Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem
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Data
2014-10Autor
Weigert, Bárbara de Freitas
Alves, Vânia Maria
Oliveira, Patrike Soares de
Cesca, Ozélia
Metadata
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O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola
parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais
especificamente ligadas às observações de como as relações familiares podem interferir no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O modelo burguês de família nuclear (pais e
filhos), instituído na modernidade, vem sofrendo alterações, motivadas por vários fatores,
dentre eles, o fim do patriarcalismo, a inserção da mulher no mundo do trabalho, dentre
outros. Nesse contexto, as instituições sociais como a escola também são afetadas. Vários
autores, dentre eles, Saviani (2012) identificam que na atualidade, se coloca dentro da escola
uma série de atividades que acabam descaracterizando-a; assim, tem-se a impressão de que a
escola cuida de tudo, menos da sua função original e histórica, que é de ensinar, de instruir