Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Fazion, Heloisa Pires
Cainelli, Marlene Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo
desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. O principal objetivo é investigar
como alunos interpretam fontes históricas presentes no livro didático “BOULOS, Alfredo.
História, sociedade e cidadania, 6o ano. 3a edição. São Paulo: FTD, 2015, 448p.”. Além
disso objetiva-se analisar como o autor desse livro didático apresenta e discute essas fontes.
Destaca-se que esta pesquisa está inserida numa área de estudo denominada Educação
Histórica. Segundo Cainelli e Schmidt (2011) o campo da Educação Histórica surgiu na
Inglaterra por volta da década de 1970 e desde de então tem se difundido em diferentes países
do mundo. Sublinha-se que pesquisadores brasileiros e portugueses mantém atualmente uma
intrínseca relação nas pesquisas desenvolvidas nesta área, sendo que, “as relações entre os
grupos brasileiro e português já possuem uma década” (CAINELLI, SCHMIDT, 2011:10)