no MERCOSUL, além de fornecer análises sobre a temática, permitindo que os cidadãos ...
  • Observatório da energia e da geopolítica dos recursos energéticos na América Latina 

    Arias Ortiz, Francisco Javier; Oliveira, Lucas Kerr (SIEPE, 2019)
    O procedimento para a realização desta ação reside na manutenção de um site público e de acesso gratuito do Observatório da Geopolítica da Energia e dos Recursos Energéticos, com um banco de dados aberto, que permite a ...
  • Núcleo de apoio aos povos da terra 

    Oliveira, Ian de Oliveira; Pires, Elisane Ramirez; Moreira, Júlio da Silveira (SIEPE, 2019)
    O presente artigo relata as atividades realizadas pelo projeto Núcleo de Apoio aos Povos da Terra (NAP Terra), como a Feira Agroecológica na Universidade Federal da Integração Latina Americana (UNILA), no município de ...
  • Avaliação do desempenho escolar no ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçu/PR 

    Herasme, Emelyn Glorys; Nicolas, Maria Alejandra (SIEPE, 2019)
    El proyecto de extensión, de carácter interdisciplinar busca identificar cuáles aspectos contribuyeron en la mejoría de la calidad de la enseñanza fundamental y secundaria em la ciudad de Foz de Iguaçu, así como investigar ...
  • A supervisão de estágio na UNILA: o processo de supervisão direta em questão 

    Neri, Filipe Silva; Sander, Cristiane; Lira, Talita de Melo; Oliveira, Robson de (SIEPE, 2019)
    O Projeto de Extensão ora apresentado pretende oferecer um espaço de formação aos supervisores de campo de estágio em Serviço Social da UNILA, através de Curso de Capacitação, refletindo sobre a relação entre a supervisão ...
  • Precisamos e vamos falar de violência! 

    Omi, Bárbara Azevedo; Hickmann, Ana Luisa; Montalbetti, Cynthia Jazmin Luna; Euclides, Ingrid Nascimento; Webber, Maria Aparecida (SIEPE, 2019)
    O presente trabalho visa compartilhar reflexões iniciais proporcionadas pelo projeto de extensão intitulado “Precisamos e vamos falar de violência”, iniciado em março de 2019 na Universidade Federal da Integração ...

View more