O cruzamento das vozes narrativas em La caída de Madrid (2000), de Rafael Chirbes
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar de que forma o cruzamento de vozes narrativas possibilita uma
multiplicidade de interpretações do passado histórico na obra La caída de Madrid (2000), de Rafael
Chirbes. A narrativa é concentrada em algumas horas, marcada pelo tempo que falta para a festa de
aniversário de José Ricart e os últimos momentos de vida do General Francisco Franco, que agoniza
no hospital. Diante da suspeita da morte do ditador, os personagens vão rememorando o passado e
refletindo sobre o novo cenário político. Visto que se trata de um período de censura, somente a
representação dos pensamentos e o discurso do narrador onisciente podem revelar os verdadeiros
desejos dos personagens e as diversas interpretações desse período histórico. Desse modo, serão
analisados os recursos literários que auxiliam na representação do fluxo de consciência de dois
grupos presentes na obra, a polícia franquista e os perseguidos políticos. Para compreender esses
procedimentos foram utilizados como suporte teórico as obras La corriente de la conciencia en la
novela moderna, de Robert Humphrey e As estruturas narrativas, de Tzvetan Todorov, assim como o
ensaio “A personagem do romance”, de Antonio Candido.