Navegação UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 26
-
Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática
(2016)O universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com ... -
Che ñe' ẽ - a língua guarani nas escolas de Foz do Iguaçu
(Ivanilda da Silva Mongelos, 2018-12-17)O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos alunos falantes de Guarani nas escolas públicas da cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi entender qual a história da região com a ... -
O conceito de Soft Power e a Educação superior: uma análise do caso da Unila
(2017-12-27)Por séculos a forma de manutenção da hegemonia dos países dominantes foi realizada por meio do uso de seu poderio bélico e forças militares, contudo com o passar dos anos e a busca pela pacificação mundial fizeram com que ... -
Conquistas e desafios da Educação nos Planos de ação do setor educacional do MERCOSUL
(2019-12-10)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História - Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre as conquistas e desafios da educação no Setor Educacional ... -
Conservadorismo, educação e direitos humanos: uma análise a partir da Cúpula Conservadora das Américas
(2019-08-19)Este trabalho tem por objetivo analisar a questão educacional constante no documento final emitido como resultado das discussões ocorridas na Cúpula Conservadora das Américas, chamado de Carta de Foz, e, para isso, ... -
A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
(2019-12-12)Este artigo apresentará a construção da educação através de momentos históricos que demarcaram o cenário das políticas atuais de educação. Tendo como base a percepção do serviço social para contribuir no que diz respeito ... -
Contribuições das ferramentas digitais para monitoria acadêmica no curso de medicina em tempos de pandemia de Covid-19: relato de experiência
(2024)A pandemia do COVID-19 ampliou a necessidade do uso de ferramentas digitais nas atividades de ensino, com o intuito de dar seguimento às atividades acadêmicas e oportunizar a interação entre docentes e discentes. Objetivo: ... -
Da Reforma do Ensino Médio às possibilidades da Educação Pupular: caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médio
(2019-12-09)Recentemente, no breve governo Temer, foram aprovadas a Reforma do Ensino Médio brasileiro e a Base Nacional Curricular Comum. Estas medidas fazem parte do avanço da agenda neoliberal e a educação é um campo importante ... -
Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno
(2019-11-23)Diversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos ... -
Educação e ordem: um estudo de caso em uma escola cívico-militar do oeste paranaense
(2023)Este artigo explora o fenômeno das escolas cívico-militares no Brasil, com foco em um estudo de caso realizado em um colégio desse modelo na região oeste paranaense. A pesquisa é motivada pela crescente adesão a esse ... -
A Educação em Direitos Humanos na Disciplina de Geografia no Ensino Médio
(2022)A elaboração deste trabalho explora a necessidade de se pensar de que forma os professores da disciplina de Geografia no Ensino Médio, pautados em uma educação de valores, podem contribuir, junto aos seus alunos, para a ... -
Uma história intelectual das ideias educacionais em Bell Hooks.
(2024)Este trabalho tem como foco reunir algumas ideias, principalmente as educacionais que bell hooks desenvolveu em suas obras ao longo da sua trajetória, nos debruçamos a pesquisar essas ideias em seu livro: "Ensinando a ... -
Implementação da Lei 10.639/03: O Movimento hip hop como forma de ampliação do debate étnico-racial na educação
(2016)Esta Monografia, intitulada Implementação da lei 10.639/03:O Movimento hip hop como forma de ampliação do debate étnico-racial na educação, aborda as práticas do Movimento hip hop como estratégias pedagógicas para a ... -
Migração e hábitos alimentares em ambientes educacionais: o caso da Tríplice-fronteira
(2016)Este artigo aborda as questões relacionadas à alimentação escolar na fronteira. O objetivo do estudo é discutir como acontecem as mudanças e continuidades das práticas alimentares após a migração e como se constroem hábitos ... -
Monitoria virtual do Programa de Integração Escola Serviço Comunidade I no contexto da pandemia da Covid 19: relato de experiência
(2024)A pandemia da COVID-19 trouxe expressivas mudanças no cenário social, econômico, de saúde e também educacional. No âmbito escolar, visando dar continuidade ao ensino e conter a propagação do vírus, as atividades foram ... -
O movimento e programa Escola Sem Partido: origens e implicações
(2019-06-28)O presente texto é resultado do trabalho de conclusão do curso de especialização em Direitos Humanos na América Latina. Tem como objeto o Movimento Escola sem Partido (MESP) e o Programa Escola sem Partido (PESP), criados ... -
Notas sobre a importância da Educação no desenvolvimento econômico brasileiro
(2016-07-22)Este trabalho procura entender a concepção de desenvolvimento e as relações existentes entre educação e desenvolvimento econômico e de que forma essas relações influenciam na distribuição de renda dos indivíduos e no ... -
Oficina de intervenção no ambiente escolar: Direitos Humanos, educação e interculturalidade
(2019-10-30)O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma reflexão e alguns resultados de práticas executadas na primeira etapa de uma oficinal de intervenção ocorrido em uma escola da rede estadual de Minas Gerais durante o ... -
O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu
(2019-12-12)Este trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do ... -
A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
(2014)A busca pela integração no continente latino-americano tem passado por diversos ciclos que datam desde a primeira metade do século XIX até o período atual, cada iniciativa rumo à integração da América Latina foi reflexo ...