• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da Reforma do Ensino Médio às possibilidades da Educação Pupular: caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médio

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (389.4Kb)
Ata de defesa (820.3Kb)
Date
2019-12-09
Author
Alparone, Rafaella Barbosa
Metadata
Show full item record
Abstract
Recentemente, no breve governo Temer, foram aprovadas a Reforma do Ensino Médio brasileiro e a Base Nacional Curricular Comum. Estas medidas fazem parte do avanço da agenda neoliberal e a educação é um campo importante para o estabelecimento deste domínio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artigo tem como objetivo a análise dos possíveis efeitos desta reforma recortando através da tensão entre trabalho intelectual e trabalho manual partindo da abordagem marxista e, em seguida, apresentar caminhos para a construção de uma contraproposta a este Novo Ensino Médio. Através do resgate histórico de experiências da educação popular, apresentamos uma perspectiva de transformação educacional através da cultura junto a princípios pedagógicos para uma educação contra-hegemônica que importe América Latina.
 
Recientemente, en el breve gobierno de Temer, se aprobaron la Reforma de la Escuela Secundaria de Brasil y la Base de Currículo Común Nacional. Estas medidas son parte del avance de la agenda neoliberal y la educación es un campo importante para el establecimiento de este dominio (Ducasse, 2015; Freitas, 2018). Este artículo tiene como objetivo analizar los posibles efectos de esta reforma y luego presentar formas de construir una contrapropuesta a esta nueva escuela secundaria. A través del rescate histórico de experiencias de educación popular, presentamos una perspectiva de transformación educativa a través de la cultura junto con principios pedagógicos para una educación contrahegemónica que es importante en América Latina
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5351
Collections
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV