Navegação Congresso Brasileiro de Hispanistas por título
Itens para a visualização no momento 38-57 of 369
-
Clarice Lispector e Macedonio Fernández: poéticas do inacabado
(UNILA, 2016-08)Neste estudo pretendemos aproximar a obra da escritora brasileira Clarice Lispector (19201977) e do escritor argentino Macedonio Fernández (18741956). Ainda que esses dois escritores estejam afastados por uma série de ... -
Colaborações de Perlongher em Xul
(2016-08)Sob a direção do filósofo e poeta argentino Jorge S. Perednik, a revista de poesia Xul Signo viejo y nuevo teve doze números publicados de 1980 a 1997. Lançada durante a última ditadura na Argentina, tinha como leitmotiv ... -
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
(UNILA, 2016-08)O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com ... -
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
(2016-08)O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com ... -
Comparando documentáriospropaganda das ditaduras militares do Brasil e da Argentina a partir de uma perspectiva enunciativo discursiva
(2016-08)O presente trabalho faz parte da pesquisa de mestrado na qual estamos comparando dois documentáriospropaganda das ditaduras do Brasil e da Argentina. Nossa pesquisa busca desenvolver uma análise enunciativo discursiva ... -
Compreensão de gêneros discursivos orais no ensino/aprendizagem de espanhol
(2016-08)Nos últimos anos, o ensino/aprendizagem de línguas adicionais na escola com base em gêneros discursivos vem tendo destaque em documentos oficiais, pesquisas e publicações. Observase, no entanto, que os gêneros orais ainda ... -
Conscious transfer e noticing em interações orais por teletandem entre bilíngues português/espanhol
(UNILA, 2016-08)O teletandem, além de poder favorecer contextos de colaboração e negociação de significados, pode estimular a ocorrência de noticing, o qual, de acordo com Schmidt (2001), facilita o intake e a aquisição da L2. Nas ... -
Construção das identidades dos alunos em livros didáticos de espanhol a partir de uma análise discursiva
(2016-08)Esta comunicação apresenta o andamento da pesquisa de doutorado que tem como tema as identidades dos alunos nos livros didáticos de espanhol. O trabalho consiste na análise de coleções de livros didáticos aprovadas no ... -
A construção do sentido das Identidades Nacionais em materiais didáticos de espanhol
(2016-08)O sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a identidade pessoal na medida em que passa a existir uma identificação nacional através de um discurso muitas vezes pautado em símbolos e representações (HALL, ... -
As construções médias de atributo interno no espanhol e no português brasileiro
(2016-08)As chamadas médias de atributo interno (doravante MAI) são construções estativas e de aspecto genérico nas quais um elemento temático sofre uma mudança de estado que depende mais de suas propriedades e configuração ... -
O contato linguístico na fronteira entre Brasil e Paraguai
(UNILA, 2016-08)Este trabalho é um recorte de uma tese de doutoramento que teve como propósito descrever a língua portuguesa falada na região da fronteira do Brasil com o Paraguai, mais especificamente em duas localidades do Estado do ... -
Contextos favorecedores da duplicação de objeto direto pleno de 3a pessoa no espanhol de Montevidéu
(2016-08)O espanhol, segundo Fernández Soriano (1999) e Correa (2006), apresenta a possibilidade de duplicação do objeto, isto é, de uma correferência, em uma mesma oração, de um clítico e um sintagma em posição canônica de objeto. ... -
A Contribuição da Crítica Oswaldiana: (Re)formulações Conceituais no Contexto Hispano e Latino Americano
(UNILA, 2016-08)Este texto apresenta um estudo sobre a produção críticoliterária, pós 1930, de Oswald de Andrade, ao reconhecer na obra oswaldiana, práticas de uma escritura pautada no exercício crítico sobre a própria obra. Tais práticas ... -
Contribuições da semântica argumentativa para o delineamento da expressão da anterioridade passada em espanhol
(UNILA, 2016-08)Visamos com este trabalho apresentar como a semântica argumentativa pode contribuir para os estudos das formas verbais, sobretudo na caracterização do funcionamento do pretérito perfecto simple e compuesto na língua ... -
Contribuições de Arturo Jauretche para a descolonização do pensamento nosso- americano
(2016-08)Em um momento de reorganização das forças antipopulares que ameaça as conquistas da última década em nosso continente, consideramos necessário retomar algumas categorias presentes nos escritos de Arturo Jauretche a fim ... -
Contribuições iniciais contrastivas entre “la gente” e “a gente”
(2016-08)O presente trabalho nasce de ocorrências realizadas em sala de aula de Português para hispanofalantes, mais especificamente na graduação da Universidade Federal da Integração Latino- Americana. Tem por objetivo relatar ... -
A correspondência de Marco Aurélio e Boemia no Libro Aureo (1528), de Frei Antonio de Guevara
(UNILA, 2016-08)Esta comunicação tem por objetivo apresentar os modos de constituição histórica das cartas amorosas de Marco Aurélio a Boemia, presentes no Libro Aureo de Marco Aurelio, de Frei Antonio de Guevara (14811545), publicado ... -
O cotidiano fraturado em Aqui pasan cosas raras, de Luisa Valenzuela
(UNILA, 2016-08)Nesta leitura de Aquí pasan cosas raras, de Luisa Valenzuela, analisamse os acontecimentos violentos e insanos que fraturam a vida cotidiana da gente comum, moradora de uma capital, que, em alguns dos relatos, é diretamente ... -
O cruzamento das vozes narrativas em La caída de Madrid (2000), de Rafael Chirbes
(2016-08)O objetivo deste trabalho é analisar de que forma o cruzamento de vozes narrativas possibilita uma multiplicidade de interpretações do passado histórico na obra La caída de Madrid (2000), de Rafael Chirbes. A narrativa ... -
Cultura enquanto objeto discursivo – práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros
(UNILA, 2016-08)Tendo como ponto de partida a realização de um movimento de devolver historicidade ao termo cultura – estabelecendo a sua relação com a história –, realizo uma discussão, a partir de uma série de trabalhos teóricos sobre ...