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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorGalvan Lopez, Analia Yeruti
dc.date.accessioned2022-09-16T23:58:47Z
dc.date.available2022-09-16T23:58:47Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationLOPEZ, Analia Yeruti Galvan. “Criando cartilhas médicas”: Elaboração e descrição de uma unidade temática para o ensino de português a estudantes de medicina da UNILA. 2022. 75 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6852
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de uma unidade temática para o ensino de português, no nível básico, como língua estrangeira, a estudantes do curso de medicina da UNILA. O suporte teórico-metodológico do trabalho é o Ensino de Línguas por Tarefas. Neste trabalho desenvolve-se uma reflexão sobre as etapas de criação da unidade tendo em conta três momentos: pré-tarefa, ciclo da tarefa, e pós-tarefa. Promove-se uma descrição sobre cada etapa que compõe esta unidade, os conteúdos trabalhados e os ajustes necessários de acordo com cada tópico gramatical com especial atenção às especificidades do par linguístico espanhol-português. Para tanto, optou-se pelo gênero cartilha após a análise de questionários respondidos por docentes da Medicina e do Projeto Político Pedagógico do curso. Ao mesmo tempo, houve a preocupação de inserir na unidade orientações e sugestões aos docentes de modo que o material possa ser ampliado e utilizado em diferentes níveis. Por último, propõe-se três tabelas de (auto)avaliação: a primeira tabela avalia o entendimento dos alunos sobre o gênero discursivo cartilha; a segunda avalia a produção de cartilhas e a terceira a compreensão de tópicos gramaticais, seu uso e funcionamento. Em tal contexto, acredita-se que a unidade temática “Criando Cartilhas Médicas” contribui para um processo de ensino-aprendizagem mais colaborativo e autônomo, para desenvolver no aluno a capacidade de compreender e produzir o gênero de acordo com diferentes contextos, e promover automonitoramento e consciência linguística.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino de Línguas por Tarefas, Gêneros Discursivos, Português como língua estrangeira, Unidade Temática.pt_BR
dc.titleCriando Cartilha Médicas!: Elaboração e Descrição de uma Unidade Temática para o Ensino de Português a Estudantes de Medicina da UNILApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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