Conservadorismo, educação e direitos humanos: uma análise a partir da Cúpula Conservadora das Américas
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a questão educacional constante no
documento final emitido como resultado das discussões ocorridas na Cúpula
Conservadora das Américas, chamado de Carta de Foz, e, para isso, realizaram-
se estudos para a construção de conceitos baseados em revisão bibliográfica e
análise de reportagens. O texto inicia-se com a contextualização da emergência
da nova direita no Brasil, que culmina na realização da Cúpula e na eleição do
presidente Jair Bolsonaro. Segue com uma narrativa linear do ocorrido durante
a tarde do dia 08 de dezembro de 2018 em Foz do Iguaçu, local escolhido para
a realização do evento por sua posição na tríplice fronteira. Também foram
analisados os pontos referentes à educação constantes na Carta de Foz, através
da utilização de referencial teórico, criticando o liberalismo e o conservadorismo
presentes. O texto apresenta ainda o conservadorismo crescente que vem se
apresentando no discurso de alguns representantes e como a pauta vem
avançando através de projetos de lei, e finaliza pensando em formas de
combatê-lo, através de uma educação libertadora e pautada nos direitos
humanos The objective of this work is to analyze the educational issue included in the final
document issued as a result of the discussions held at the Conservative Summit
of the Americas, called the Foz Charter, and for this purpose, studies were carried
out to construct concepts based on bibliographic review and analysis of reports.
The text begins with the contextualization of the emergence of the new right in
Brazil, culminating in the holding of the Summit and the election of President Jair
Bolsonaro. It follows with a linear narrative of what happened during the afternoon
of December 08, 2018 in Foz do Iguaçu, chosen for the accomplishment of the
event by its position in the triple border. Were also analyzed the points regarding
education contained in the Charter of Foz, through the use of theoretical
reference, criticizing the liberalism and conservatism present. The text also
presents the growing conservatism that has been presented in the speech of
some representatives and how the agenda has been advancing through bills, and
ends up thinking about ways to combat it, through a liberating education based
on human rights