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dc.contributor.authorDesselmann, Andrielli
dc.contributor.authorPontes, Janaína
dc.contributor.authorKopis, Marisete do Rocio
dc.contributor.authorCamargo, Joseli Almeida
dc.date.accessioned2017-10-11T17:49:13Z
dc.date.available2017-10-11T17:49:13Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2712
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados de forma muito sutil, estimulando assim o consumismo e ao mesmo tempo mantendo o mercado econômico ativo com a emissão de moeda num ritmo diferente da criação de riquezas. O trabalho desenvolveu-se a partir de uma fundamentação teórica abordando os temas lucro, prejuízo e juros. O estudo foi realizado através da resolução de problemas, estimulando os alunos a resolveram situações contextualizados envolvendo os tópicos matemáticos em estudo. Essas situações propiciaram a confecção de uma cartilha, na qual foi explicado de maneira resumida e simples, através de exemplos, situações cotidianas de como o consumidor deve planejar seus gastos, analisando as ofertas e formas de pagamentospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleDecifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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