Navegação PIBID - Artigos científicos por assunto "Educação - ensino de geografia"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Ensinar e aprender conceitos de orientação geográfica por meio da atividade “Caça ao Tesouro”
(Unila, 2014-10)A prática pedagógica intitulada (Caça ao Tesouro) foi desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A referida atividade foi realizada com o 6o ano A do Colégio ... -
A importância do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) para a formação acadêmica dos alunos de licenciatura em geografia
(2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPG, tem uma importante função na formação acadêmica dos alunos de licenciatura, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. ... -
A importância pedagógica do projeto “geodiversidade na educação” para os estudantes do ensino fundamental e médio. uma parceria com o PIBID/UEPG/CAPES – Sub-Projeto de Geografia
(2014-10)Este trabalho tem como finalidade descrever o projeto “Geodiversidade na Educação”, um trabalho realizado pelo professor Dr. Antonio Liccardo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem como parceiro o PIBID/UEPG/CAPES, ... -
A importância pedagógica do projeto “geodiversidade na educação” para os estudantes do ensino fundamental e médio. Uma parceria com o PIBID/UEPG/CAPES – Sub-Projeto de Geografia
(2014-10)Este trabalho tem como finalidade descrever o projeto “Geodiversidade na Educação”, um trabalho realizado pelo professor Dr. Antonio Liccardo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem como parceiro o PIBID/UEPG/CAPES, ... -
Metodologias para o ensino de geografia: Uma Vivência do PIBID no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória em Ponta Grossa-Pr
(Unila, 2014-10)Durante o ano de 2012 foram desenvolvidas ações no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória – Ensino Fundamental e Médio, município de Ponta Grossa – PR, pelo PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia. Ao observar o uso ... -
PIBID de geografia em ação na Unioeste e a interação docente-conteúdo-discente
(Unila, 2014-10)O presente trabalho busca analisar as atuações do subprojeto do PIBID “O ensino da Geografia: da teoria à prática”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon, por meio de ... -
A prática interdisciplinar: trabalhando com conflitos étnicos em sala de aula
(2014-10)O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma dinâmica realizada com o 9o ano do Colégio Estadual do Campo Profa. Maria de Jesus Pacheco Guimarães. A atividade interdisciplinar envolveu ... -
Projeto copa do mundo 2014: o trabalho em grupos para o ensino de geografia
(Unila, 2014-10)A partir de uma proposta ofertada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPG, entre os meses de maio e junho de 2014, aproveitando-se da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, ... -
Projeto planeta Menaltor Escola Estadual professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa – PR
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como intuito descreveralguns resultados de uma prática docente desenvolvida por um professor de Geografia, vivenciada pelos alunos do PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio ... -
Projeto planeta menaltor: experiências metodológicas da prática docente em Ponta Grossa – PR
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta a descrição da prática docente vivenciada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio Estadual Professor ... -
Os projetos de pesquisa e ensino como estratégia para formação docente e para o ensino-aprendizagem da geografia na educação básica
(Unila, 2014-10)Com este trabalho objetiva-se socializar a pesquisa e as experiências vivenciadas no âmbito da formação de professores em atividades do subprojeto PIBID de Geografia na Unespar, Campus de Campo Mourão. O subprojeto ... -
Uma proposta de metodologia participativa através do uso de fotografias para o ensino de geografia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se buscar uma metodologia de ensino em geografia capaz de propiciar uma maior facilidade ao estudante, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, onde este ... -
Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo
(Unila, 2014-10)Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didáticopedagógicos que facilitem a compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da ... -
A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental
(2014-10)Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...