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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorMatias, Julia Pereira
dc.date.accessioned2022-04-18T13:29:45Z
dc.date.available2022-04-18T13:29:45Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6544
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos como elementos provocadores (EPs), tratam-se de lâminas A4 com textos verbais e não verbais, em sua maioria, trechos de matérias de revistas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo identificar de que forma estão representadas as figuras feminina e negra nos materiais do Exame. Esta análise justifica-se a partir da premissa de que a linguagem veicula discursos e que estes são capazes de criar realidades e condicionar nossa visão sobre o mundo, sendo assim, faz-se importante atentar para os saberes que exames de larga escala como é o caso do Celpe-Bras veiculam, especialmente pelo fato do Exame possuir um efeito retroativo no ensino de português como língua adicional (SCARAMUCCI, 2004; DORIGON, 2016) e também pelo seu poder enquanto dispositivo de seleção e promoção do Estado Brasileiro em âmbito internacional. Com relação ao referencial teórico-metodológico adotado, para a reconstrução das noções de raça e gênero ao longo da história no Brasil nos apoiamos nas contribuições de SOUZA (2019; 2020; 2021); já para a análise dos EPs empregaram-se noções da Análise do Discurso de orientação francesa como discurso, interdiscurso e acontecimento, a partir, sobretudo, das contribuições de PÊCHEUX (1997; 1999; 2006) e ORLANDI (2010). Nosso corpus de análise compreende os elementos provocadores das edições de 2008 a 2018 do Celpe-Bras, 415 EPs no total. Como resultado deste estudo identificamos uma mudança sutil porém importante no que diz respeito à representação dos grupos sociais em questão no conteúdo imagético dos EPs do Exame, sobretudo nas edições de 2017 e 2018.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectcelpe-Bras; discurso; elemento provocador; representação; raça; gênero.pt_BR
dc.titleRaça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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