dc.contributor.author | Ramos, Fabiana Aparecida da Cruz | |
dc.contributor.author | Machado, Lucas Almeida | |
dc.contributor.author | Kaiser, Luciane Maehler | |
dc.contributor.author | Bondezan, Andreia Nakamura | |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T17:55:33Z | |
dc.date.available | 2017-10-03T17:55:33Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2597 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de
Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O objetivo é desenvolver a leitura e escrita de alunos 4o ano do ensino fundamental de uma escola municipal
da periferia desta cidade. Destacamos neste contexto a literatura infantil como um instrumento importante
neste processo. Utilizamos como referencial para este trabalho as obras de Zilberman (1987); Simões (2000);
Mello (2006), e outras. As literaturas infantis utilizadas foram criteriosamente selecionadas considerando a
realidade social das crianças, levando-as a refletir sobre suas ações, estimulando o desenvolvimento social,
emocional e cognitivo. Observamos que os alunos tiveram um significativo aproveitamento das aulas que
demonstraram interesse, participaram com suas opiniões, interagirem entre si, exercitaram a leitura e a se
empenharam na produção de textos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |