Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
View/ Open
Date
2014-10Author
Santo, KatlynBazoli dos
Tonin, Angélica Priscila Parussolo
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a
Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por
objetivo apresentar as contribuições observadas no ensino de Funções Orgânicas. Para tal, utilizou-se
uma aula experimental denominada Teste de Tollens, teste que permite ao aluno refletir sobre os
conceitos químicos nele envolvidos. Os alunos do terceiro ano do ensino médiodo Colégio Estadual
Agrícola Manoel Ribas de Apucarana, foram instigados a pensar nas diferenças apresentadas por
funções orgânicas que possuem a mesma formula molecular. É primordial que no ensino de química
sejam abordadas as inter-relações entre a teoria e a prática entre o conhecimento empírico e o
conhecimento científico. A observação visual dos fenômenos envolvidos estimulou o aprendizado e
conseqüentemente o maior interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado