dc.contributor.author | Santo, KatlynBazoli dos | |
dc.contributor.author | Tonin, Angélica Priscila Parussolo | |
dc.contributor.author | Rivelini-Silva, Angélica Cristina | |
dc.contributor.author | Tonin, Lilian Tatiani Dusman | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T11:29:15Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T11:29:15Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3181 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a
Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por
objetivo apresentar as contribuições observadas no ensino de Funções Orgânicas. Para tal, utilizou-se
uma aula experimental denominada Teste de Tollens, teste que permite ao aluno refletir sobre os
conceitos químicos nele envolvidos. Os alunos do terceiro ano do ensino médiodo Colégio Estadual
Agrícola Manoel Ribas de Apucarana, foram instigados a pensar nas diferenças apresentadas por
funções orgânicas que possuem a mesma formula molecular. É primordial que no ensino de química
sejam abordadas as inter-relações entre a teoria e a prática entre o conhecimento empírico e o
conhecimento científico. A observação visual dos fenômenos envolvidos estimulou o aprendizado e
conseqüentemente o maior interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) | pt_BR |
dc.title | Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |