Conceitos matemáticos e interdisciplinaridade
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Dorox, Giovana Cristiane
Potoski, Laine
Pimentel, Marli da Silva
Dalgut, Débora
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa, realizada no ciclo I do ensino fundamental de uma Escola
Municipal de Curitiba, teve por objetivo analisar a construção de ideias matemáticas em um
contexto interdisciplinar na educação básica. Como metodologia foi utilizada a fenomenologia,
integrada à hermenêutica como técnica de interpretação. A partir das observações in loco,
constatou-se que os estudantes necessitam desenvolver as noções de conceitos matemáticos e
aplicar estratégias pedagógicas interdisciplinares que os levem à compreensão dos conteúdos
matemáticos. Todavia, o estudo deixou evidente que a interdisciplinaridade é ainda um desafio,
não só para o estudante como também para o docente. Assim, é fundamental formar um
pedagogo, com saberes fundamentais para ser professor e atuar no espaço escolar, portanto
participativo e ético em suas ações para superar essa e outras dificuldades