O movimento Hip Hop enquanto Movimento de reinvidicação social e político

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Santos, Rosilene Xavier dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir de uma pesquisa etnossociologica, esse trabalho busca demonstrar através das praticas artístico-culturais: a música e poesia (rap), a dança (break) e arte visual (grafite), que o Movimento Hip Hop é um movimento de reivindicação político e social reconhecido como uma das vozes da periferia. A pesquisa desenvolveu se através da técnica de observação participante e da entrevista aberta, tendo colaborado para esta pesquisa: o b.boy e grafiteiro Sowto, o rapper Japão líder do grupo Viela 17, o rapper GOG e o DJ Junior Killa. Além desses, participaram da pesquisa alguns moradoras de Brasília a fim de apreender a percepção destes em relação ao Movimento Hip Hop. O objetivo foi de evidenciar o referido movimento como uma cultura de referência que possibilita o diálogo entre os moradores da cidade considerados marginais, buscando dar visibilidade a uma parcela da população excluída.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia. Orientadora: Doutora Victoria Inés Darling. Co-orientadora: Doutora Ângela Maria de Souza.

Palavras-chave

Hip-hop (Cultura popular)

Citação

SANTOS, Rosilene Xavier dos. O movimento Hip Hop enquanto Movimento de reinvidicação social e político. 41p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Política e Sociologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.