Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 468-487 of 556
-
Reflexões sobre uma proposta para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo
(Unila, 2014-10)Esta sequência de aulas teve como principal objetivo desenvolver conceitos relevantes sobre o átomo para melhor interpretação de fenômenos elétricos, tendo como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa de David ... -
As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi
(2014-10)O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ... -
Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem
(Unila, 2014-10)O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações ... -
Um relato de atividades sobre semelhança de triângulos no Colégio Estadual IEDA Baggio Mayer
(Unila, 2014-10)Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná noColégio Estadual Ieda Baggio Mayer – ... -
Relato de experiência do grupo pibid interdisciplinar: uma perspectiva dos acadêmicos de biologia
(Unila, 2014-10)A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, que possui como objetivo o desenvolvimento da consciência da sociedade sobre aspectos do meio ambiente. Por esse tema possuir o dever de ser trabalhado nas escolas, de ... -
Relato de experiência do Pibid química do Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá
(Unila, 2014-10)O presente trabalho relata algumas das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas pelos pibidianos, na visão de um bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Química, realizado no Colégio Estadual Professora ... -
Relato de experiência oficina de geologia aplicada ao terceiro ciclo do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir foi feito baseado em uma expêriencia junto aos alunos do ensino fundamental do 6o ano, com o intuito de fixar melhor o conteudo de geociências: Tectônica de placas e Vulcanismo, complementando o ... -
Relato de experiência Pibid: a contextualização do ensino de química na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas
(Unila, 2014-10)O presente artigo é um relato de experiência didática do subprojeto de Química do PIBID/CAPES - PUCPR, que procurou desenvolver junto a alunos do 3a ano do Ensino Médio os princípios da química orgânica no auxílio à ... -
Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil
(Unila, 2014-10)Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ... -
Relato de experiência: educação em saúde com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual do oeste do Paraná
(Unila, 2014-10)Este relato pretende descrever práticas educativas ministradas em um colégio estadual de Cascavel-Paraná, abordando assuntos referentes à educação em saúde para alunos das oitavas séries. As aulas foram ofertadas por ... -
Relato de experiência: estudando progressões
(Unila, 2014-10)Neste relato iremos descrever a experiência obtida após a aplicação de uma oficina envolvendo Progressões Geométricas em quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio. Nosso objetivo principal foi introduzir o conceito de ... -
Relato de experiência: prática educativa sobre sexualidade com adolescentes
(Unila, 2014-10)Relato de experiência de intervenções educativas sobre Gravidez na Adolescência, realizadas no Colégio Estadual São Cristóvão/Cascavel-PR. As práticas educativas foram elaboradas com base no conceito ampliado de saúde o ... -
Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química
(Unila, 2014-10)Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de ... -
Um relato de iniciação à docência
(Unila, 2014-10)Este texto é um relato das atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer – Ensino ... -
Relato de um “Pibidiano” Pós-moderno
(Unila, 2014-10)Esse trabalho é fruto das investigações realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Propomos estudar brevemente a concepção de pós- modernidade por meio do relato de uma ... -
Relatos de experiência do projeto de dança “HIP HOP” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM
(Unila, 2014-10)Este presente estudo visa relatar as experiências parciais constatadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através ... -
Relatos de experiência do projeto de luta “judô” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM
(Unila, 2014-10)O presente estudo se propõe relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através do Projeto ... -
Relevância das teorias linguísticas no processo de ensino/aprendizagem do idioma espanhol
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo primeiro a análise da importância das teorias de ensino e aquisição do espanhol como língua estrangeira. Outra pretensão é expor um relato de experiência de ensino/aprendizagem, que consiste ... -
Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
(Unila, 2014-10)O inicio do século XXI apresenta um panorama significativo para a aprendizagem do ensino teatral no ambiente escolar, tendo como base os processos cênicos realizados pelo subprojeto Teatro do IFPR- Campus Palmas. O ... -
Representações femininas: percepção de estereótipos e objetificação da mulher em propagandas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo expor atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR por ocasião do Dia da Mulher. Sob coordenação da Profa. Dra. Karina Kosicki Belotti e orientação dos professores Alisson Gonçalves e ...