Itens para a visualização no momento 1701-1720 of 3162

    • João e Maria: realidade socioeconômica no conto tradicional e no reconto contemporâneo 

      Silva, Elesa Vanessa Kaiser da (2017-10)
      Os contos de fadas são obras clássicas que permanecem vivas ao longo do tempo, seja por meio de versões ―originais‖, adaptações ou releituras. O presente artigo apresenta um estudo do conto clássico João e Maria e da ...
    • João Guimarães Rosa, a pedra filosofal, a grande travessia 

      Riaudel, Michel (2017-04-06)
      Os cinquenta anos da morte do autor de Grande sertão: veredas fornecem um pretexto ideal para salientar, em olhar retrospectivo, alguns pontos fortes da leitura de sua obra, começando pela recepção de Sagarana, continuando ...
    • Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM 

      Lima, Murilo Del Bianco; Luz, Marcos Rogério Busso; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria Júlia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ...
    • O jogo da oca como recurso didático no ensino da língua espanhola 

      Chvaitchuk, Neli; Freitas, Gilmara do Carmo; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia de ensino foi efetivada por meio de um jogo didático. O referido conteúdo foi trabalhado na turma do 7o ...
    • Jogo do filme: análise do documentário Los Rubios (2003) a partir da teoria jogo do texto de Wolfgang Izer 

      Souza, Lucas Henrique de (2017-04)
      O trabalho analisa o documentário Los Rubios (2003) de Albertina Carri através de aportes da Teoria do Jogo do texto de Wolfgang Iser (2002), buscando averiguar a proposta estética da diretora e os distintos suplementos ...
    • Jogo e astúcia em Del amor y otros demonios de Gabriel García Márquez 

      Belonia, Cinthia da Silva (2016-08)
      Este trabalho pretende abordar o jogo e a astúcia no romance Del amor y otros demonios de Gabriel García Márquez. Tais características estão presentes no comportamento ambíguo da personagem central, Sierva María de Todos ...
    • Jogos de realidade alternativa (ARG) e ensino de química 

      Santos, Milena Sthefani Batista dos; Cleophas, Marias das Graças Porto (2017-10-04)
      ste trabalho objetiva promover novas estratégias lúdicas para o ensino de Química, visando assim, instigar o interesse pela educação científica e tecnológica atrelada à química, desmistificando deste modo, a visão ...
    • Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação 

      Belinelli, Eduardo Oliveira; Antunes, Tiago Ponciano; Dalto, Jader Otavio (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ...
    • Jogos Lógicos de Tabuleiro na escolas do campo 

      Giordani, Liliane Ferrari; Ferreira, Aline Guterres (Proex/Unila, 2017)
      O projeto de extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro “LoBoGames” tem realizado atividades junto às Escolas do Campo que os educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal ...
    • Jogos Lógicos de Tabuleiro: uma ferramenta para o Protagonismo Juvenil 

      Ribas, Renato Perez; Lima, Viviane Dulius de; Gonçalves, Felipe de Oliveira (Proex/Unila, 2017)
      O Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro (LoBoGames), em 2016, atuou junto ao grupo do Protagonismo Juvenil da EMEB Liberato Salzano Vieira Da Cunha de Porto Alegre, RS, com o objetivo de formar multiplicadores ...
    • Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades 

      Aguilar, Ana Carolina; Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Góes, Rosemara da Conceição (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ...
    • 'Jorge, o Brabo' - cenário discursivo de uma crônica do informativo Unicon 

      Raposo, Fernando; Machado, Nicole (2017-10)
      No presente artigo pretendemos analisar a crônica Jorge, o Brabo, o homem que queria ver Deus, pertencente à edição no 125, de abril de 1987 do periódico intitulado Informativo Unicon, que circulou no período que ...
    • Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplatense y el Lunfardo 

      Herrero León, Sonia; Bolívar, Thiago (2012-06-05)
      El proyecto "Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplantense y el Lunfardo" realiza una amplia tarea investigativa de descripción del español hablado en el área del Río de la Plata (Argentina y Uruguay principalmente), y ...
    • O jornalismo e a construção de ficções biográficas literárias: o anúncio da morte enigmática de Guimarães Rosa em três jornais brasileiros 

      César, Camila Moreira (2017-04-06)
      Transitando nas fronteiras entre jornalismo e literatura, esta comunicação reflete sobre o papel da narrativa jornalística na construção de personas públicas. A partir da análise de três artigos que anunciam a morte do ...
    • Jovens Cientistas 

      Paulert, Roberta; Hendges, Júlia Cantú (Proex/Unila, 2017)
      As cidades do interior precisam de ações visando incentivar a inovação e desenvolvimento tecnológico.
    • Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba 

      Becker, Geraldo (Even3, 2018-01-15)
      Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ...
    • Jovens quilombolas: identidade e literatura e Vargem do Inhaí em Diamantina/MG 

      Figueiredo, Ana Flávia Andrade de; Leal, Juliana Helena Gomes (2013-11-07)
      Esta apresentação discorrerá sobre a execução do projeto de extensão/cultura Jovens Quilombolas: identidade e literatura em Vargem do Inhaí/Diamantina/MG, coordenado pela professora Ana Flávia Figueiredo da Universidade ...
    • O judô na prática escolar 

      Modesto, Nayara Lopes; Crepaldi, João Vitor da Silva; Magalhães, Carlos Henrique Ferreira (Unila, 2014-10)
      O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das ...
    • JUMPS: Projeto de Comunicação e Design para eventos esportivo de integração 

      Kowarick, Adriana Coelho Borges; Santos, Taiane Vieira dos; Martins, Mauricio Michels (Proex/Unila, 2017)
      Este artigo apresenta a discussão teórica sobre as etapas metodológicas percorridas na criação do projeto de comunicação visual para um evento esportivo desenvolvido em projeto de extensão da Escola de Educação Física, ...
    • Juntos: grupo de apoio em educação para a diversidade 

      Rosa, Carlos André da Veiga Lima; Pozzo, Renata Rogowski; Custódio, Manuela; Krause, Alexandre José (Proex/Unila, 2017)
      O Grupo Juntos objetiva estudar, acompanhar e dar suporte às demandas de ensino, pesquisa e extensão no que se refere à diversidade. A diversidade está relacionada a questões de etnicidadade, equidade de gênero, livre ...