Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Desselmann, Andrielli
Pontes, Janaína
Kopis, Marisete do Rocio
Camargo, Joseli Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio
Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino
Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados de forma muito sutil, estimulando
assim o consumismo e ao mesmo tempo mantendo o mercado econômico ativo com a emissão
de moeda num ritmo diferente da criação de riquezas. O trabalho desenvolveu-se a partir de uma
fundamentação teórica abordando os temas lucro, prejuízo e juros. O estudo foi realizado
através da resolução de problemas, estimulando os alunos a resolveram situações
contextualizados envolvendo os tópicos matemáticos em estudo. Essas situações propiciaram a
confecção de uma cartilha, na qual foi explicado de maneira resumida e simples, através de
exemplos, situações cotidianas de como o consumidor deve planejar seus gastos, analisando as
ofertas e formas de pagamentos