Ideias de alunos do ensino fundamental sobre ciência
Fecha
2014-10Autor
Moraes, Cassiano Borges de
Lopes, Caroline Teixeira
Santos, Simone Birkheur dos
Brito, Sirlei Borrasca
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo busca apresentar e discutir as ideias de Ciência apresentadas por estudantes dos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido foi proposto que os estudantes representassem por
meio de desenhos o que eles entendiam por Ciência. A partir da análise das ideias apresentadas pelos
discentes – laboratórios; cientistas; vidrarias e equipamentos; barcos; submarinos; elementos da
natureza e da escola – destacamos a influência da mídia, do contexto sociocultural e dos conteúdos
disciplinares, evidenciando a necessidade de discussões e problematizações acerca do ensino de
Ciências com as crianças neste nível de ensino. A pesquisa foi prazerosa para o grupo PIBID/Química,
uma vez que essa proposta de trabalho foi recentemente incorporada às ações do subprojeto,
possibilitando que bolsistas, coordenadores e supervisores trabalhem em conjunto, afim de contemplar
temas e conceitos científicos que promovam uma alfabetização científica adequada a faixa etária dos
estudantes