dc.contributor.author | Araújo, Eduardo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T19:26:49Z | |
dc.date.available | 2023-01-18T19:26:49Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/7118 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre as formas músicas e a criatividade composicional de Juarez Moreira no disco Riva (2010), além de investigar aspectos idiomáticos de suas composições. Como base metodológica deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista com o compositor e análise estrutural das músicas Riva, Valsa Para Maria, e Samblues. As análises foram pautadas a partir das estruturas formais propostas por William Caplin em seu livro Classical Form – A Theory of Formal Functions For the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven, onde buscou-se compreender as estruturas fraseológicas e as seções musicais nas composições de Juarez Moreira. Procuramos mostrar também os recursos idiomáticos e composicionais, bem como a presença das organizações formais na estrutura das músicas de Juarez, ainda que prevaleça a liberdade criativa do compositor. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Juarez Moreira, Violão solo, Composição, Forma musical, Idiomatismo. | pt_BR |
dc.title | Liberdade Criativa e Recursos Composicionais no Disco Riva de Juarez Moreira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |