Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil: A construção da Identidade Camponesa (1996-2013)

Imagem de Miniatura

Data

2016-12-06

Autores

Vaz, Jeferson Martins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Jeferson Martins Vaz

Resumo

O presente trabalho é um acumulado de um estudo sobre a questão da “Identidade Camponesa” no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); suas propostas, suas problemáticas e suas reivindicações. Percebendo como se dá essa identidade a partir da relação com o coletivo, como um modelo de vida a “ser seguido” pelos pequenos agricultores. Procuraremos entender o campesinato como um modo de vida e de produção, onde a partir disso, veremos como este se diferencia dos modelos de produção capitalista. Assim apontaremos as diferenças estruturais na produção de alimentos, na produção de vida e na manipulação do meio ambiente. Faremos um debate contemporâneo sobre o campesinato brasileiro a partir de um movimento social campesino brasileiro; aonde nas análises dos documentos e dos relatos buscaremos vera identidade camponesa deste movimento. A partir desta identidade camponesa, veremos como o MPA projeta suas lutas e suas reivindicações contra a exploração pelo agronegócio, contra a expropriação de terras pelo latifúndio e na defesa de um campesinato livre a partir da organização dos camponeses. Também é nosso objetivo trazer para debate as “evoluções” e reformulações políticas do conceito de campesinato.Na busca de compreender o MPA enquanto resgatador e afirmador de uma identidade camponesa, traremos essa análise a partir de seu histórico de lutas, reivindicações e afirmações sobre o campesinato, assim buscaremos ver seu projeto para o campo brasileiro. Na qual teremos também como ferramenta de análise a História Oral; nesta trabalharemos a questão da identidade coletiva na autoidentificação destas camponesa se camponeses.
Aborda el tema de la “identidad campesina” en el movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), sus propuestas, problemáticas y reivindicaciones, a partir de la relación con el colectivo, como un modelo de vida a ser “seguido” por los pequeños agricultores; además de la comprensión del campesinado como una forma de vida y de producción, donde partiendo de eso, vamos a ver como este difiere de los modelos de producción capitalistas. Así vamos a señalar las diferencias estructurales en la producción de alimentos, la producción de la vida y la manipulación del medio ambiente mediante un debate contemporáneo sobre el campesinado brasileño. Se trata de un abordaje cualitativo, basado en la Historia Oral, recurso moderno utilizado para la elaboración de documentos, archivadores y estudios referente a la experiencia social de personas y de grupos, pertenecientes al tema de la identidad colectiva en la auto-identificación de los campesinos y campesinas del MPA. Teniendo como objetivo general discutir la auto-afirmación de la identidad colectiva del Movimiento; las características de esta identidad y como ella se manifiesta. A partir de esta identidad campesina, vamos a ver como el MPA proyecta sus luchas y sus reivindicaciones contra la explotación por la agroindustria, contra la expropiación de campos por grandes terratenientes y en defensa de un campesinado libre, gracias a la organización de las comunidades campesinas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em História – América Latina. Orientadora: Profa. Dra. Roberta Traspadini.

Palavras-chave

História oral, Movimentos sociais, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Citação

VAZ, Jeferson Martins. Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil: A construção da Identidade Camponesa (1996-2013). 89p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, dezembro 2016.