dc.contributor.author | Souza, Abraão Jesse Capistrano de | |
dc.contributor.author | Prado, Berenice Schelbauer do | |
dc.contributor.author | Ely, Ivonete Marlene | |
dc.contributor.author | Lucas, Yulla Gonçalves Ruas | |
dc.contributor.author | Brito, Djuly Francielly | |
dc.contributor.author | Budke, Maximiliano Stersa | |
dc.contributor.author | Favaro, Giane de Godoy | |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T19:07:14Z | |
dc.date.available | 2017-02-09T19:07:14Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/736 | |
dc.description | Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila. Unila-PTI, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 06 e 07 de novembro de 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio
ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração
Latino-Americana - UNILA, incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação
para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na
atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e
habilidades do estudante à missão da Universidade.
Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica
e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas
disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar
hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de
conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de
questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais
epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e
produção de conhecimento.
Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do III Encontro de
Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública
dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa
e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a
registrar sugestões de docentes e estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Anais | pt_BR |
dc.subject | III Encontro de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa no século XXI | pt_BR |
dc.title | Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica da Unila “Pesquisa no século XXI: desafios e possibilidades” | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |