Navegação Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por título
Itens para a visualização no momento 31-50 of 56
-
A importância do PIBID na formação de professores
(Even3, 2018-01-15)O texto relata uma experiência de ensino, vivida durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, na Escola de Educação Básica Valesca Carmen Resk Parizotto, ... -
Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
(Even3, 2018-01-15)Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por ... -
Interpretaciones de Historia y Memoria del Conflicto Armado Colombiano como Disputa de Hegemonía
(Even3, 2018-01-15)Sobre el origen del actual conflicto armado que hay en Colombia existe un debate abierto en la búsqueda de establecer su origen y sus causas o los elementos fundacionales que lo generaron. Los análisis desarrollados, que ... -
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
(Even3, 2018-01-15)O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa ... -
Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade
(Even3, 2018-01-15)O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de ... -
Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba
(Even3, 2018-01-15)Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ... -
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
(Even3, 2017-01-15)O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. ... -
La historia argentina reciente en la escuela secundaria: modos de nombrar y abordar la última dictadura
(Even3, 2018-01-15)En este trabajo analizo la historia argentina reciente en el nivel secundario tomando particularmente los modos de nombrar y trabajar la última dictadura (1976-1983) presentes tanto en los contenidos curriculares como ... -
Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil
(Even3, 2017-01-15)O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ... -
Leituras do passado e disputas de memória: representações sociais do Vale do Paraíba
(Even3, 2018-01-15)Em dezembro de 2016, uma reportagem de The Intercept Brasil denunciou a prática de encenação dos tempos de escravidão, que permitia que turistas fossem servidos por pessoas negras vestidas como escravas sem qualquer ... -
Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
(Even3, 2018-01-15)A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições ... -
Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, ... -
Memória e esquecimento de Moisés Bertoni
(Even3, 2018-01-15)A memória é hoje, tema de interesse vasto e crescente nas áreas sociais e, longe de ser estudada como uma mera condição biológica dá lugar a alternativas tornando-se sinônimo da disciplina de História. A maior parte dos ... -
Noções de Jovens sobre a Política no Futebol: a experiência do Grupo Focal
(Even3, 2018-01-15)A influência histórico-política dos clubes de futebol no Brasil circunda os mais variados aspectos do imaginário popular. O cruzeirense não vota no ex-presidente do Atlético Mineiro que concorre à vaga de governador do ... -
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ... -
Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
(Even3, 2018-01-15)No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência ... -
O passado e o presente na construção do conceito de patrimonialismo a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo intitulada "A carteira do meu tio"
(Even3, 2018-01-15)A apresentação teve como objetivo mostrar o resultado da intervenção aplicada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. No projeto, buscamos entender como os alunos constroem a relação passado/presente, ao elaborar ... -
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ... -
¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos
(Even3, 2018-01-15)Fueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos ... -
O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
(Even3, 2018-01-15)Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência ...